logo-Blog MAri Calegari
A fantástica história e o poder dos perfumes

A fantástica história e o poder dos perfumes

Tempo de leitura 6 min.

Oi gente

Hoje vim aqui falar com você sobre essa delícia que nos fascina ou fascina muita gente, os famosos perfumes. O Brasileiro é um consumidor que curte muito o uso de perfume e esse hábito é um costume que vem aumentando cada vez mais, ao ponto de ser considerado um dos povos mais cheirosos do mundo.

Saiba um pouco por aqui sobre a história e o poder dos perfumes….

Vintage Perfume Bottle on my Vanity:

Como diz o velho ditado: Os melhores perfumes estão nos menores frascos. Será? Acho que isso também pode ser  algo a ser questionado, não é mesmo? Até porque o cheiro do perfume, a fragrância, é tão difícil precisar o que o faz ser escolhido por esse ou essa pessoa.  O perfume é algo tão incrível que mesmo que alguém queira imitar o seu cheiro, o mesmo perfume tem cheiros únicos em cada pessoa que o usa. O perfume tem sim um certo poder, mistério, é também uma forma de identificação, podendo dizer da pessoa que o usa.

Primeiramente cabe nos perguntar o que é afinal um perfume? De onde veio e surgiu o seu uso e como isso se propagou durante a história da humanidade? Assim algumas curiosidades vão aparecendo durante a pesquisa que divido aqui com você.

A palavra perfume

A palavra “perfume” em português, “parfum” em francês, “profumo” em italiano derivam do latim “fumus”, assim você para e pensa, fumus? Então fumus vem de fumaça, nuvens de fumaça que subiam aos céus como oferendas e ritos em homenagens aos deuses. Os cheiros, nos levam a sentir, a lembrar, a pensar, a refletir, assim também eram as fumaças, em algumas culturas, as quais estavam relacionadas com algo místico, misterioso, algo do não saber concreto do homem, sendo muitas vezes utilizados para purificação das almas e oferenda aos Deuses.

Mas o que é o perfume? 

O perfume nada mais é que uma mistura de óleos,  essências, água e álcool, (isso gente bem simplificado) que vai proporcionar um agradável aroma.

Segundo a mitologia grega, foi Vênus (a deusa da beleza) quem criou o perfume: “Certa vez, a deusa da beleza teria ferido o dedo e deixado cair uma gota de sangue sobre uma rosa. Cupido, o deus do amor, com um beijo na flor teria selado a alquimia, transformando o sangue em fragrância”.

Cupidos fabricando perfume. Casa de los Vetii:

Olha essa arte, onde os cúpidos estão fabricando os perfumes

Como surgiu o uso de perfume?

Foi por volta de 3.000 a.C., na antiga civilização egípcia, os óleos, unguentos aromáticos já era considerado o grande ouro da civilização e era utilizado somente pelos faraós, suas esposas, os poderosos, pois acreditavam no poder sagrado e divino das fragrâncias, atraindo assim os deuses para perto e garantindo sua proteção.

É daí que vem o grande poder dos perfumes relacionado ao poder de sedução. A fabricação ou criação de perfumes era considerada uma arte.  Os egípcios faziam diferentes misturas de ervas e materiais naturais em busca de fragrâncias exóticas. A canela, a henna e mirra eram os principais ingredientes dos frascos aromáticos. “Os arqueólogos encontraram vasos de perfumes de alabastro que remontam ao terceiro milênio antes de Cristo, e são numerosos os afrescos com cenas da vida quotidiana que mostram rituais do perfume”.

Os perfumes eram também muito importantes no processo de mumificação dos corpo no Antigo Egito e exercia um papel na hierarquia social. “As mulheres usavam brincos ocos cheios de perfumes, para além de perfumarem roupas e águas dos banhos e de untarem os seus corpos com uma infinidade de óleos e fragrâncias”.

Cleópatra

Mas foi essa ai gente,  a grande e famosa Cleópatra a grande responsável pela divulgação do perfume como uma “arma da sedução”.  Sua paixão por perfumes, óleos perfumados e seus banhos famosos inspirou milhares de mulheres, suas seguidoras, a buscar e utilizar o perfume para marcar o ambiente e seu território.

“(…) era uma fervorosa utilizadora de perfumes, assim como de outras receitas de cosmética naturais, sendo considerada uma das primeiras mulheres a utilizar o perfume como “arte de sedução”. Perfumes embriagadores flutuavam …, escreveu Plutarco para descrever o memento em que Marco Antonio entrou no barco da rainha em Tarso e imediatamente se apaixonou por ela”.

Com o advento do cristianismo, o uso dos aromas foi banido, uma vez que estava associado o uso de perfume a rituais pagãos. Os árabes, no entanto, cuja religião não impunha as mesmas restrições, foram os responsáveis pela perpetuação de seu uso e o que possibilitou o desenvolvimento dessa arte que se perpetua até hoje no mundo árabe.

As viagens dos mercadores para às Índias em busca de especiarias muito contribuiu para o resurgimento da perfumaria no Ocidente. As cruzadas também tiveram o seu papel importante ao retorno do perfume para o ocidente, pois ao retornarem para a Europa, trouxeram com eles a arte e a habilidade da fabricação dos perfumes orientais.

No século XVIII, Paris se torna a capital mundial do perfume o que coloca a França como o país mais importante na fabricação dos melhores perfumes.

“Um bom perfume possui três notas: Nota superior (ou cabeça do perfume): é a parte mais volátil do perfume e a que detectamos primeiro, geralmente nos primeiros 15 minutos de evaporação. Nota do meio (ou coração do perfume): é a parte intermediária do perfume, e leva um tempo maior para ser percebida, de três a quatro horas. Nota de fundo (ou base do perfume): é a parte menos volátil, geralmente leva de quatro a cinco horas para ser percebida”.

Os óleos essenciais que são extraídos das plantas, das flores, raízes, e até mesmo de alguns animais selvagens, são chamados de essenciais pois são eles que contem a essência, ou seja o que confere aquela planta o odor característico. Esses óleos essenciais devem ser separados das plantas, mas atualmente alguns produtos sintéticos tem conseguido substituir os naturais.

Mas existem alguns que ainda não conseguiram sua substituição que são o pacchouli (que eu adoro) e o de sândalo. A vantagem nos descobrimento de substitutos sintéticos, é a garantia da preservação de algumas plantas e certos animais que poderiam vir a serem extintos, devido a grande procura desses óleos para a fabricação dos perfumes.

Antique perfume bottles:

Quanto as embalagens,  seria até motivo de fazer um novo post por aqui. Pois a história que está por traz de cada criação das embalagens dos perfumes também é muito interessante. Além do que muitos perfumes são consumidos ou escolhidos pelos consumidores também pela beleza das embalagens. A criação de cada frasco onde será preenchido de perfume tem todo um estudo e um por quê de ter esse ou aquele modelo. São maravilhosos os vidros de perfumes, estojos e demais objetos que ajudam a contar a história de cada criação e desenvolvimento dos perfumes que marcaram história.

Resultado de imagem para chanel 5

Por exemplo o famoso Perfume Chanel 5, a sua essencia é retirada das flores do Ylang-Ylang que devem ser colhidas ao amanhecer e imediatamente colocadas para secar em condições adequadas para que o seu óleo seja de excelente qualidade. Há mais de 90 anos no mercado. Esse video conta um pouco dessa história.

As diferenças entre os perfumes:

As água de Colonia são mais recentes sua fabricação, com menos de 200 anos de existência, sendo originadas na Colônia, na Alemanha.

Eau de toalete é menos óleo na concentração e mais estabilizadores eles são mais fraquinhos.

O deo colônia e aquele que é o mais fraquinho muito pouco óleo e mais quantidade de estabilizantes. Esse é o tipo de perfume melhor para quem tem sensibilidades ao perfume.

Os fixadores são os compostos que ajudam a impedir a rápida evaporação da fragrância, são eles que fazem seu perfume ficar por mais tempo no corpo.

Regrinhas básicas para o uso dos perfumes

O uso de perfume tem algumas regrinhas básicas também, não usar por exemplo dois tipos de perfume diferentes no mesmo dia. Se você gosta de diferentes essências de perfumes escolha 1 para cada dia, mas não misture no mesmo dia o mesmo.

Cuidado em dias quentes utilizar perfumes que são direcionados para o inverno.

O excesso de perfume, pode geral um efeito contrário também, ao invés de seduzir ele afasta. O olfato é utilizado pelo ser humano como forma também de defesa, por isso a pessoa reage diante de algum cheiro que não lhe é agradável.

Dentro do nariz tem uma área que está diretamente ligada ao cérebro e por isso muitas vezes o cheiro te lembra de determinados contextos. Tanto pode te remeter a situações agradáveis, como um momento que te marcou muito, quanto um momento desagradável. Tudo isso está relacionado ao cérebro.

Você se lembra daquela historinha pensa em um limão e vc já sente a saliva modificar em sua boca? Assim também acontece com os cheiros.

As misturas definem o tipo de perfume

Por exemplo: Se você quer  perfumes para noite é melhor combinar  especiarias orientais, tais um pouco de cravo, cravo.

Os homens, em sua grande maioria,  preferem um cheiro mais de relva de mato, já as mulheres preferem os florais perfumes mais doces.

A del colônia e a mais procurada no Brasil, são perfumes com concentração menor até porque aqui sendo um país tropical elas são recomendadas.

E para aquelas pessoas que tem alergia por perfume?

Quem tem rinite alérgica muitas vezes não se adapta a qualquer tipo de perfume, a saída e ir testando até achar um que se adapte à sua sensibilidade.

decor bottle ♥✤ | Keep the Glamour | BeStayBeautiful

Quais são as áreas onde se deve passar o perfume?

O uso atrás da orelha não tem nada a ver com a fixação do perfume, simplesmente o uso ali é pelo fato de que, quando as pessoas se encontram ao se cumprimentarem com um abraço ou um beijo no rosto a possibilidade de sentir o cheiro do perfume é maior.

Quando você aplica o perfume geralmente ele fixa mais nessas áreas da pele onde ele foi colocado e, aí você tem que se observar, pois tem muita gente que apresenta coceira e é causada pelos óleos essenciais e as vezes esse tipo de sensibilidade a determinados óleos essenciais pode surgir até no dia seguinte.

Exquisite Antique French Perfume Bottle:

Os perfumes hoje são criados no computador, é lá que o perfumista idealiza as fórmulas e depois vão para o laboratório para poder executar aquilo que criaram no computador.

Vintage Bohemian Czech Blue Glass Enamel Gold Perfume Bottle Moser:

Enfim gente, era isso por hoje. A intenção desse post foi só passar um pouco sobre a história do perfume, bem como algumas curiosidades e as fotos são todas de frascos de perfumes vintage. Acho uma graça.

Usar o perfume com elegância é deixar sua assinatura de modo sutil e lembre-se sempre dessa regrinha fantástica: quando menos é mais.

Era isso por hoje.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

 

Referencias:

http://naturlink.sapo.pt/Natureza-e-Ambiente/Interessante/content/A-historia-do-Perfume?bl=1&viewall=true

http://www.floriculturakativa.com.br/noticia.php?n_id=10

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc04/quimsoc.pdf

3 respostas

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email