A verdade sobre as cores em sua vida

Oi Gente

Há 3 dias atrás chegou em casa um pacote do correio pesado, endereçado a mim. Olho o remetente é da Ed. Globo. Pensei, nossa não me lembro de ter pedido nada nessa Editora… Abri o pacote e lá estava um presente da Editora Globo que eu amei de paixão. Sabe quando chega um livro em suas mãos que te deixa feliz. Depois fiquei pensando a respeito, como alguma coisa tão simples pode te agradar e ao mesmo tempo como é bom quando a gente ganha um presente que tem muito a ver com a gente e melhor ainda quando acerta na compra de um presente para alguém. Apesar de ser um presente de uma editora que talvez o objetivo seja esse mesmo de eu estar postando aqui sobre isso hoje, marketing puro, a verdade é que acertaram no meu gosto e hoje divido com satisfação um pouco sobre isso. É um livro da Tricia Guild que fala sobre A COR desconstruída e  as imagens são do fotógrafo James Merrell. Uma mais linda do que a outra.

1105f24140e62a954f0df9f095f25bd7

“A cor faz o coração cantar, inspira a alma e alegra o espírito. A busca por esse sentimento especial é a paixão da minha vida”. (Tricia Guild).

tricia-guild-1_1893758b

Ela é uma Designer Britânica é “reconhecida internacionalmente pelo seu único e intuitivo senso de cores, e é considerada uma das mais influentes forças criativas em design de interiores”. De acordo com a Designer a escolha de uma cor é inteiramente pessoal e subjetivo. Em toda cor há uma certa energia que cerca cada tom (…) Ao realizarmos nossas escolhas encima de uma ou outra cor há sim uma conexão sobre quem somos, o que amamos e o que queremos viver. Embora ela parte das cores primárias em seus trabalhos, sendo considerada como uma designer de cores fortes, ela se utiliza muito bem das cores claras para nessas misturas criar a harmonia entre elas. Isso não é fácil gente. Tem que realmente ter algo de muito bom gosto e intuição e muito estudo também.

2c5751a08722745c1e7e45dfafa6736f

O livro é realmente maravilhoso pois além de contar sobre a Designer, apresenta as fotos do fotógrafo James Merrel, especialista em fotografar os ambientes de decorações de interiores. As misturas de cores que a Designer faz são de um bom gosto extraordinário.

Mas gente, aproveitando o assunto, vou contar uma história pessoal aqui sobre a verdade das cores e a influência que elas exercem sobre nós.  Sou testemunha disso. É incrível não é mesmo?

Se você for no seu guarda-roupa e observar bem, fala a verdade você terá  provavelmente uma cor que se destaca entre as outras. E quantas vezes você entra em um determinado lugar e lá vai o seu olhar para aquela determinada cor que te chama. A gente encontra muita coisa falando sobre as cores e o uso delas, principalmente na área de marketing, pois a influência que ela exerce sobre os produtos é inegável. Mas, ainda quero fazer uma pesquisa mais séria a respeito para fazer um post aqui. Agora que algo de subjetivo tem isso não há dúvida.

16ae6eeaf5fa117e036be3257f198743

As vezes me pego pensando qual a razão das cores influenciar as nossas escolhas?  Quantas vezes você vai em um lugar, adora um determinado produto e logo vem a pergunta: Mas você não tem o mesmo produto de outra cor? Isso pode acontecer com diversos tipos de produtos.

Quantas vezes em uma concessionária o cliente deixa de comprar um carro pelo fato de não ter a cor que tanto quer ou.  ainda, ele espera o tempo que for necessário para que o veículo da sua cor predileta esteja disponível.

Conheço muitas histórias sobre isso e quando a pessoa resolve se apressar e pegar outra cor que não aquela que gostaria, observa bem vai comentar muito tempo sobre isso. Você pode perguntar para qualquer vendedor sobre o que estou falando aqui e ele te dará inúmeros exemplos de vendas perdidas, devido a falta de cores específicas.

ba6c4ee64ca4c280f6df61b429c490e3

Eu por exemplo sou apaixonada por diversas cores, mas adoro o azul e o branco. Não gosto do roxo de jeito nenhum. Passei por uma situação nem sei se engraçada ou aterrorizante.

Fui a uma determinada loja, aqui em Londrina, comprar um presente de casamento  e ele precisava ser embalado em uma caixa grande, pois o casamento seria em outra cidade. Escolhi o presente, passei o cartão e enquanto a vendedora providenciava o embrulho,  resolvi dar uma volta pela loja.

Você não tem idéia o que aconteceu  quando eu retorno ao caixa. Não sei expressar aqui o que eu senti naquele momento.

Você pode imaginar a cena:  aquele enorme pacote todo embrulhado na cor roxa e ainda com uma fita  lilás.

Eu juro gente só uma coisa permeava minha cabeça naquela hora –  esse pacote não entra no meu carro e muito menos viajo com ele. Olha que absurdo!!

É incrível a sensação que tive naquela hora. Simplesmente olhei para a moça e pedi mil desculpas, mas pedi por favor se ela poderia trocar o papel de presente porque não colocaria aquele pacote no meu carro  e sairia para viagem com ele, de jeito nenhum. A moça ficou tão sem graça.

Sabe aquelas situações em que você fica em uma saia justa? Eu tinha certeza que ela caprichou no pacote e era um pacote novo na Loja e estavam inovando com as cores.  Senti nela um ar de desapontamento que acabei explicando o que acontece comigo em relação a essa cor.

50784[1]

Então, no meu caso, eu sei bem o por quê de detestar essa cor. Antigamente, quem é da minha idade deve se lembrar, quando as pessoas morriam, não tinha um lugar como hoje destinado as celebrações de funeral. Assim, a pessoa morria  e era velada  na própria casa. E, não sei de onde veio esse costume, com certeza de Portugal,  a cor roxa e  a cor lilás eram muito utilizadas nesses velórios. Não bastando isso, era costume colocar  no muro das casas um tipo de flamula (era um tecido em forma triangular) que eles penduravam no muro como se anunciasse que ali tinha um velório e que aquela casa estava em luto. Minha mãe ia nesses velórios e eu muito criança, (coitada das crianças … sem opção, tem que ir aonde os pais vão, não é mesmo?) e  foi ai que a cor roxa e lilás me pegou.  Esse medo foi instalado lá atrás e assimilado com essa cor. Sou da época em que havia muitos contos de fantasmas e alma penada e essas coisas. Então você pode imaginar como era terrível cada vez que tinha que acompanhar os pais em uma casa em luto. Parece uma coisa boba não é? Pior que não é assim que funciona. Já estou vendo isso, até acho bonito essa cor em alguns produtos e me arrisco as vezes a utilizá-lo, mas a sensação realmente não é lá essas coisas. E você tem alguma história sobre alguma cor que te ama ou que detesta? Se quiser, conte aqui pra gente.

Veja outros posts por aqui sobre cores:

10 dicas sobre mistura de cores na sua decoração

Como combinar cores em seus looks

Você gosta de azul e branco na decoração?

Você gosta da cor vermelha?

10 Curiosidades sobre a cor Azul

Você gosta da cor amarela?

Era isso por hoje gente.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.