logo-Blog MAri Calegari
Mitologia Grega – Anfitrião e Sósia

Mitologia Grega – Anfitrião e Sósia

Tempo de leitura 3 min.

Oi Gente

Entre os assuntos que gosto de dividir aqui com você estão alguns mitos da mitologia grega. Gosto de ler a respeito, por entender que, apesar de serem mitos da antiguidade, eles sempre nos faz pensar e se atualizam até hoje nas questões que nos permeiam.

É incrível, também, quantas palavras que utilizamos no nosso vocabulário que tiveram sua origem relacionadas a mitologia e, é de lá,  que elas começam a fazer todo o sentido.

O mito de Anfitrião e Sósia, onde um era o patrão e o outro o escravo e fiel empregado, nos traz a origem dessas duas palavras tão conhecidas em nossa língua, ou seja o Anfitrião – como sendo aquele que recebe bem em sua casa, e o Sósia – que se confunde devido a semelhança entre a imagem de um e de outro…

Na cidade de Tebas havia um casal formado pelo general  Anfitrião e sua linda esposa Alcmena, virtuosa, religiosa e fiel ao seu marido.

Como Tebas estava em guerra, Anfitrião foi convocado para a mesma. Zeus, o danado Zeus,  (Jupíter na mitologia romana)  IV – Mitologia Grega – Zeus o grande deus do Olimpo e seu filho Hérmes (Mercúrio na mitologia romana), deus do comércio e dos viajantes, combinam um plano para que Zeus possa se deitar com Alcmena. 

Gravura de Nicolas – Henry Tardieu

Enquanto Anfitrião se encontrava combatendo na guerra, Zeus com o poder que lhe é conferido, se transforma na imagem de Anfitrião e segue até a casa do mesmo e ali, já combinado com seu filho que toma a forma de Sósia, o escravo e fiel escudeiro de confiança de Anfitrião, e realizam o desejo de Zeus de se deitar com a linda Alcmena, como se estivesse voltando vitorioso de seu combate.

Zeus, agora na figura de Anfitrião,  conta a Alcmena as suas glórias conquistadas na guerra e assim seduz a mesma que, orgulhosa do marido, lhe oferece uma noite de amor.

No dia seguinte, quando Anfitrião retorna e estranha a indiferença de Alcmena e, sem entender o que estava acontecendo, recorre ao profeta cego de nome Tirésias, o qual lhe explica o que havia acontecido, quando da sua ausência.

Desse encontro entre Zeus e Alcmena, nasce o semideus Péracles (Hércules na mitologia romana), filho de um deus com uma mortal e Íficles sem os mesmos poderes de Hércules.

Anfitrião muito irado resolve atear fogo em Alcmena e quando já estava para acontecer a tragédia, eis que Zeus envia uma chuva torrencial que apaga o fogo e Anfitrião acreditando ser um sinal dos deuses, a perdoa.

Zeus, na “maior cara-de-pau” é quem vai dar a explicação e apaziguar Anfitrião. O descarado Zeus  vem avisá-lo que sua amada Alcmena irá dar a luz dois filhos: um filho mortal de nome Íficles e o um filho divino, um semideus Éracles (Hércules) que seria um grande herói de todos os tempos. 

 Anfitrião, aceitando ser o pai adotivo de Hércules ele, também,  poderia receber todas as honras de seu filho Hércules.

É gente conversando se entende, desde que nesses entendimentos, possa haver alguma vantagem. (kkk)

Desse mito vem a palavra Anfitrião que significa aquele que recebe bem em sua casa e ainda Sósia, por referir-se aquele que é muito parecido sendo até mesmo confundido.

Esse mito já foi traduzido em várias línguas, foram realizadas peças de teatros e achei um texto legal sobre isso,  http://www.academia.edu/8193193/O_Anfitri%C3%A3o_de_Plauto_e_os_estudos_intertextuais_Potencial_e_limites

Se você gosta de mitologia grega, já fiz outros posts por aqui, o qual você poderá acessar, basta você entrar na categoria de História e Mitologia, vou colocar alguns aqui para você, mas fique a vontade para buscar outros, além desses abaixo. ok?

I – Mitologia e o início da Mitologia Grega

II – Mitologia grega – Os Famosos Titãs

III – Mitologia Grega – Chronus e Rhea

IV – Mitologia Grega – Zeus o grande deus do Olimpo

V- Mitologia Grega – Poseidon e Hades

VI – Mitologia Grega – A deusa Hera

VII – Mitologia Grega – Hefesto

VIII – Mitologia Grega – o deus Ares

IX – Mitologia Grega – Os outros filhos de Zeus com Hera

7 seres importantes da mitologia grega

Os 11primeiros deuses da mitologia grega

Era isso por hoje.

Obrigada por sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email