Oi Gente
Estamos iniciando mais um mês, o mês de agosto de 2017, e me lembrei que já havia feito um post sobre esse mês por aqui, por se tratar de um mês, onde tem algumas crenças populares contra ele. Inclusive, o mesmo é conhecido como o mês do cachorro louco. Saiba um pouco sobre isso por aqui…
Há muito tempo ouço que o mês de agosto é um mês onde tudo dá errado, não é um mês bom para se casar, essas coisas de superstições que vão sendo transmitidos na cultura de um país e que acabam virando regra. A filha ouviu da mãe, que ouviu da avó e assim por diante. Mas de onde vêm essa história? …
De onde vem esse nome Agosto? A maioria dos nomes dos meses vem do calendário romano e o nome Agosto vem em homenagem ao Imperador César Augusto.
Algumas datas de eventos que choraram o mundo aconteceram no mês de agosto, como por exemplo a primeira Guerra Mundial, que começou em 1 agosto de 1914, o suicídio de Getúlio Vargas, em 24 de agosto de 1954, a morte da Princesa Diana, por acidente de carro, Elvis Presley , por um colapso fulminante em 1977 e Juscelino Kubitschek, também por acidente de carro. Hitler chegou ao poder nesse mês, e muitas outras fatalidades que envolvem desde queda de avião e mortes por enchentes, inundações.
Mas por que cachorro louco?
O fato de ser chamado de “Cachorro Louco” tem a ver com os períodos de cio das cadelas, que devido ao clima desse mês, aumenta muito nessa época, deixando literalmente os cachorros loucos. A disputa pela fêmea fica acirrada, aumentando a raiva ( que é a doença transmitida pelo cachorro, através de sua saliva). Sendo assim, o mês de agosto pelo fato de haver mais contatos entre os animais, a disseminação da raiva também ocorre mais nesse mês. Talvez seja daí a expressão do mês dos cachorros loucos.
E o que a numerologia tem a dizer sobre isso? Sobre o fato de agosto ser um mês do azar?
“Segundo o numerólogo Yubertson Miranda, o número 8 representa o resultado prático do que cada um produz durante a vida, por isso ele é tão radical. Pode expressar tanto fracasso, quanto sucesso, fama ou escândalo.”
Talvez essa superstição tenha sido trazida para o Brasil pelos portugueses. O mês de agosto em Portugal era o mês, quando as navegações saiam em alto mar em busca de novas terras. As noivas que se casavam nesse mês, ficavam sem os maridos e sem a lua-de-mel, e muitos desses maridos nem voltavam dessas expedições. Dai também vem a crendice de agosto o mês do desgosto. E ainda hoje, é grande o numero de pessoas que não escolhem o mês de agosto para se casar.
Mas o que eu penso sobre isso?
Acredito que você é aquilo que você pensa. E que nós todos temos energia que atrai justamente aquilo que nós pensamos. Então, se você pensar que o mês de agosto é sim o mês das tragédias, de tudo o que a mídia e os ditos da sociedade nos diz, é melhor ir devagar nesse mês. Afinal, você ainda é refém dos pensamentos e ditos da sociedade.
Agora se isso não lhe diz respeito, e pensa que tudo isso é bobagem. Aproveite bem o mês de agosto, principalmente as promoções de viagens e tudo que tem de bom também nesse mês. Mas o dizer é diferente de acreditar e de sentir. Respeite os seus pensamentos, sejam eles quais forem.
Acho que o mês de agosto, na minha opinião, é um mês de transição: Um mês de reflexão sobre o que fizemos na metade do ano e é o mês que vai nos preparando para a próxima estação climática a primavera, onde as flores vem nos mostrar que tudo se transforma, se inicia sempre um novo ciclo. E logo vem o verão, mês de abertura de mente, de luz, de buscar sempre novas energias e novos caminhos, apesar do pessimismo instalado no povo brasileiro…
John Locke, filósofo inglês, já dizia: “Sempre considerei as ações dos homens como as melhores intérpretes de seus pensamentos”.
Tudo depende do que você pensa, por que não ser um mês do gosto e não do desgosto? Aí vai do que você pensa…
Era isso por hoje.
Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.
Um abraço.
Respostas de 2
Boas informações e curiosidades. Eu sempre achei que as crenças sobre o mês viessem justamente do nome, interpretado popularmente às avessas. Eu, pessoalmente, como moro no sudeste, onde faz mais calor, não tenho nada contra o mês de agosto, só me lembro que daqui a pouquinho estará um calor quase insuportável. Ótimo post!
São curiosidades e ditos populares que vão passando, oralmente, de geração em geração. O melhor mês é aquele em que estamos vivendo.
Um abraço Ana.