logo-Blog MAri Calegari
Um Feliz dia das Mães e os desafios das mães brasileiras

Um Feliz dia das Mães e os desafios das mães brasileiras

Tempo de leitura 3 min.
dia das mães

Oi Gente

Um Feliz dia das Mães e os desafios das mães brasileiras. Hoje é dia de comemorar mais um dia das mães e estou passando por aqui para comentar com vocês sobre alguns dados a respeito das mães brasileiras.

O Google fez uma pesquisa sobre assuntos referentes as mães brasileiras que achei interessante. No vídeo, no final do post, você poderá saber um pouco sobre essa pesquisa.

Você sabia, por exemplo, que no nosso país são 67 milhões de mães, que representam 33% da nossa população e que nem todas as mães tem as condições favoráveis para exercerem essa função como gostariam?

Via Pinterest

Aquele velho ditado “ser mãe é padecer no paraíso”, será mesmo? Acredito que não é bem assim, principalmente em um país como o nosso, onde sabemos bem os desafios diários das nossas mães brasileiras.

Mesmo, aquelas mais privilegiadas, com condições de vida mais favorável apresentam desafios nessa função de ser mãe.

Já sabemos bem que não existe uma cartilha a ser seguida nesse sentido. Cada mãe será aquela que consegue ser, do seu jeitinho, dando o seu melhor. Mas, o mais importante mesmo, é poder oferecer esse olhar de amor, que é tão importante para todos os filhos.

Domingo é o dia de comemorar mais um dia das mães, como acontece uma vez por ano. Embora, sou da opinião que todos os dias é o dia das mães.

Na verdade, está aí uma pessoa que, geralmente, não tem um dia sequer de folga, após ter iniciado essa função que é a de ser mãe, não é mesmo? Pois mesmo quando os filhos estão longe e não dando os trabalhos que os pequenos nos dão, lá está uma mãe no mínimo, para ser leve, pensando nos filhos.

Todos nós nascemos da união de um pai e uma mãe, porém as estatísticas e o dia-a-dia nos mostram que tem muito pai por ai que apenas oferece o nome ao filho e olha lá.

É lógico gente que sabemos, também, que tem papai que se sai melhor que muitas mães nessa função. E isso, faz nos pensar também que não existe regras estabelecidas. Existe sim, a realidade e a verdade de cada caso, de cada modo de constituir as famílias e de cada história particular de cada um e é com essa história que devemos viver, conviver e elaborar.

Se você é um(a) desse(a) que teve o privilégio de terem os dois em sua formação, sabe bem que é tudo de bom. Porém, se faz parte de outros modos de família, não significa que é menos favorecido por isso. Na vida, tudo é experiência e até mesmo o sofrimento faz com que aprendamos a criar formas para encarar os desafios diários que é viver.

Vale lembrar, porém, se você está nesse mundo, é que alguma mulher foi capaz de te carregar durante 09 meses no seu ventre e essa mulher é sua mãe biológica.

As várias mães que passaram em nossas vidas

Nem sempre todo mundo é criado por sua mãe biológica, por vários motivos que a vida apresenta, mas também a essa deve-se agradecer, pois de alguma forma ela te trouxe ao mundo. Há também outras pessoas que, possivelmente, fizeram esse papel em nossas vidas, como nos exemplos a seguir.

Vale lembrar também que, em alguns casos, a tia, a avó, a irmã mais velha, a vizinha, a madrasta, a mãe adotiva, a amiga ou seja lá quem, talvez, tenha até mesmo sido mais sua mãe que a própria mãe, devido as contingências da vida de cada um. A elas também são devidas as homenagens no dia das mães.

Acredito que, além de nossas mães, são muitas mães que em algum momento da vida, fez esse papel para gente, até mesmo a babá, a empregada da casa e todos aqueles que contribuíram e ajudaram à mãe nessa função.

Como mãe, sabemos bem que precisamos de ajuda, seja lá de quem for, em alguns momentos durante os cuidados com nossos filhos. Somos seres afetivos e precisamos uns dos outros, principalmente no exercício dessa função de ser mãe.

Veja, então o vídeo abaixo, sobre a referida pesquisa mencionada acima e tire suas próprias conclusões.

Já trouxe aqui, em outros anos, alguns posts sobre mães. Fique a vontade para dar uma olhadinha.

Como, quando e onde surgiu a comemoração do dia das mães?

Um domingo para sua mãe

A experiência de ser mãe

Enfim gente, apesar das tristes estatísticas sobre as mães brasileiras e seus desafios, hoje é sim o dia de comemorar o dia das mães e vida que segue.

Desejo de coração à você mãe um feliz dia das mães e que possa sempre ter a coragem de exercer essa sua função dentro do melhor que você possa fazer, sem contudo se esquecer que você também é uma pessoa que, além de ser mãe, merece na medida do possível não se perder de você e se permitir a fazer um pouco daquilo que você deseja.

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço e um feliz dia das mães.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email