logo-Blog MAri Calegari

Você gosta da cor amarela?

Tempo de leitura 5 min.

Oi Gente

Hoje vamos falar um pouco por aqui sobre essa cor. Essa cor que lembra muito nosso país, que lembra o sol, lembra vida.

Um assunto que também curto, talvez por gostar muito de arte é  estudar e conhecer sobre as cores. E é sobre a cor amarela que se trata esse post de hoje. Você gosta da cor amarela? Vamos ver por aqui um pouco sobre ela então….

Eu não tive a sorte de morar perto de minhas avós na infância ou enquanto tive elas vivas, sendo assim eram poucos os momentos que pude desfrutar dessas companhias. Talvez por ser pouco mesmo que a gente se lembra bem de algumas falas de nossas avós e quando vejo a cor amarela, me lembro da minha avó Maria Estela, mãe da minha mãe, que gostava de fazer um crochet e um dia me disse que era para eu observar como a cor amarela era bonita e  alegre. Ela falava assim: “Pega um bordado ou qualquer coisa e olha para você ver que o amarelo parece que alegra o trabalho” e como somos seres formados na linguagem, isso ficou sempre comigo como uma lembrança viva da minha avó. A alegria da cor amarela.

Don't you just want to run through the rows of sunflowers? Tuscan Sunflower Field. #Italy #travel #PaddlePakKidsUS:

Um campo de girassóis por exemplo. Como não lembrar na cor amarela quando se fala de um girassol. Se você quer ver com que cor algo combina é só observar a natureza, como ela dá o colorido certo para as coisas não é mesmo? Principalmente na primavera.

Papel De Parede Paisagens:

Amarelo é vida, é luz, é alegria, é dia, é esperança, é social, é criatividade.

A cor amarela é feliz. Ele lembra o sol com muita luz e energia. Se você gosta da cor amarela ela também estimula a falar, ao convívio social, ela sugere a criatividade. Ela estimula o intelecto, é muito boa para colocar em escritório e área de convívio social. É uma cor quente.

A cor amarela é como se fosse um estimulante para o cérebro. Ativa a memória, estimula o sistema nervoso, incentiva a comunicação. É a cor do otimismo.

Lindo de se ver. Eu tenho dois ipês amarelos na minha chacrinha em Goiás.Ipê-Amarelo, Brazil:

Você já deve ter observado nas estradas quando você vê de longe um Ipê amarelo, como ele chama a sua atenção. Fala a verdade não dá aquela impressão de destaque na paisagem? parece que só dá ele naquele espaço tão grande e mesmo sem perceber te passa sim uma pequena sensação de alegria. O amarelo é assim gente, é uma cor que anima, que chama a atenção. Não é a toa que no sinaleiro essa cor está ali presente, assim como na sinalização das faixas das estradas, bem como em alguns uniformes que se faça necessário chamar a atenção.

Não é a toa que a cor amarela também é muito utilizada nas marcas para fazer o marketing de seus produtos. Veja a Marca Mc Donalds, por exemplo não é a toa que as cores vermelha, amarela estão por ali. A cor vermelha é uma das primeiras cores primárias que a criança reconhece de longe e junto com a amarela que chama a atenção, tá aí as cores fazendo a cabeça da criançada desde pequena. Se você tem filhos pequenos sabe bem sobre o que estou falando, eles visualizam de longe um McDonalds não é verdade? Por que será?

Resultado de imagem para marca do mc donalds

Na roda de cores, a cor que é sua complementar é a cor violeta. Essas duas cores se complementam e dá uma harmonia legal quando juntas. Se voce observar  na foto abaixo,  como ficam bonitas as duas cores juntas. Na dúvida em combinar cores, sempre a complementar te ajuda nas escolhas e dá um efeito legal no visual.

Cores complementares

A cor amarela também nos remete a pensar sobre o poder, sobre o ouro e o fascínio que ele tem sobre as pessoas. As jóias, as rainhas, os palácios, as igrejas e onde o ouro ou o dourado se apresenta também vem da cor amarela.

Gostar da cor amarela pode sim dizer muito da pessoa gente, ela tem seus significados que também tem muito a ver com a cultura do seu país, com aquilo que você vai escutando a respeito das cores, desde quando era pequenino(a).

Quando se trata de seres humanos é difícil você padronizar, como as vezes a gente vê por aí, que todas as pessoas que gostam da cor amarela é assim, não acredito pois nem sempre é assim como nos falam.

Nós temos que tomar cuidado com certas palavrinhas que a gente escuta ao nosso redor: Todo o mundo, muita gente, nunca, sempre, é tudo igual, juro, nunca mais, toda a vida, estão falando, um monte de gente falou, etc. Se acreditamos que nós seres humanos somos únicos, pode até ter por aí algum sósia parecido, mas igual a você  não é possível,  não existe e nem existirá.  Isso é a beleza da vida. A individualidade, a singularidade de cada um. Igual a você é só você mesmo.

Se você já perdeu alguém querido na sua vida, saberá do que estou falando por aqui. Aquela pessoa era única com todas as suas qualidades, defeitos, chatices, rabugices, amor, querida e todas essas qualidades e defeitos que definem uma pessoa e é isso o que fica dela, a sua singularidade, a sua marca que ninguém jamais vai substituir. Isso é muito legal da gente saber e entender. Por isso quando a gente escuta essas frases: Nossa você é igualzinha minha irmã, minha tia, minha sobrinha, ou sei lá quem a pessoa  está comparando a você. Na realidade você não gosta muito de ouvir isso fala a verdade. Sabe por quê? Por isso, poxa você faz todo esforço e luta para ser você mesmo, para quando falarem seu nome saber de quem está se falando e lá vem alguém te igualar com quem você nem sabe quem é. Por favor né… Vamos todos nos respeitar e respeitar cada um do jeitinho que ele e. Afinal “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”, como nos diz a música Dom de Iludir do Caetano Veloso.

Acho incrível quando uma vendedora querendo vender algo, talvez foi até treinada assim, fala daquele jeito: Ai leva sim, outra semana eu levei um para minha filha, minha mãe, ou para ela mesma, achando que isso vai ajudar o cliente a comprar. Gente, fala a verdade você está na loja querendo algo para você, procurando algo que tenha a ver com você, você quer sim a opinião as vezes de um profissional, mas o que você menos quer ouvir nesse momento são comentários desse tipo. Acreditem isso não ajuda a vender.

Porém gente há sim uma tendência do gosto por determinada cor dizer um pouco sobre a personalidade das pessoas. Mas é muito pouco para se dizer de uma personalidade de uma pessoa, como alguns sites afirmam na internet. Você é você e como você não tem ninguém, é único. As cores, a sua preferencia pode sim indicar alguma coisa de você, mas somente se você mesmo concordar a respeito. Somente você pode falar de você e olhe lá, não é verdade?

Outra coisa sobre as cores que acho relevante e importante a gente saber. Cada cultura usa as cores de forma diferente como símbolos, e nem sempre a cor que aqui no Brasil significa algo será igual para outros países, tem que se cuidar muito com isso. A cor amarela por exemplo na China está relacionada ao comércio. Em uma passeata contra acordos comerciais em um determinado momento por lá, olha a cor utilizada e o girassol como símbolo para questionarem sobre o assunto.

Me lembro muito sobre esse assunto, quando da realização da minha pós em Marketing, ao estudar sobre propaganda o cuidado que se deve ter com o uso das cores em determinadas culturas, regiões e ambientes.

Na Decoração de Interior o amarelo também tem sido utilizado muito ultimamente.

cores-quentes

decoracao-casa-cinza

Eu já comentei por aqui que a minha cor preferida é o azul, seguida da branca. Mas curto muito o azul com amarelo também quando bem coordenadas.

Love to do this for a dinner party at my home! Our table reminds me of this and what a great backdrop for those colors!:

Então se você gosta de amarelo, e é brasileiro (a) você possivelmente poderá ser uma pessoa que se identifique com algumas das características abaixo, que aqui se relacionam a cor amarela, mas responder de verdade mesmo sobre isso, só cabe a cada um de vocês.

Iniciativa, estímulo, poder, persistência, disposição, força física, vontade, atividade, entusiasmo, motivação, afetuoso (a), alegria, coragem, animação, esperança e compreensão.

Como sugestão de leitura, veja por aqui o porquê do artista Van Gogh utilizar muito a cor amarela em suas lindas pinturas.

Era isso por hoje gente.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

2 respostas

  1. Shalom Aleichem!

    Bom, em primeiro lugar, quero deixar bem claro o seguinte: do ponto de vista da polaridade universal, ninguém é especial ou igual a ninguém. Certo? Porque, se não é amor é ódio, se não é alegria é tristeza, se não é humildade é soberba. Não existe meio termo. Fica muito fácil identificar alguém ou o que chamam de personalidade, se pois observarmos assim. Uma pessoa só é diferente de outra em nível de iluminação, que isto vem, a saber, pela pureza do seu espírito; e pela capacidade com a que consegue perceber e compreender o mundo espiritual ao seu redor. Isto é, se não é material é espiritual, se não é humano é divino, assim como é a polaridade universal que falamos acima. Então, me diga: o que torna uma pessoa especial e única, como você falou? Mo faça saber isto. Porque, digamos que alguém seja corajoso em sua personalidade. Sabe quantas outras pessoas no mundo são corajosas? Milhões. Digamos que uma pessoa seja amorosa e altruísta. Sabe quantas pessoas com as mesmas qualidades existem no mundo? Muitas. Digamos que alguém é humilde e coletivo. Sabe quantas pessoas assim existem no mundo? Muitas. E, se uma pessoa é soberba, quantas pessoas no mundo também não compartilham o mesmo sentimento? Então, o que de fato nos torna especiais, nessa velha loucura de querer ser sempre o centro das atenções no universo? Eu tenho um coração, um corpo, com células, fui gerado da mesma forma que você, se não tomar banho minhas glândulas sudoríparas vão suar e exalar mal cheiro assim como você, se não escovar os dentes vou ter cáries e ficar com os dentes ruins que nem você… Ah! E a cereja do bolo: quando morremos, voltamos para a mesma terra e nosso corpo apodrece e entra em decomposição da mesma maneira. Então, me diga: no que somos diferentes? Exceto pelo fato de eu estar direcionando este comentário para uma mulher que, segundo o gênero, é sim diferente de mim em certos aspectos. Sabe o que são os sentimentos? Amor, ódio, humildade, soberba, coragem, medo… Todos são apenas estados de espírito momentâneos que, de acordo com as situações vividas podemos sentir e manifestar. Então, sentir amor ou sentir ódio é algo atribuído de forma especial a uma suposta personalidade? Não! Todos nós, hora ou outra vamos sentir, tanto o amor quanto o ódio! Porque isto é polaridade universal. Assim como felicidade e tristeza, por exemplo: podemos definir que a alegria é uma questão de personalidade? Não, porque todas as pessoas manifestam esse sentimento de forma aleatória, hora ou outra. E, quer saber? Tem pessoa, por exemplo, que fica feliz com a desgraça dos outros. E aí, só por isso, isto quer dizer dizer que a felicidade é algo que não tem padrão? Ou seja, não é do pólo positivo, mas também pode ser do pólo negativo? Leia bem o que eu vou te dizer: a vontade humana não é capaz de mudar nada das Leis Universais expressas pelo Criador Yahuwah El’ ohym em Sua Criação. Compreendeu? O homem não define absolutamente nada no mundo! Tudo o que o homem faz, porque O Criador lhes deu intelecto, é apenas conseguir compreender, pelo estudo da própria natureza criada, O Conhecimento Expresso nela. Exemplo: por que o sol produz calor? Por que o peixe respira embaixo da água? Por que as flores possuem perfume? Por que existem cores no mundo? A resposta para todas essas perguntas é uma só: A MENTE INTELIGENTE UNIVERSAL DO CRIADOR, QUANDO EXPRESSOU A SUA CRIAÇÃO, COLOCOU EM SUA OBRA O SEU CONHECIMENTO. Isto é semelhante a um emérito pintor, o qual pega uma tela em branco e, movido pelo seu sentimento, pega cores e então pinta uma bela obra de arte. O MUNDO É UMA OBRA DE ARTE PINTADA PELO PINCÉL DE YAHUWAH EL’ OHYM. Agora, o homem, que é dotado de intelecto diferente dos animais (aí sim somos diferentes e especiais), possui sentidos sensoriais que lhes permite observar e compreender o mundo ao seu redor. Ou seja, entender esse Conhecimento Expresso Por Yahuwah El’ ohym na Criação do mundo. Através da química, da física, da biologia etc, que todos esses Conhecimentos e Ciência estão já na Criação desse mundo, então o homem pode responder essas questões. E, olha que, nem estou entrando na realidade aqui dos mundos superiores acima deste, que são 3, divididos em 3 esferas para um, contando com a terra que é o quarto, totalizando 9 mundos espirituais e 10 com a terra. E, ainda assim, o homem não conhece nem um terço desse mundo Criado por Yahuwah El’ ohym. E, muito do que chamam verdades científicas, principalmente quando se trata de aspectos que o homem não tem condições tecnológicas para romper com o chamado limite ocular, onde sua tecnologia não alcança, sendo assim não lhe permitindo apenas por humanidade observar. Então, somente no espírito, fora do corpo é que se pode conhecer. E, mesmo assim não é qualquer um, mas somente uma pessoa Tzadik (justa), mas no sentido espiritual, é que pode conhecer. Fora isso, são teorias humanas mirabolantes, como afirmar que a bilhões de anos, em um tempo em que o homem nem se quer existia, uma explosão casualmente e aleatoriamente deu origem a tudo. Puro cientificismo humano, que também é uma espécie de fé. Agora, por física, eu posso te explicar o motivo e o porque de uma explosão não poder criar vida. Mas não vou entrar nesse conceito. A questão é: a minha e a sua vontade não pode mudar nada daquilo que já foi estabelecido por Yahuwah El’ ohym. E, o homem é ousado demais, em achar que sua vontade ou ideologia pode ser superior as Leis Universais Expressas no universo Pelo Criador. E, veja o que a individualidade foi capaz de produzir no mundo: dor, ódio, desgraça, violência, morte… Não há ninguém diferente neste mundo: compartilhamos as mesmas dores, as mesmas alegrias. Enquanto humanos, somos todos semelhantes, filhos de Yahuwah El’ ohym, O Criador, assim como somos todos nascidos da mesma árvore genealógica. Foi apenas o DNA que, para fins de adaptabilidade, modificou-se em seu código com o passar do tempo. Porém, se estudar mais a fundo os haplogrupos, verá que todos compartilhamos a mesma ancestralidade comum. E, a própria ciência do estudo do mapa genômico pode nos dizer isso: não de um primata, mas de uma mãe e um pai humanos. Por isso Tzadikim (justos) em hebraico não tem conceito humano de personalidade, mas de espírito. Porque, quem é justo é porque está sendo guiado pelo pólo positivo que rede esse mundo e não pelo pólo negativo. Mas, por que alguém é mais justo do que outros? A explicação não é uma máscara que você veste para encarar o mundo (persona) como no conceito grego; mas sim porque essa pessoa nasceu mais próximo da iluminação, que é o ponto da Shephyrot de Kéther (Coroa), que é o ponto mais próximo da Consciência Divina e não humana. Enquanto as cores, por exemplo, não existe um padrão específico? Bom, se você se sentir confiante para responder isso em sua pequinês humana, vá em frente. Porém, a verdade é que o homem jamais soube ou não, por que ou o que o amarelo significa, vermelho etc. O que o homem fez, simplesmente, foi vincular, intelectualmente, certos sentimentos em relação a cor. Então, quer dizer que, só por que estupro é proibido e visto como crime aqui no Brasil, na China que é outra cultura, isso poderia ser diferente e ser considerado algo bom? É a mesma coisa que fizeram com as cores: aqui amarelo significa ouro, riqueza. Na China significa algo ruim? Isso é pura falácia humana! Até por que, se formos lá na China mesmo, bem como no Japão e demais países orientais, e formos ver os luxuosos templos antigos construídos pela realeza, haha! O ouro e o amarelo está lá, bem presente. Então… Não sei dizer. Mas pode ser que, com o passar do tempo, o ser humano que é uma máquina de ignorância; e acha que o seu querer é superior a tudo no universo, pode ter criado um conceito ridículo vinculado ao seu desejo de ser algo. Por exemplo: rosa é uma cor de mulher; e o homem que usar é gay ou afeminado? Mas um dos conceitos ridículos que alguém pela sua ideologia definiu. A verdade é uma só: o homem, na sua ignorância de achar que sabe muito; e que pode definir certas coisas das quais literalmente ele não tem como conhecer com sua humanidade ou tecnologia, cria conceitos ideológicos totalmente sem sentido. A isso chamamos de cultura. Por isso nós, os judeus, temos a cultura de Yahuwah El’ ohym, não o nosso ponto de vista. Ou seja, não temos algo como verdade porque queremos, mas porque Yahuwah El’ ohym a definiu assim. E, aquilo que não temos como conhecer humanamente, simplesmente não definimos. Pois está Escrito: aquilo que está oculto pertence somente a Yahuwah; mas, aquilo que está revelado, deu a nós e a nossa geração (os judeus) para sempre.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email