logo-Blog MAri Calegari
Quem foi Maria Montessori e a criação de seu método pedagógico?

Quem foi Maria Montessori e a criação de seu método pedagógico?

Tempo de leitura 4 min.

O post de hoje se refere a Maria Montessori, a responsável pela criação do método Montessori de ensino, bem como dividir com você um pouco sobre esse método pedagógico que tem feito muito sucesso em vários países….

El aprendiz en el centro, ¡María Montessori ya lo dijo! (2/3) - JAVIER TOURÓN

Maria Montessori é italiana, nascida em Chiaravalle, na Província de Ancona, no ano de 1870 e faleceu na Holanda em 1952.

Filha de Alessandro Montessori, militar e de Renilde Stoppani, foi criada no seio de uma família católica burguesa, onde os pais aceitaram a sua escolha por seguir nos seus estudos, o que não era comum as mulheres de sua época.

Aos 14 anos, iniciou seus estudos na área de engenharia, seguida da biologia e, após se dedicou a medicina. Foi a primeira mulher italiana a se graduar como Doutora em Medicina, se interessando pela área de Psiquiatria.

Montessori foi membro da Clinica Psiquiátrica de Roma e contemporânea de Freud, desenvolvendo suas teorias para o tratamento da saúde mental.

Resultado de imagem para frases de maria montessori

O seu interesse pela inclusão das crianças com alguma deficiência a levou a pesquisar e, durante anos de dedicação ao desenvolvimento infantil, a sua paixão pela ciência e educação foi o que levou Maria Montessori a desenvolver suas pesquisas na Universidade de Roma sobre os tratamentos que eram aplicados as crianças excepcionais.

Em suas observações, percebeu que as crianças durante esses tratamentos que eram semelhantes aos tratamentos de adultos, se sentiam tristes e deprimidas.

Resultado de imagem para frases de maria montessori

Diante desse quadro, ela apresentou o seu trabalho em um Congresso de Turim, sobre educação moral defendendo a tese de que as crianças excepcionais não podiam ser ignoradas socialmente e que era preciso fazer a inclusão das mesmas no convívio da sociedade. Assim, a partir de 1899, inicia-se o desenvolvimento de seu trabalho sobre o assunto da educação pedagógica com crianças.

Resultado de imagem para frases de maria montessori

O Ministério da Saúde Italiana entrou nessa causa e a Escola Ortofrênica na cidade de Roma, que se dedicava a formação de educadores para atuar junto as crianças especiais e retardo mental, foi o local onde deu inicio as suas pesquisas com as crianças, as quais chegaram a desenvolver um nível de aprendizagem considerados extraordinários dentro do contexto.

“Aos 28 anos, defendeu no Congresso Médico Nacional, em Turim, a tese de que a principal causa do atraso no aprendizado de crianças especiais era a ausência de materiais de estímulo para o desenvolvimento adequado. Buscando se especializar, formou-se em Pedagogia e envolveu-se com a Liga para a Educação de Crianças com Retardo, sendo nomeada codiretora de uma escola especializada. Nesse período, adaptou os materiais existentes e criou diversos outro, obtendo excelentes resultados.” https://www.ebiografia.com/maria_montessori/

Como foi a criação de seu método pedagógico?

Entre os anos de 1904 a 1908, Montessori lecionou na Escola de Pedagogia de Roma e, no inicio do século XX, houve uma corrente entre marxistas e freudianos que queriam buscar novas alternativas diferentes da educação tradicional.

Buon compleanno, Maria Montessori! - Montessori, Vita in cammino - La Tela di Carlotta

Em 1907 ela cria a Casa dei Bambini (casa para crianças) . Montessori acreditava em um método onde deveria deixar as crianças livres para aprender sem constrangimentos.

Ana Freud, filha de Freud, iniciou na área de pedagogia na Escola Montessori da cidade de Viena, “Haus der Kinder”, onde trabalhou como professora. No ano de 1937, Ana Freud criou Nursery, onde incluía o bercário e creche, seguindo o modelo Montessori.

Seu método, aos poucos, foi sendo implantado em outros países, como a Escola Ortogênica de Chicago, onde o filósofo e psicanalista Bruno Bettelheim e sua esposa, uma seguidora de Maria Montessori, que acolhia crianças diagnosticadas com Autismo. Ele esteve na direção dessa escola durante 30 anos.

O que é o método montessori?

O método montessori é constituído de “um conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos criado por Maria Montessori. (…) o ponto mais importante do método é, não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário”.

Montessori philosophy - short overview

O método se baseia em planos de desenvolvimento, de acordo com a fase da criança, respeitando a individualidade de cada aluno.

Os seis pilares do método são:

1- Autoeducação;

2- Educação como ciência;

3- Educação Cósmica;

4- Ambiente preparado;

5- Adulto preparado;

6- Criança equilibrada

Sobre cada um desses pilares você poderá saber mais por aqui.

June 1916: Boys and girls playing indoors at the Montessori Children's Villa on a rainy day, watched by a nurse.

“Com a ascensão do regime fascista de Mussolini, várias escolas especializadas no Método Montessori foram fechadas, e em 1934 a educadora decidiu deixar seu país. Em 1936, trabalhando na Espanha, mais uma vez foi obrigada a fugir, quando explodiu a Guerra Civil Espanhola. Permaneceu na Holanda durante algum tempo, mas em 1939 foi para a Índia onde lecionou durante sete anos. Em 1946 voltou para seu país. Em 1947, com 76 anos, Maria Montessori falou para a UNESCO sobre “Educação e Paz”. Em 1949 recebeu a primeira das três indicações ao Prêmio Nobel da Paz. Com 81 anos participou do 9º Congresso Montessori Internacional.”

Maria Montessori faleceu na cidade de Noordwijk, na Holanda, no dia 6 de maio de 1952.

Enfim gente, as escolas montessori hoje em dia estão espalhadas por vários países e vem se tornando uma opção para a educação dos filhos e, ainda, alguns ex-estudantes de escolas montessori se tornaram adultos criativos e “grandes serviços virtuais de hoje são fruto de montessorianos: Google, Google Maps, Gmail, YouTube, Vimeo, Wikipedia, Amozon. O iPode, o iPad e o iPhone não são, mas seu criador, Steve Jobs, ajudou pessoalmente na criação de aplicativos montessorianos para os três aparelhos, apoiando o casal que teve a ideia de criá-los e estimulando-os a ir em frente. Os aplicativos montessorianos, logo em seguida, figuravam entre os melhores da App Store”. https://larmontessori.com/2013/02/04/o-que-acontece-em-montessori/

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Referências:

https://www.revistaeducacao.com.br/pedagoga-e-psicanalista-apostaram-em-experiencias-educativas-libertarias-no-inicio-do-seculo-20/

https://www.ebiografia.com/maria_montessori/

https://www.recantodasletras.com.br/biografias/5926401

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email