logo-Blog MAri Calegari

Quem foi William Shakespeare?

Tempo de leitura 4 min.

Oi Gente

O post de hoje é sobre a vida de Shakespeare, o famoso ator, dramaturgo, poeta , escritor de todos os tempos. O criador de várias expressões que são utilizadas hoje em dia, sem nem mesmo saber de onde surgiram. Shakespeare foi aquela pessoa que não esteve aqui por acaso, deixou sua marca registrada no mundo da literatura,dramaturgia, das artes em geral. Saiba um pouco sobre a sua vida por aqui…

ÓTIMA REFLEXAO:

 Um pouco da história de sua vida

Church of the Holy Trinity, Stratford-Upon-Avon: One of the most beautiful, sweet churches I have ever stepped inside!:

 Ele foi batizado em 26/04 de 1564 em uma Igreja do Século XIII, chamada Santíssima Trindade.

A cidade de Stratford-upon-avon, na Inglaterra,está diretamente ligada a história de vida de Shakespeare, pois seus olhos e interesses sempre estiveram voltados para a sua cidade Natal.

Shakespeare nasceu em 23/04 de 1564, viveu sua infância, criou seus filhos e morreu, no mesmo dia 23/04/1616.

Era o período na Inglaterra da rainha Elizabet I, que governou a maneira protestante. A cidade tinha sua economia baseada na agricultura, no comercio de lã e tinha em torno de 2000 pessoas.

Era o século XVI e início do século XVII e sua cidade era considerada uma cidade comercial, normal, onde vizinhos vinham ali comercializar seus produtos. A peste negra tinha chegado a cidade e, no ano de seu nascimento, a cidade foi tomada por uma epidemia, foram registrados 200 pessoas mortas naquele tempo e as crianças, principalmente as recém nascidas, eram as maiores vítimas.

Seus pais, John Shakespeare e   Mary Arden , ficaram felizes por ele ter sobrevivido, pois já haviam perdido duas meninas. Ele nasceu na rua Henley. Seu pai foi um aprendiz inicialmente sobre a produção de luvas de couro, passando a provador de cerveja e demais profissões e aos poucos foi crescendo, se tornando prefeito da cidade. Willian Shakespeare tinha 4 anos, quando seu pai se tornou prefeito da cidade e o mesmo o seguia pelas visitas na cidade, lhe proporcionando o convívio com os mais diversos tipos de pessoas.

Seu pai fabricava luvas finas, de um couro especial branca,  destinado as pessoas ricas. Ele não frequentava a Igreja e seu nome aparecia na porta da mesma devido a esse fato. John Shakespeare era vigiado pela rainha e, após essa perseguição se tornou endividado.

William Shakespeare estudou em uma escola, onde passava o dia todo, iniciando com a oração do Pai Nosso e o catecismo e, somente após a parte de estudos religiosos, iniciavam-se os estudos dos clássicos, mas ele não conseguiu se estabelecer como ator ou dramaturgo na sua cidade, devido aos problemas financeiros. Foi devido a seu risco em ir para Londres que conseguiu limpar o nome da família Shakespeare.

La Casa de Anne Hathaway, esposa de #Shakespeare, es uno de los lugares para #visitar en #Stratford. http://www.viajaralondres.com/ciudades-para-visitar-cercanas-a-londres/stratford-upon-avon/ #turismo #viajar #Inglaterra:

Casa de Anne Hathaway

Casou-se aos 18 anos, no ano de 1582 com Anne Hathaway, a qual era 8 ou 9 anos mais velha que ele e,desse casamento, nasceram seus três filhos, Suzanna e depois  um casal de gêmeos Judith e Hamnet. Hamnet morreu aos 11 anos de peste.  Não se sabe muito sobre a história amorosa do casal.

O enlace foi apressado, pois Anne estava grávida. Os historiadores não sabem muito sobre os 7 anos que se passaram entre 1585 a 1592, acreditam que ele tenha ministrado aulas e, ainda jovem, passou a fazer parte de um grupo de atores e, a partir desse momento em sua vida, descobriu sua vocação.

Foi influenciado por um grupo de atores,  financiado pela Rainha Elisabeth I, que se apresentava por toda a Inglaterra, e quando o grupo esteve em sua cidade, acredita-se que ele os pode ter seguido e ido para Londres, a partir de então.

Chegou a Londres, uma cidade com 200 mil pessoas, 300 igrejas e ali encontrou casas de teatros. Chegou em uma época boa, se adaptando facilmente  pois o momento era propício para o teatro, e ele fez sucesso com o poema sua narrativa Vênus e Adônis. Uma outra epidemia da peste chegou a cidade em 1592 e vários teatros foram fechados novamente e Shakespeare teve que se adaptar.

Shakespeare frequentava a corte como forma de divertir a rainha. Seu forte foi a dramaturgia.

Ele se inspirou em um livro chamado Crônicas da Inglaterra, Irlanda e Escócia. Criou um personagem, um cavaleiro cômico que agradava todo o público, chamado de Falstaff. Shakespeare escreveu especificamente para esse personagem em um outro momento, para que o mesmo estivesse no papel principal.  A “comédia dos erros” foi uma das peças teatrais que agradou muito o público em Londres. 

Resultado de imagem para Teatro Globe Londres

Foi no teatro Globe, um lugar onde tinha muita energia e morando a poucos metros dali, que ele se tornou o maior escritor da língua inglesa. Esse teatro, em 1613, foi incendiado e Shakespeare ficou arrasado e esse fato o levou a acabar com o seu desejo de escrever.  Quando estavam apresentando uma peça Henrique VIII e, em uma das cenas em que havia um disparo de canhão, algo saiu errado e o fogo se espalhou.

Stratford upon Avon, Warwickshire, England:

Shakespeare sempre investiu seus ganhos na cidade de seu nascimento, onde o lugar hoje está sua casa, visitada por pessoas do mundo inteiro. A sua família e amigos sempre estiveram nessa cidade tão amada por ele. Ele foi um dramaturgo que aproveitava sua riqueza. Era conhecido como Shakespeare de Stratford-upon-avon.

A tempestade foi a sua última obra, peça teatral, escrita por ele. Acredita-se que foi escrita entre 1610-1611. Após esse trabalho, somente colaborou com  outros escritores.

Assinou seu testamento 1 mês antes de sua morte e declarou estar em perfeitas condições de saúde. Sua morte deve ter sido de causa inesperada. Deixou dinheiro para a família e para os pobres de sua cidade.

Resultado de imagem para imagem do folio de shakespeare

Após sete anos de sua morte, os amigos John Heminges e Henry Condell, dois atores, publicaram o Primeiro Fólio, onde se encontravam uma coletânea de suas 36 peças dramáticas. E nesse fólio, está a primeira imagem desenhada por um dos seus amigos da fisionomia de Shakespeare.

Resultado de imagem para imagem do folio de shakespeare

Somente em 2009, foi apresentado ao público um novo retrato, pintado, que se encontrava na família Cobbe que acredita-se ter sido realizado em um momento de juventude, quando já estava em um momento financeiro melhor. (a foto abaixo)

ÓTIMA REFLEXAO:

Algumas de suas obras famosas, entre tragédias, comédias e dramas históricos

Júlio Cesar, Henrique IV, Henrique V, Antonio e Cleópatra,Ricardo III, O mercador de Veneza, Romeu e Julieta, Rei Lear, Hamlet.

Ele foi muito influente, com suas expressões que ainda fazem sentido até hoje, eis algumas delas abaixo, disponíveis no google.

Lembrar é fácil pra quem tem memória, esquecer é difícil pra quem tem coração.:

Resultado de imagem para frases de shakespeare

FRASES: Você faz suas escolhas e suas escolhas fazem voc...:

Resultado de imagem para frases de shakespeare

Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar. — William Shakespeare:

Resultado de imagem para frases de shakespeare

Resultado de imagem para frases de shakespeare

Enfim, Shakespeare sempre foi e será uma inspiração no mundo das artes. Todos se referem a ele e com frequência, no teatro, cinema, ballet, escritores, etc.

Era isso por hoje.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Referência:

Documentário: Shakespeare, O Legado.   por Cal Seville

Imagens disponibilizadas na Web

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email