logo-Blog MAri Calegari

10 Curiosidades sobre a cor Azul

Tempo de leitura 3 min.

Oi Gente

E ai, qual é a sua cor preferida?

A questão de gosto e preferencia  é algo que algumas vezes desperta até discussão. Como somos seres únicos e singulares falar de preferência por isso ou aquilo tem sim um porquê.

Por que será que uns gostam do amarelo, outro do preto, outros do branco?

 

A realidade é que sem perceber, mesmo que você não tenha essa certeza, você tem lá a sua preferência por alguma cor. Agora como isso acontece, é motivo para falarmos em outro post
Hoje quero falar sobre a cor azul que está entre a minha preferida e algumas curiosidades a respeito dela...

 

Eu, particularmente, adoro o azul e o branco.

Para quem gosta de arte e curte esses assuntos, acredito que falar e pesquisar sobre as cores, da roda de cor, da combinação de cores, dos significados das cores, da influência das cores sobre nós, é tudo de bom e muito interessante.

Se você faz parte dos 45% da população mundial que curte a cor azul, assim como eu, vai gostar das curiosidades sobre essa cor.

 

Eu, particularmente, adoro o azul e o branco.

 

Mas tem aquelas cores também que definitivamente a gente não gosta. Não é mesmo?  Para mim é a cor Roxa e o lilás, pelo menos até hoje essas cores não me pertencem.

Isso não quer dizer que nunca vou usar, que nunca poderei gostar de algo que tenha essas cores como detalhes, mas ao mesmo tempo o que é um roxo para mim e um roxo para você? Por exemplo, gosto da cor beterraba que é próximo do roxo, mas não gosto do roxo. Louco isso né? Por que? Eu já descobri, no meu caso o por quê e inclusive já falei a respeito em outro post.

Os tons de azuis, como são muitos, ficam lindos usados nos mais diferentes objetos. Essa foto dessa mesinha por exemplo foi tirada em San Diego, na Old San Diego, arte de um artista local, que faz conjunto com a cadeira.Acredito que não é a toa que curto bastante o azul. Pois tem muito a ver alguns significados do mesmo como por exemplo quanto ao fato da cor azul estar relacionada  a amplitude, a imensidão, aquilo que se torna infinito no olhar, como é o caso do céu e o mar. Creio que isso me faz gostar dessa cor que  é algo desafiante e ao mesmo tempo reconfortante.
Essa peça de cerâmica em azul em branco, com diversos tons de azuis é a técnica do borrão português. Eu curto muito e sei pintar essa técnica, qualquer hora fotografo aqui as minhas peças, mas essa é também desse artista de San Diego.

Mas como falei das 10 curiosidades, lá vai então?

  1. A cor azul representa 45% das preferências no mundo todo. Essa cor nos remete a fidelidade, harmonia, simpatia e calma. É só olhar a amplitude do mar e do céu que você realmente observa que isso é verdade.

2. As variações da tonalidade da cor azul está em torno de 111 tons diferentes. Sabe o que é isso? Pelo menos dá para imaginar…

3.  Pintar o quarto na cor azul, garante uma noite de sono mais profundo e nos quartos dos bêbes, promovem menos choro favorecendo para que o bebê fique mais calminho.

Resultado de imagem para house beautiful blue rooms

4. O azul índigo, muito utilizado nas calças jeans dão a sensação de liberdade e autonomia.

 

 

5. A cor azul marinho nos remete a seriedade e muita confiança, por isso é muito utilizada em uniformes de aviação e marinha, para citar alguns exemplos.

 

Resultado de imagem para Uniforme da marinha

6. Pablo Picasso teve uma fase em suas obras chamada de fase azul, onde só pintou com esses tons.

Resultado de imagem para quadros da fase azul de picasso

7. Você sabia que a cor sagrada do Hinduísmo também é a azul? ” O hinduísmo é um estado de espírito, uma atitude mental dentro de seu quadro peculiar, socialmente dividido, teologicamente sem crença, desprovido de veneração em conjunto e de formalidades eclesiásticas ou de congregação e ainda substitui o nacionalismo”.

Resultado de imagem para azul do hinduismo

 

8. Azul também é a cor característica do boi caprichoso do Parintins no Amazonas. Tradição folclórica dos bois-bumbás do Amazonas- Brasil.

 

Imagem relacionada

 

9.  É mais fácil decorar algo que escrever quando você utiliza-se da caneta com cor azul

 

10.  Agora não é só de alegria que se trata as cores azuis.  O azul pode também ter lá seus aspectos negativos – frio, triste e depressivo. Por exemplo: O gênero de música “Blues” ( azuis ) já tem lá seu aspecto mais negativo. É um gênero de música que tem sua origem nas plantações de algodão no sul dos EUA, pelos descendentes africanos, no fim do século XIX.  Quando os escrevas trabalhavam nas lavouras de algodão cantavam suas tristezas, seus lamentos. Eram letras feitas em forma de perguntas e respostas, falando de amor, religião, crenças e indignação. Nesse caso o azul também lembra a tristeza.

Um blues para curtirem com um dos maiores nessa área: B.B.King

http://https://youtu.be/BPlsqo2bk2M

 

 

Era isso por hoje gente

Um abraço.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma resposta

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email