logo-Blog MAri Calegari
# EU ME CUIDO – Campanha

# EU ME CUIDO – Campanha

Tempo de leitura 5 min.
EuMeCuido: Instagram, TikTok, Twitch e mais redes se unem contra Covid

Oi Gente

O post de hoje é para falar sobre # EU ME CUIDO – Campanha prevenção Covid-19, uma união das redes sociais em uma campanha sobre a prevenção contra o COVID-19.

Estamos cansados, preocupados e amedrontados por ver a cada dia essa pandemia se alastrar, como se não visse uma luz ao final do túnel.

Estamos entrando no mês de junho e principalmente nas regiões mais frias de nosso país é provável que aumente os número de problemas na área da saúde respiratória.

Esse é o segundo outono/inverno que enfrentaremos junto com a COVID-19. # EU ME CUIDO é uma campanha para continuarmos atentos sobre a prevenção contra o COVID-19.

Nesse momento, provavelmente, você já deve ter conhecido ou pelo menos saber de algum caso de muita tristeza mais próximo a você. A pandemia está deixando um sofrimento nunca visto, desse modo, em nosso país.

Estamos longe ainda de poder contar com as vacinas para todos os brasileiros a qual é uma das únicas esperanças para parar ou pelo menos diminuir o contágio desse vírus.

Embora saibamos que ainda há muitas pessoas que preferem fugir da verdade, talvez até como forma de defesa e fuga desse sofrimento, encarar a verdade e ver o momento crítico que estamos passando em nosso país, ainda é a melhor forma para lidar com a situação.

Facebook

Somos brasileiros, conhecedores dos inúmeros problemas que enfrentamos há anos com as diferenças sociais, ingerência em alguns setores e fragilidade no nosso sistema de saúde, sem esquecer que não é dos piores do mundo. Mas, diante dessa pandemia, a sua fragilidade está mais presente.

Não é hora de ficar achando culpados aqui e ali para tudo isso que estamos passando. É hora de tentar evitar mais sofrimento e diante de tantos discursos desencontrados, de tantas certezas incertas, o que vale mesmo é nos unirmos de forma fraterna, como brasileiros que somos, para juntos cada um, dia a dia, hora a hora, fazer a sua melhor parte, ou seja, se proteger de disseminar mais os vírus e continuar praticando os cuidados que já estamos bem informados a respeito.

A disseminação está maior, com projeções de que possa estar vindo a terceira onda. Não dá para fugir da verdade da nossa realidade. Vale lembrar, ainda, dos nossos queridos profissionais de saúde que estão a frente dessa guerra, na grande maioria mal remunerados, arriscando suas vidas pelas nossas.

Estamos todos cansados, mas quando penso nesses profissionais as nossas dificuldades ficam bem menores.

Um bom soldado não foge a luta, mas companheiro é companheiro e cabe a nós se não ajudarmos, pelo menos não atrapalharmos.

Aqueles que tem o privilegio de poder ficar em casa, que fique. Vale a pena essa restrição para que possamos passar esse período crítico e, como em alguns países, podermos tentar retornar a nossa liberdade de ir e vir sem medos e receios.

Você se cuida pra mim que eu me cuido... Alexandre Klismann - Pensador

Vamos aderir a essa campanha, dando cada um o melhor de si, aumentando os cuidados, cuidando daqueles que precisam da gente e até mesmo fiscalizando uns aos outros, para que possamos sair dessa triste realidade.

Vamos relembrar alguns cuidados importantíssimos nesse momento, segundo orientação da OMS.

Além do uso da máscara, do álcool em gel, de manter o distanciamento social e todos os cuidados que a população já está bem orientada, abaixo mais algumas orientações da OMS em lugares específicos.

Maneiras simples de evitar disseminar o vírus em seu local de trabalho:

1- Certifique-se sobre o seu local de trabalho se está limpo e higiênico;

2- Superfícies (por exemplo: escrivaninhas e mesas) e objetos (por exemplo: telefones, teclados, celulares) precisam ser limpos com álcool ou desinfetante regularmente. Por quê? Porque a contaminação em superfícies tocadas por funcionários e clientes é uma das principais formas como o COVID-19 se espalha;

3- Promova a lavagem regular e completa das mãos por funcionários, contratados e clientes. Coloque os distribuidores de produtos para esfregar as mãos em locais proeminentes no local de trabalho. Certifique-se que esses dispensadores são regularmente recarregados e exiba pôsteres promovendo a lavagem das mãos.Certifique-se que funcionários, contratados e clientes tenham acesso a lugares onde possam lavar as mãos com água e sabão. Por quê? Porque a lavagem mata o vírus em suas mãos e evita a propagação do COVID-19.

Continue comunicando e promovendo a mensagem de que as pessoas precisam ficar em casa, mesmo se eles têm apenas sintomas leves de COVID-19.

Antes de uma reunião ou Evento

1- Desenvolva e chegue a um acordo sobre um plano de preparação para prevenir infecções em sua reunião ou evento.

2- Considere se uma reunião presencial ou evento é realmente necessário. Poderia ser substituído por uma teleconferência ou evento online?

3-  A reunião ou evento poderia ser reduzido para que menos pessoas comparecessem?

4-  Pré-encomendar suprimentos e materiais suficientes, incluindo lenços de papel e desinfetante para as mãos para todos
participantes. Tenha máscaras cirúrgicas disponíveis para oferecer a qualquer pessoa que desenvolva problemas respiratórios
sintomas.

5- Monitore ativamente onde COVID-19 está circulando. Avise os participantes com antecedência que se eles tem algum sintoma ou não se sente bem, não deve comparecer.

6- Certifique-se de que todos os organizadores, participantes, fornecedores e visitantes do evento forneçam contato em 
detalhes: número de celular, e-mail e endereço onde estão hospedados. 

7- Tende deixar os participantes menos próximo possível, preferencialmente com 1 metro de distância.

8- Dê preferência a manter o lugar mais arejado possível, abrindo janelas e evitar ao máximo o ar condicionado.

9- Após o evento ou reunião, caso saiba do aparecimento de algum sintoma em algum dos participantes, faça de tudo para comunicar os demais que estiveram presentes, para que possam se observar no aparecimento de qualquer sintoma. Na dúvida, vá fazer o exame. É melhor prevenir do que remediar.

Antes e durante as viagens a trabalho

1- Procure evitar encaminhar funcionários que apresentam comorbidades para viagens a trabalho;

2- Verifique como está a incidência da doença no local de destino, bem como nos demais lugares que por ventura precisarem pernoitar, para que redobrem os cuidados;

3- Incentive os funcionários da necessidade de lavar as mãos sempre que possível. Carregar álcool em seus carros, água e até mesmo alguns alimentos, para evitar tantas paradas, bem como usar máscaras e ter sobressalentes para que se façam a troca das mesmas, principalmente ao retornar ao carro.

4- Ao retornar das viagens, se observar se algum sintoma possa parecer. Cuidados nas lavagens de roupas e limpeza de bagagens.

Não se esqueça:

Precauções e planejamento simples podem fazer uma grande diferença. A Ação agora ajudará a proteger seus funcionários e sua empresa, bem como os familiares.

Enfim gente, embora para muitos o post não traga novidade nenhuma, é bom sempre relembrar para que não vacilemos nesse momento crítico de transmissão do Covid_19.

# Eu me cuido campanha é a união de todos para a mesma causa e caso queira conhecer mais detalhes da orientação da OMS para se evitar o Covid-19, visite esse site, de onde trouxe algumas orientações por aqui: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/getting-workplace-ready-for-covid-19.pdf

Aproveite para dar uma olhadinha nesses posts que já fiz por aqui, talvez você possa se interessar:

OMS divulga guia sobre cuidados a saúde mental diante da pandemia do Covid-19

A gripe espanhola no Brasil e a superação dessa fase

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Que possamos a cada dia evitar mais sofrimento diante dessa pandemia.

Um abraço.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email