Oi Gente
Tenho o costume de fazer uma retrospectiva do ano por aqui. Nesse post segue a Retrospectiva 2021 – os desafios diante da pandemia.
Fui obrigada a tirar umas férias nesse início de ano, por causa da Ômicron, mas espero retornar por aqui e continuar a dividir alguns conteúdos com vocês.
Como esse post já estava pronto, resolvi publicá-lo mesmo com o atraso. Espero que entendam.
Iniciamos o ano de 2021 não como sempre gostaríamos que fosse. Muitas noticias tristes e a pandemia se alastrando cada vez mais pelo país e pelo mundo.
Não sei se por negação a tanto sofrimento, ou cansados de tanto isolamento social, aconteciam por vários cantos do país, festas com aglomerações de pessoas que contribuíram para aumentar os casos positivos da covid-19.
Nesse momento, a maioria dos brasileiros, já conheciam ou se deparavam com alguma pessoa mais próxima que passou dificuldades com o vírus ou mesmo conhecia alguém do seu convívio que chegou a morte por covid-19.
Veja abaixo os acontecimentos desse ano que foram manchetes, mês a mês. Tentei resumir as 10 noticias que deram mais repercussão durante cada mês. ok?
Janeiro 2021
01 – No dia 06/01, dia da posse no novo presidente dos Estados Unidos, o Capitólio, sede do Congresso Americano, para surpresa de todos, é invadido por um grupo de apoiadores do presidente Donald Trump, na cidade de Washington. Estava sendo realizada a contagem oficial dos votos do Colégio Eleitoral, referentes as eleições ocorridas em novembro de 2020, onde saiu vitorioso Joe Biden.
02 – No dia 07/01 – Aos 89 anos, morre em Recife vítima de complicações do Covid-19, o artista Genival Lacerda, um dos grandes nomes do forró brasileiro.
03 – No dia 17 de janeiro, a primeira brasileira, uma enfermeira de 54 anos recebe a dose da vacina, após ter sido aprovada pela Anvisa. Esse foi o comentário geral nas redes sociais e programas de televisão desse dia.
04 – No dia 17 de janeiro, um domingo, também aconteceu a prova do Enem. “Enem 2020: Inep anuncia abstenção acima de 50% e diz que vai averiguar casos de alunos barrados”. Em um dos momentos mais difíceis da pandemia ocorreu o tão esperado exame do Enem. “Organizador da prova diz que foram 11 os locais em que candidatos não puderam fazer o exame por exceder a capacidade das salas segundo o protocolo da Covid.”
05 – No dia 20 de janeiro, passa a ser o 46º presidente dos Estados Unidos, de 78 anos, o democrata Joe Biden.
06 – Bitcoin continua em queda, assustando os investidores, “Segundo dados do site CoinMarketCap, por volta das 8h54m, a cotação de Bitcoin hoje, estava em US$ 32.546,19, perdas de 6,83% nas últimas 24 horas.”.
07- Acidente na manhã do dia 24 de janeiro, no Tocantins, mata 4 jogadores muito jovens do Palmas, seu técnico com 32 anos e o piloto, não deixando nenhum sobrevivente.
08- Brasil vacinou, em apenas uma semana, mais de 700 mil pessoas contra o covid-19 e o Estado da Bahia lidera, até dia 24/01, como o estado que mais imunizou até o momento.
09 – Após três meses de desaparecimento, Jack Ma, o fundador da Alibaba, reapareceu para premiar professores rurais em escola que leva seu nome, através de vídeo conferência.
10 – A luta contra o coronavírus continua um desafio para todos os profissionais de saúde e governos mundiais. “A batalha decisiva entre a humanidade e o novo coronavírus começou com a vacinação em massa da população. Os humanos possuem uma arma implacável – seu sistema imunológico estimulado por vacinas com até 95% de eficácia. O vírus usa as armas que a própria natureza lhe dá: sua capacidade de sofrer mutações de forma totalmente aleatória, fenômeno que pode dar origem a novas versões de si mesmo que tenham vantagens para escapar da vacina”.https://brasil.elpais.com/ciencia/2021-01-31/a-imunidade-humana-resiste-as-novas-variantes-do-coronavirus.html
Fevereiro de 2021
O mês de fevereiro inicia-se com a corrida das vacinas para tentar conter o coronavírus que continua a aumentar o número de mortes por vários países.
01 -Estados Unidos registra 500 mil mortos pela covid-19 e segundo declaração de seu presidente Joe Biden, esses números são mais perdas de vidas de americanos do que a soma das perdas na primeira e segunda guerra mundial e, ainda, a guerra do vietnã.
02 – No dia 01 de fevereiro, o Senador Rodrigo Pacheco do DEM-MG, foi eleito para ser o novo presidente do Senado em substituição a David Alcolumbre (DEM-AP).
03 – Em 13 de fevereiro, o ex-presidente do Banco Central Europeu Mário Draghi assumiu como o primeiro-ministro da Itália.
04- Ocorreu no dia 13 de fevereiro, no Japão, o terrível terremoto com magnitude 7.1 graus.
05- No dia 18 de fevereiro, o robô perseverance pousa em Marte com sucesso.
06- Na Nigéria, uma onda de sequestros de crianças e mulheres com a finalidade de pedir dinheiro ao governo para os resgates.
07- No dia 20 de fevereiro, acontece a Rebelião no presidio da Grande Goiânia com live e audiência em torno de 10000 pessoas.
08- No dia 23 Anvisa ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária) dá autorização para a vacina Pfizer no país.
09- No dia 24 de fevereiro o presidente da Camara recebe o projeto aprovado para a privatização do Correio.
10- Em 26 de fevereiro os noticiários diziam que em quase todos os estados do Brasil, mais de 80 por cento das UTI’s já estavam ocupadas. Com mortes em torno de 1.500 diárias, vários governadores decretavam lockdown e toque de recolher.
Março 2021
Entramos o mês de março com os assuntos mais destacados quanto ao desafio de conter o avanço da pandemia, bem como a corrida pelas vacinas, a esperança para melhorar a situação. Esse mês, foi o pior mês em relação aos números de mortes de brasileiros pela pandemia.
01- No dia primeiro de março, Estados Unidos nega compartilhar vacinas junto ao país vizinhos México, priorizando os cidadão americanos.
02- A pandemia avança nesses tempos com velocidade maior e intensidade também, agora já atinge jovens e a necessidade de uso das UTI’s estão aumentando
03- No dia -4 de março, ex-governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral é condenado a 10 anos de prisão.
04- No dia 23 de março assume o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, médico cardiologista, alertando a população para os cuidados contra o covid-19, como o uso certo das máscaras e manter o distanciamento social.
05- Nesse mês de março foi enviado ao congresso pelo Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, a medida provisória para o auxilio emergencial do governo, a população mais vulnerável.
06- Brasil registra o pico de mortes pela Covid-19 nesse mês de março, atingindo o número de 73.381 mortes
07 – O câncer de mama supera o número de casos sobre o câncer de pulmão, que era o que liderava a lista. Segundo a OMS, com um percentual de 11,7% do total de diagnóstico de câncer, no relatório de 2020, o câncer de mama se torna o mais comum de todos os tipos de cancêr.
08 – No dia 15 de março, O ex-presidente Lula da Silva se torna elegível novamente. O MInistro do STF (Supremo Tribunal Federal) resolve anular todas as condenações feitas pela Lava-Jato.
09 – No dia 15 de março, alguns países da Europa ( Espanha, Itália, Portugal, França e Alemanha) anunciaram que não usaria mais a vacina AstraZeneca, uma vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica britânica, devido ao grande número de relatos sobre coágulos sanguineos em pessoas que a receberam.
10- Dia 26 de março, a criação do Mercosul (Mercado Comum do Sul) completou 30 anos, com direito a comemoração, onde o Presidente Bolsonaro defendeu a “ampliação das negociações comerciais com países fora do bloco”.
Abril 2021
O mês de abril, também foi um mês crítico com relação a morte de brasileiros pelo Covid-19. Foi o segundo mês mais terrível dessa pandemia.
01- Somente nesse mês de abril, foram contabilizados a morte de 63.999 brasileiros que perderam suas vidas, deixando milhares de pessoas enlutadas com essas perdas tão terríveis.
02 – Jair Bolsonaro dá posse a 06 novos ministros do Brasil: Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil), Flávia Arruda (Secretaria de Governo), Walter Braga Netto (Defesa), André Mendonça (Advocacia-Geral da União), Anderson Torres (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e Carlos Alberto França (Ministério das Relações Exteriores).
03 – No dia 08 de abril, Dr Jairinho foi preso por ser suspeito da morte de seu enteado junto com a mãe Monique Medeiros, professora. Henry Borel foi um caso que chocou o Brasil, quando a mãe diz ter encontrado o filho morto no dia 08 de março de 2021.
04- No dia 09 de abril, morre o principe Philip, Marido da Rainha Elizabeth II da Inglaterra, aos 99 anos.
05 – No dia 16 de abril, ocorre a troca do presidente da Petrobrás, quem assumiu foi o General Joaquim Silva e Luna.
06 – No exterior foi condenado o ex- policial de Minneapolis Derek Chauvin, por homicídio de George Floyd, um homem negro de 46 anos que algemado, foi a morte por sufoco, após ter seu pescoço sido preso pelo joelho do ex-policial, no dia 25 de maio de 2020. Fato que gerou muita revolta no mundo todo, por ato de racismo.
07 – Arqueólogos descobrem no Egito uma cidade com mais de 3.000 anos.
08 – O centro mundial da pandemia de Covid-19 no mês de abril, foi informada ser a Índia, com recordes diários de novos casos e mortes.
09 – Foi também nesse mês de abril que o Senado Federal no Brasil instalou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, com o objetivo de investigar condutas do governo Bolsonaro e o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, diante do enfrentamento da Pandemia no Brasil.
10- Após várias discussões a respeito dessa vacina, chega ao Brasil 1 milhão de doses da vacina Pfizer/BionTech, no final desse mês de abril de 2021.
maio 2021
Chegamos ao mês de maio e a pandemia continua firme ainda, não dando muita trégua aqui no Brasil, porém o número de mortes nesse mês foi 59.010 mortes.
01 – No dia 02 maio o prefeito Bruno Covas se retira do cargo para tratamento de um câncer no trato digestivo e foi internado no Hospital Sírio Libanês, porém no dia 16 de maio foi a óbito, vencido pela doença.
02 – No dia 04 de maio, na cidade de Saudade, em Santa Catarina, uma creche foi invadida por um jovem de 18 anos com um facão e matou três crianças e duas professoras, deixando o Brasil perplexo diante dessa triste notícia.
03- No exterior, conflitos entre Israel e Hamas, foram atacados prédios residenciais e comerciais. Mísseis foram lançados na cidade, deixando centenas de vítimas. Esse confronto só foi encerrado no dia 20 de maio, em um acordo de cessar-fogo entre Israel e Palestina.
04- Surge nesse mês uma nova variante do Covid-19, a variante indiana onde ceifou a vida de vários indianos e, infelizmente, também chegou ao Brasil.
05- No Brasil continua as campanhas para vacinação contra o Covid-19, na tentativa de evitar maior número de mortes. Até 30 de maio, foram vacinados com a primeira dose 21% dos brasileiros e com as duas doses, 10% da população.
06- Apesar da pandemia no Brasil, o nosso governo aceitou o pedido da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol para sediar a Copa América de 2021.
07- No dia 19 de maio, o maior iceberg do planeta se desprendeu da plataforma de gelo de Ronne, na Antártida e ficou a deriva no mar, no sul do Oceano Atlântico. Foi comentado que esse tipo de acontecimento se deve as consequências do Aquecimento Global.
08- Na República Democrática do Congo, na cidade de Goma, ocorreu a erupção do Vulcão Nyiragongo, deixando 30 mil pessoas apreensivas, a morte de 15 pessoas e em torno de 200 crianças desaparecidas.
09- No mês de maio, no dia 15, de câncer de ovário, o Brasil perdeu uma grande artista Eva Wilma, aos 87 anos.
10- O Brasil chora a morte, por Covid-19, de um dos maiores humoristas do nosso país, Paulo Gustavo.
Junho 2021
Chegou o mês de junho foi encerrado com a pandemia continuava por aqui a todo vapor. O Ministério da Saúde divulgou o relatório no início de julho, com o número de mortes no Brasil 32.623 pessoas.
01- Nesse mês foi realizada uma corrida atrás do foragido Lázaro Barbosa, 33 anos, conhecido como “Serial Killer de Brasilia” durante 20 dias.
Para se ter uma ideia foi uma das pesquisas mais realizada no ano de 2021 na busca do Google. Foi morto por troca de tiros no dia 28 de junho.
02- No dia 16 de junho, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a importação emergencial da vacina russa Sputnik V.
03- Nova York, nos Estados Unidos, com o verão e 70% da população vacinada decidiu suspender as restrições impostas pela Pandemia do Covid-19, o que gerou uma esperança para demais países.
04- No dia 10 de junho, a Índia bate recorde de mortes por Covid-19, chegando a 6000 casos em um único dia, superando números dos Estados Unidos.
05- Em 12 de junho, o Presidente Bolsonaro participa de um ato de motociclistas na cidade de São Paulo.
06- Algumas cidades de nosso país passaram por novas eleições de Prefeito, como aconteceu no dia 13, nas cidades de Sidrolândia(MS), Nova Prata do Iguaçu(PR), Campestre(MG), Petrolândia (SC) e Espera Feliz(MG), uma vez que os prefeitos eleitos dessas cidades tiveram sua candidatura indeferida pela Justiça Social.
07- Infelizmente, em 26 de junho, chega a confirmação da chegada no Brasil o primeiro caso da variante Delta, uma mulher grávida de 42 anos. Ela tinha vindo do Japão com destino a cidade de Apucarana, no Paraná.
08- Estados Unidos apresenta a primeira droga eficaz contra a Alzheimer.
09- Representantes da chamada cúpula do G7 se reuniram nesse mes (de 11 a 13 de junho) com a finalidade de discutirem sobre ações necessárias para combater a pandemia de Covid-19. Questões foram tratadas, além da pandemia, como meio ambiente, política e direitos humanos, bem como assuntos sobre a retomada da economia.
10- No dia 21, em sessão extraordinária, a Câmara aprovou o texto da medida provisória para a privatização da Eletrobrás.
Julho de 2021
Entramos no mês de julho de 2021 e a pandemia começou a diminuir o número de mortes, porém ainda com um alto número de mortes e casos no Brasil. As UTI’S começaram a diminuir suas ocupações.
01- No dia 05 de julho, o presidente Jair Bolsonaro assinou a prorrogação do auxilio emergencial por mais três meses.
02- No dia 04 de julho, o papa Francisco, de 84 anos, foi submetido a uma cirurgia no intestino grosso e essa cirurgia foi bem sucedida, deixando o hospital 14 dias após.
03- No dia 07, ocorreu o assassinato do Presidente do Haiti, Jovenel Moise, gerando uma onda de violência naquele país.
04- Na Holanda, aconteceu o festival de música em Utrecht, onde participaram 20 mil pessoas, após o país ter retirado as medidas de proteção contra o Covid. Após o show, apareceram mais de 1000 pessoas contaminadas.
05- Na Inglaterra foi liberado o uso da máscara, o que levou a esse momento ser considerado como “Freedom Day”, sendo obrigatório o uso de máscaras somente em transporte público.
06- No dia 29 de julho, o Presidente Jair Bolsonaro assinou a lei de número 14.188 que criou o programa Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica e Familiar. A letra X na mão da mulher, de preferencia na cor vermelha, possa servir de um sinal para denunciar a violência contra a mulher.
07- O INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais, no dia 02 de julho, informou que “a área sob alerta de desmatamento na Amazônia Legal durante o primeiro semestre de 2021 foi a maior em seis anos. Segundo o órgão, o estado do Pará foi o mais afetado, representando mais de um terço de toda a área”.
08- Cuba, no dia 11 de julho, apresentou um dos maiores protestos da população de sua história, nos últimos 62 anos, desde a Revolução de 1959. Milhares de cubanos foram as ruas contra o governo do Presidente Miguel Díaz-Canel.
09- No dia 27 de julho, aos 101 anos, morreu Orlando Drumond, com mais de 60 anos de trabalho como intérprete de Scooby-Doo, Popeye e Alf. Mas foi como “Seu Peru”, personagem da Escolinha do Professor Raimundo.
10- No dia 23 de julho, após ter sido adiada por um ano devido a pandemia, acontece a abertura das Olimpíadas de Tóquio 2020. O Brasil se destacou na medalha de ouro no surf, Ítalo Ferreira, medalha de prata: Rayssa Leal (Skate) e Kelvin Hoefler (Skate) e Medalhas de Bronze: Rebeca Andrade (ginástica), Daniel Cargnin e Mayra Aguiar (Judô) e Fernando Scheffer (natação).
Agosto de 2021
O mês de Agosto registrou aqui no Brasil uma queda do número de mortes pelo Covid-19, registrada pelo Consórcio de Veículos da Imprensa um total de 24.088 mortes.
01- O Brasil continuava avançando na vacinação contra a covid-19. No final do mês, o país chegou ao percentual de 29% da população totalmente imunizada, com duas doses e 61% imunizada com apenas 1 dose.
02- A União Européia, bem como os Estados Unidos, nesse mês alcançou 70% da população adulta vacinada.
03- A proposta de privatização dos correios foi aprovada na Câmara, com 286 contra 173 votos, seguindo para a aprovação no Senado.
04- No dia 11 desse mês, faleceu o ator Paulo José, aos 84 anos, de pneumonia, após 20 dias de internamento.
05- Assalto em Araçatuba chama a atenção dos noticiários brasileiros. Foram três agencias bancárias por um grupo de 30 criminosos, com violência, usando explosivos e armas, deixando 3 mortos, sendo 1 deles um dos assaltantes e mais 5 feridos, além de deixar a cidade de Araçatuba, no interior do Estado de São Paulo assustada.
06- No dia 15, os talibãs retomaram o controle da capital do país Cabul. “O movimento extremista voltou ao poder depois de 20 anos e, antes de Cabul, já tinha retomado o controle de outras importantes cidades afegãs”.
07- No dia 09, o presidente Jair Bolsonaro apresentou à Câmara dos Deputados uma medida provisória referente a mudanças em alguns programas sociais, inclusive o Bolsa Família, que passaria a ser chamado de Auxílio Brasil e incluiria mais 06 benefícios.
08- No 12 desse mês o Brasil perde um de seus maiores e renomados artistas aos 85 anos, Tarcísio Meira faleceu de complicações da Covid-19.
09- A proposta de numero 135/2019 de Emenda à Constituição, com o nome de PEC do voto impresso, foi derrotada na votação da Câmara dos Deputados.
10- Na Europa aconteceram vários incêndios florestais, deixando mortos na Turquia e Grecia, sendo o principal causador do incêndio uma forte onda de calor, com temperaturas beirando a 50 graus.
Setembro de 2021
O mês de setembro foi marcado por grandes manifestações aqui no Brasil, no dia da Independência, bem como registrou-se grandes desastres naturais.
01 – Apesar da pandemia, o mês de setembro foi marcado com grandes manifestações no Brasil. O brasileiro já não aguenta mais tantas informações desencontradas e quer exigir seus direitos como cidadão.
02- O Brasil se saiu muito bem na sua participação em Tóquio na Paralímpicos, obtendo 72 medalhas, sendo 22 de ouro, 20 de prata e 30 de bronze, ficando em sétimo lugar no quadro de medalhas.
03 – A comitiva brasileira, em viagem a Nova York, apresentou infectados pela Covid-19, entre eles o filho do presidente Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga, um deputado federal e um diplomata.
04 – No final do mês de setembro atingiu o menor números de mortes desde o início da pandemia.
05 – A Justiça do Rio de Janeiro confirmou no dia 28 que a ex-deputada federal Flordelis dos Santos de Souza e outros nove acusados de envolvimento na morte do pastor Anderson do Carmo. (…) Na decisão da Segunda Camara Criminal do Tribunal de Justiça, os desembargadores negaram os recursos da ex-deputada federal e de outros seis réus contra a decisão para submetê-los a júri popular.
06 – Na Coreia do Norte, autoridades divulgaram uma foto do míssil hipersônico. “Um míssil muito mais rápido e difícil de ser interceptado pelos sistemas de defesa do que um míssil comum”.
07 – Nesse mês, a Dinamarca foi o primeiro país da União Europeia a deixar as restrições impostas pelo Covid-19. Devido a alta taxa de vacinação, 73% da população de 5,8 milhões de habitantes.
08 – A Rússia apresentou um surto pela variante delta, mais transmissível do que a cepa original. “Quinto país mais atingido pela pandemia no mundo, Rússia está observando uma alta nas infecções desde meados de setembro”.
09 – O dia 11 de setembro foi relembrado pelos americanos, pelo vigésimo aniversário dos ataques de 11 de setembro, “com cerimônias para homenagear os cerca de 3 mil mortos nos ataques executados pela rede terrorista Al-Qaeda”.
10 – No dia 19 de setembro, o Brasil perde mais um de seus grandes atores, aos 87 anos, morreu Luis Gustavo, devido a um câncer de intestino.
Outubro de 2021
Iniciamos o mês de outubro, com um estudo que mostrava a redução nos números absolutos de óbitos de 42,6% e de internações de 27,6% em nosso país.
01 – No dia 04 de outubro, o WhatsApp, Instagram e Facebook ficaram foram do ar no início da tarde, regularizando a situação somente as 19h20.
02- O presidente dos Estados Unidos visitou o Papa Francisco, onde discutiram sobre a mudança climática e concordaram que os líderes precisam ser mais responsáveis ao lidar com a crise e rezaram juntos um pelo outro e pela paz.
03 – Em Tokyo, no Japão, um trem de passageiros sofreu o ataque de um homem de 24 anos, deixando em torno de 17 pessoas feridas.
04 – Os líderes das principais economias do mundo se reuniram em Roma, nos dias 30 e 31 de outubro para tratar de assuntos como Covid-19 e mudança climática.
05- Foram entregues nesse mês o Prêmio Nobel nas categorias: Medicina, Física, Quimica, Literatura, Economia e premio nobel da paz. Veja por aqui, quem foram os premiados.
06- Preço da gasolina passa a ser acima de 6 reais.
07 – No dia 07 de outubro publicou a previsão de entregas de doses de vacina Covid-19. “A Pasta deve receber mais 51,5 milhões de imunizantes até o fim do mês de outubro”.
08 – Visando conter a alta nos preços do combustível, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou, por unanimidade, no dia 29 o congelamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
09 – No dia 26 de outubro, aos 75 anos, Gilberto Braga faleceu, por problemas de infecção.
“Gilberto foi responsável por escrever alguns grandes sucessos da dramaturgia da Rede Globo como Escrava Isaura, Dona Xepa, Dancin’ Days, Anos Dourados, Vale Tudo, Rainha da Sucata, Anos Rebeldes, Celebridade e Paraíso Tropical. Seu trabalho mais recente foi a novela Babilônia, de 2015″.
10- Nesse mês, foi vazado a notícia de que o ministro da Economia, Paulo Guedes, e Roberto Campos, presidente do Banco Central, possuiam offshores conhecida como Pandora Papers, localizadas em países conhecidos como paraíso fiscal.
“Em nota, o Ministério da Economia informou que toda a atuação privada de Paulo Guedes foi devidamente informada à Receita Federal, à Comissão de Ética Pública da Presidência da República e aos demais órgãos competentes. As informações foram prestadas no momento da posse, no início do governo, em 2019. “Sua atuação sempre respeitou a legislação aplicável e se pautou pela ética e pela responsabilidade”, destacou o texto.” Veja a reportagem por aqui.
Novembro de 2021
Chegamos ao mês de novembro e, embora com menos números de mortes e internações, ainda o mundo convivendo com a pandemia.
01- O Brasil registrou a menor queda na média móvel de óbitos, uma diminuição de 31,24% durante 14 dias. Porém, ao final desse mês chegou a notícia da nova variante ômicron que preocupava o OMS (Organização Mundial da Saúde).
02 – Logo no início do mês, no dia 05, o Brasil fica chocado com a morte da jovem cantora e no auge do sucesso, Marilia Mendonça, com apenas 26 anos, durante um vôo à serviço para cumprir agenda de show em Minas Gerais.
03- No dia 11 de novembro, o Brasil perde uma grande jornalista no nosso país. Cristina Lobo, com 64 anos, faleceu devido a um mieloma múltiplo, um tipo de câncer relacionado à medula óssea.
Gostava muito dela, quando assistia os debates no Jô Soares.
04- Nesse mês o presidente Jair Bolsonaro editou o decreto e foi divulgado no dia 08 de novembro, onde todos os participantes da Bolsa Família migrariam para o Auxilio Brasil.
05 – Aproximadamente, 100 líderes mundiais, prometem acabar com o desmatamento até 2030. Veja a noticia por aqui.
06 – Na Alemanha, nesse mês de novembro, ocorre o registro de novo recorde diário de casos de Covid-19.
07 – O inverno chega com 1 mês de antecedência em Pequim, na Ásia. De acordo com o site da MetSul: “A Neve branqueou a cidade e cobriu os seus principais cartões postais como a Praça de Paz Celestial e a Cidade proibida. Se a neve fez alegria de muita gente que foi à rua brincar e fazer guerra de bolas, também trouxe transtornos para a capital chinesa como suspensão de ônibus, cancelamento de vôos e interrupção de viagens de trens”. https://metsul.com/inverno-chega-mais-cedo-e-com-muita-forca-na-asia/
08 – Estados Unidos reabrem as fronteiras para turistas vacinados. “Os Estados Unidos voltarão a receber viajantes internacionais vacinados contra a Covid-19 na segunda-feira, dia 08, permitindo a entrada de visitantes de algumas nações que ficaram mais de 20 meses proibidos de irem ao país“. https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/eua-reabrem-fronteiras-a-turistas-vacinados-contra-covid-19-na-segunda-feira-8/
09 – No dia 13 de novembro, acontece uma nova rebelião na penitenciária de Guayaquill, no sudeste do Equador. https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/11/13/nova-rebeliao-em-penitenciaria-do-equador-deixa-mais-de-50-mortos.ghtml
10 – De acordo com levantamento do Sebrae, durante esse ano de pandemia, foi apresentado um crescimento de 16% na área de produção da moda. “O Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas constatou que, nos primeiros semestres de 2020 e 2021, houve um aumento de empreendimentos no setor da moda de 16% em relação ao mesmo período de 2018 e 2019. Foram mais de 440 mil negócios formalizados como microempreendimentos nesse setor”. Veja a reportagem por aqui.
Dezembro de 2021
Chegamos ao último mês desse ano de 2021, um ano que não podemos dizer que foi um ano bom. Um ano de muitos desafios, tristezas e superação.
Talvez, uma das notícias boas desse mês de dezembro é a queda de número de mortes e de novos casos de Covid-19, porém ainda com aquela sensação de ter que se adaptar a um “novo normal.”
01 – O mês de dezembro de 2021, com a queda de número de casos e mortes pela covid-19 no Brasil, deu a possibilidade de muitas famílias se reunirem no Natal, o que não acontecia nos últimos dois anos atrás.
02 – Na madrugada dia 06 de dezembro, aos 72 anos, morre Mila Moreira, com causa da morte não divulgada. Atriz, modelo, jornalista, escritora e escritora brasileira.
03 – No dia 12 de dezembro a indiana Harnazz Sandhu foi coroada a. Miss Universo de 2021. “O concurso foi realizado na cidade turística de Eilat, com 80 mulheres de todo o mundo competindo pela coroa.”
04 – O povo baiano sofre muito nesse mês com as grandes enchentes. “Segundo o governo estadual, 142 municípios foram afetados pelas chuvas. Do total, 132 estão em situação de emergência. 629 mil pessoas foram afetadas de alguma forma pelas inundações.” https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-12/enchentes-matam-24-pessoas-na-bahia
05 – Os site dos Ministério da Saúde e do Conecte SUS (“Programa do Governo que materializa a estratégia de saúde digital para o Brasil, potencializando a troca de informação de saúde entre todos os pontos da Rede de Atenção à saúde (pública e privada) permitindo a continuidade e transição do cuidado”). https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/12/10/sites-do-ministerio-da-saude-e-do-conectesus-saem-do-ar-apos-ataque-hacker.htm
06 – A indicação de André Mendonça foi aprovada, pelo Senado, para o STF. Ele foi o segundo ministro indicado por Bolsonaro para para assumir uma das vagas do Supremo Tribunal Federal.
07 – A ômicron, nova variante do Covid-19 que chegou ao Brasil no mês de novembro, já registrou nesse mês em torno de 100 casos.
08 – No Chile, assume o novo presidente esquerdista Grabriel Boric, de 35 anos, ex-lider estudantil, com a promessa de estabelecer um bem-estar social naquele país.
09 – No dia 27 de dezembro é anunciado para janeiro a vacinação de crianças contra o Covid-19. Diante de tantos fatos, essa decisão caberá a cada pai de família decidir pela vacinação ou não de seus filhos menores. https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-12/ministerio-diz-que-vacinacao-de-criancas-deve-comecar-em-janeiro
10 – Na operação de Natal, com relação ao transito, foram atuados muitos motoristas, por estarem embriagados, falta do uso do capacete, ultrapassem em lugares não permitidos, falta do uso de cinto de segurança. Um total de mais de 32.000 autuações
Enfim gente, fiz essa pesquisa sobre algumas notícias que fizeram parte desse ano de 2021 o qual acredito que, de certa forma, marcou muito a vida de muitas pessoas, pelo nível de más notícias e todas as dificuldades enfrentadas por cada um, diante dessa triste pandemia.
Aproveite para ver resumo de fatos e fotos de outros anos que já trouxe por aqui.
1962 – 10 melhores manchetes do Brasil e do Exterior
1965 – Manchetes importantes desse ano
1967 – As melhores manchetes do Brasil e do Exterior
1968 – As melhores manchetes do Brasil e do Exterior
1969 – As 10 melhores manchetes do Brasil e do Exterior
1970 – As 10 melhores manchetes do Brasil e do exterior
1971-10 melhores manchetes do Brasil e do Exterior
Era isso por hoje.
Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.
Um abraço.
Referências:
http://www.investimentosenoticias.com.br/bitcoins/bitcoin-hoje-21-01-2021-uma-desvalorizacao-de-6-83
https://www.dw.com/pt-br/alemanha-registra-recorde-di%C3%A1rio-de-novos-casos-de-covid-19/a-59720050
https://www.dw.com/pt-br/o-m%C3%AAs-de-novembro-em-imagens/g-59688914