logo-Blog MAri Calegari
Paris – Jardim do Luxemburgo no Inverno

Paris – Jardim do Luxemburgo no Inverno

Tempo de leitura 3 min.

Oi Gente

O objetivo do post de hoje é dividir com você um pouco sobre esse lugar turístico em Paris que vale muito a pena visitar o Jardim do Luxemburgo, ( em francês Jardin du Luxembourg) .  Já havia visitado em outra viagem à Paris e fiquei encantada com as lindas flores e, dessa vez, quiz passar por lá para matar as saudades e ter uma ideia do jardim durante o inverno. Saiba um pouco por aqui….

 

O que é o Jardin du Luxembourg

Este é sem dúvida um dos parques mais popular de Paris; seus 29 hectares de vegetação são embelezados com pedaços de água e cobertos por árvores esplêndidas. Um verdadeiro jardim francês, adjacente ao Palácio do Senado. 

Um pouco sobre a História interessante desse jardim

A viúva de Henrique IV, Maria de Médicis, não gostava da moradia da monarquia francesa – não gostava do Louvre. Sendo assim, adquiriu uma propriedade de François de Luxembourg para ali fazer a sua residência, fora dos limites de Paris na época.

Era o ano de 1612 e alí se iniciava a sua nova moradia, o Palácio. Como sentia muita falta de sua terra natal, Florença na Itália, “não hesitou em fazer do terreno anexo ao Palácio, de oito hectares, uma recriação do Jardim Boboli, de Florença.” 

Caso queira saber sobre a história completa acesse aqui

O jardim, equipado com cadeiras e poltronas de metal, permite que você passe horas lendo tranquilamente perto da grande piscina. Mas também há adeptos de jogging ou tênis: seis quadras municipais contíguo ao playground para as crianças.

Luxemburgo é um paraíso para os mais jovens: espaço, vegetação e atrações fazem com que o lugar seja disputado.  Para os curiosos, uma escola de apicultura e seu apiário podem entender os segredos do mel. No final do parque, o teatro de marionetes reúne uma multidão grande e alegre, perto de campos de tênis, balanços de playground e o velho carrossel!

O jardim é um local de encontro para os entusiastas do xadrez que se sentam à beira dos corredores e jogam seus jogos em público, bem como jogadores de bridge.

Como disse no início do post, passei por ali para matar as saudades e ver como era o jardim no inverno. Mesmo sem flores, com sua limpeza invejável, o jardim estava bem frequentado devido ao Inverno atípico de Paris nesse ano de 2019, com um sol bem gostoso e convidativo para passear ao ar livre.

 

Sinceramente o que me chamou a atenção foi a limpeza do parque. Diversas lixeiras distribuídas ao longo do parque dava para se observar que era usada pela quantidade de lixo dentro delas, fazendo com que a limpeza do parque, comparado ao número de visitantes que trafegam por lá, demonstra o nível de educação e cultura de um país. 

Gosto muito de árvores, seja elas quais forem e mesmo sem as folhas elas estão ali nos mostrando que, apesar de não estarem exuberantes é possível ainda estar em pé com seus ramos secos mas a espera das próximas estações, onde retornarão com todo o esplendor de suas belezas. 

Gosto de compará-las com a vida de cada um de nós, que mesmo com as dificuldades que a vida nos oferece é possível se manter em pé, pois as raizes são firmes e fortes para aguentar as diversidades com a certeza que o tempo se encarregará, de acordo com o nosso movimento, de trazer fases melhores.

Endereço e como chegar:

Endereço: 6 Arrondissements – 19, Rue de Vaugirard

Os Arrondissements (distritos) de Paris

Paris é dividida pelos Arrondissements e os menores números é onde poderão realizar alguns passeios a pé, na parte mais central da cidade, onde está localizado o Rio Sena e por alí muitos pontos turísticos.

Como hoje trouxe aqui para você o Jardim de Luxemburgo, coloquei o mapa abaixo para se ter uma ideia da sua localização, que é no Arrondissements de número 6. ok?

Você deverá pegar a linha Azul, B, sentido Antony e descer nessa estação Luxembourg.

Ao sair da Estação você sairá praticamente dentro do Jardim de Luxemburgo. Vale lembrar que a visita é gratuita.

Abaixo um vídeo amador que fiz por lá e está no meu canal do Youtube e caso você queira visualizar alguns videos que posto por lá, por favor se inscreva no canal. ok?

Caso você queira ver algumas fotos do jardim no verão e maiores informações, acesse esse site aqui.

 

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

Referência:

Paris est à vous – Um guia de viagem em francês que eu já tinha em casa (kkk) do ano de 2005 e 2006

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email