22 lindas obras do artista George Dunlop Leslie

Oi Gente

O objetivo do post de hoje é trazer,  aqui para você,  um pouco sobre as lindas pinturas e uma pequena biografia desse artista George Dunlop Leslie.  Suas pinturas retratavam a vida cotidiana dos afazeres ingleses de sua época e, adorei a sua sensibilidade, o colorido e os detalhes de suas pinturas…

Acho incrível observar os detalhes dessas pinturas realizadas no século XIX e início do século XX, onde  a sensibilidade desse artista em seus pequenos detalhes, conseguem nos passar o que era viver nesse período vitoriano.

Quando vi um quadro desse artista, que nunca tinha visto falar, me chamou a atenção e fui buscar informações a respeito e divido aqui com você. Quem foi esse pintor George Dunlop Leslie?

Um pequena biografia e suas lindas pinturas

Self Portrait
*oil on canvas
*34.5 x 29.7 cm
*signed b.r.: G.D.L. / 82

 

George Dunlop Leslie foi um pintor do período vitoriano, nome dado devido ao reinado da Rainha Vitória I que  compreende o período de 1835 a 1901, quando a Inglaterra estava passando por um grande desenvolvimento econômico e industrial, além das suas conquistas coloniais.

De uma família de artistas, George Leslie nasceu em 02/07/1835 e viveu até 21/02/1921, onde se dedicou a pintura, ilustração e escrita de alguns livros. Foi o pintor que retratou a vida cotidiana e a infância dos pequenos ingleses de sua época. 

Seu pai era um reconhecido pintor de nome Charles Robert Leslie, o qual era membro da Academia Real. Seu tio Robert Leslie era  pintor famoso de marinas e sua irmã mais velha, também, se dedicou as artes.

Leslie iniciou os seus estudos de artes com seu pai e mais tarde frequentou a Academia de artes Cary, em Bloomsbury (uma área central de Londres, com seus lindos jardins).

Seus trabalhos tiveram uma influencia dos pré-rafaelitas ( um grupo de artistas fundado na Inglaterra no ano de 1848, que eram críticos com a pintura academicista da época) mas, mesmo assim, a sua pintura ainda se manteve mais no estilo acadêmico com o objetivo de mostrar “imagens do lado ensolarado da vida doméstica inglesa”.

As crianças faziam parte de algumas de suas pinturas como forma de retratar a infância inglesa. O seu trabalho foi elogiado pelo crítico de arte inglesa John Ruskin pelo fato de retratar a “qualidade doce da infância inglesa”.

 

Além de suas pinturas, Leslie publicou vários livros com ilustrações em preto e branco, baseados em suas observações da natureza.

Após seus estudos na Academia de Arte de Cury, ele estudou na Royal Academy e escreveu uma história sobre essa Academia.

No ano de 1859 foi realizada a sua primeira exposição, sendo a primeira de muitas que faria a cada ano.



Grupo de Artistas Vitorianos St John’s Wood Clique


George Dunlop Leslie fez parte de um grupo de artistas vitorianos que viviam na área de St. John’s Wood, um distrito da cidade de Londres, onde alguns artistas faziam parte tais como: Philip Hermogenes Calderon, Henry Stacy Marks, George Adolfo Storey e outros, os quais tinham ideias semelhantes de um grupo anterior chamado The Clique (um grupo informal formado por estudantes da Royal Academy Schools de Londres). 

 

 

 

 

Enfim gente, nunca tinha ouvido falar nesse artista mas me encantei com suas pinturas e, por isso,  resolvi dividir aqui com você. George Dunlop Leslie nos deixou, através de sua produção artística, a possibilidade de  conhecermos um pouco sobre a vida de pessoas dessa época vitoriana. Amei.

Era isso por hoje.

Obrigada por sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

 

Referencia:

http://www.avictorian.com/Leslie_George_Dunlop.html

Imagens do Google imagens e do Pinterest disponíveis para publicação.