Oi Gente
Hoje estou escrevendo aqui de Foz de Iguaçu, no 18 Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha e 1 Encontro Mundial, onde estou acompanhando meu marido, Ademir Calegari, agrônomo, nesse histórico encontro de feras da nossa agricultura brasileira.
Esse encontro está sendo realizado aqui em Foz do Iguaçu, no Grand Carimã e Convention Center, nesses dias de 05, 06, 07 e 08 de julho de 2022.
Nesse encontro estão comemorando também 50 anos de Plantio Direto aqui no nosso país.
Para quem é da área da agricultura sabe bem os grandes desafios que enfrentam no dia a dia para que possam conduzir suas lavouras.
Quando se pensa em correr risco para apostar em algo, acredito que essa área da agricultura talvez seja uma das maiores, pois além de todos os desafios que envolvem uma produção agrícola, ainda tem que contar com algo que não está no controle de ninguém e sim da própria natureza, quando pensamos nas previsões climáticas.
Estou aqui falando como leiga total no assunto e que apenas tenho escutado sobre esses assuntos, pelo fato de acompanhar o trabalho do marido, nesses quase 40 anos de convivência entre namoro e casamento.
Durante todos esses anos, tive a oportunidade de algumas vezes viajar e acompanhá-lo em alguns congressos e encontros aqui no Brasil e em alguns lugares no exterior e o que acho mais legal nisso tudo são as pessoas que vamos conhecendo por esse caminho.
No primeiro dia do encontro foram homenageados algumas pessoas e empresas que foram importantíssimas para o desenvolvimento do Plantio Direto, aqueles que acreditaram nessa nova forma de fazer agricultura.
É claro gente que não vou falar por aqui nada sobre essa parte técnica que, apesar de já ter escutado muito a respeito, não entendo sobre o assunto. Mas, como admiro muito o trabalho dessas pessoas envolvidas no agro-negócio e por saber da dedicação, trabalho árduo e amor a terra que resolvi fazer esse post por aqui.
Nesses 50 anos, é lógico que tem muita história para ser contada. Mas tive o prazer de conhecer pessoalmente e que nos entristeceu muito a perda do Bartz e Nonô.
Hebert Bartz, foi o pioneiro da implantação desse sistema e que, infelizmente, faleceu no dia 29 de janeiro de 2021, aos 83 anos, devido a complicações de pneumonia. Foi ele que acreditou e algumas vezes era até chamado de “alemão louco” de Rolândia e começou a prática em sua fazenda.
Nonô Pereira, um entusiasta do sistema, em uma entrevista de 2012. Infelizmente, faleceu aos 76 anos em setembro de 2015, em decorrência de um câncer, nos deixando saudades.
E Franke Dijkstra que esteve presente nesse Encontro, junto com seu filho e continua com os ensinamentos de seu pai.
A programação do encontro com várias palestras, dia de campo e apresentação de trabalhos científicos envolveram produtores, professores de Universidades, estudantes, pesquisadores e diferentes representantes de empresas no setor agrícola.
Foi o 18 encontro nacional e o primeiro internacional, onde estiveram várias pessoas de diferentes países participando e contribuindo com suas experiências sobre o assunto.
O encontro foi promovido pela Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto, cujo presidente é o Engenheiro Agrônomo Jônadan Ma e todos os participantes da Federação, bem como com patrocínio de várias empresas.
Gente, comecei esse post em Foz e só agora estou continuando por aqui, já em casa, com mais imagens dos maravilhosos dias que fizeram parte desse encontro.
A importância de um encontro presencial
Após esses anos de pandemia, onde foram restringidos encontros presenciais como esse, acredito que além de todo conhecimento, informações e experiências que foram trocadas em Foz de Iguaçu, o clima de reencontro de pessoas que há muito não se viam foi bem legal de se ver por lá.
Além das palestras técnicas, também se realizou dias de campo e o que achei bem legal é que foi realizado dentro de um Colégio agrícola, com o envolvimento de todos estudantes, incentivando as novas gerações nesse campo da agricultura. Os mais experientes passando seus conhecimentos aos mais jovens.
Dia de Campo no Colégio Agrícola Manoel Moreira Pena
No dia de Campo havia 07 estações, onde os profissionais passavam suas experiências e ensinamentos para os participantes do encontro.
No vídeo abaixo, que encontrei no Youtube, o meu marido Ademir Calegari e professor Telmo falando sobre as plantas. Pensa em alguém apaixonado pela sua profissão. kkk
Veja algumas fotos abaixo desse momento histórico do plantio direto.
.
Enfim gente, fiz esse post e quis dividir aqui com você, pois esse encontro realmente foi muito legal, por poder reencontrar várias pessoas, amigos e por admirar todo esse pessoal que participa ativamente do desenvolvimento agrícola do nosso país.
Todos nós sabemos bem da importância da agricultura para nosso país e não somente para o nosso, mas também para diversos outros países que dependem do nosso, quando o assunto é produção de alimentos que é o combustível de nós seres humanos.
É preciso cuidar do nosso solo para as gerações futuras e sem dúvida esse sistema de Plantio Direto e Conservação de nossos solos é que nos possibilita extrair, da nossa terra, aquilo que precisamos.
Quero deixar aqui meus parabéns para todos os organizadores e participantes desse encontro que sem dúvida foi um marco na história da agricultura brasileira.
Se você gosta desse assunto ou quer ver mais conteúdos a respeito, com vídeos inclusive, te convido a dar uma olhadinha no instagram de meu marido: @ademircalegari
Era isso por hoje.
Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.
Um abraço.