logo-Blog MAri Calegari
Para você que curte o Estilo Vitoriano

Para você que curte o Estilo Vitoriano

Tempo de leitura 2 min.

Oi Gente

O objetivo do post de hoje é trazer aqui para você um pouco sobre o estilo vitoriano. O próprio nome já diz que vem da época da Rainha Victória, da Inglaterra, que viveu no período de 1819-1901…

Queen Victoria.:

O reinado da rainha Vitória se deu durante 63 anos e 7 meses, quando da sua morte. Um período caracterizado por uma grande expansão na Inglaterra em todos os setores. A modernização havia chegado, o telefone, o metro, a revolução industrial que trouxe inovações em grandes áreas, colocando a Inglaterra como o país de grande poder e influência sobre os demais do globo terrestre.

Resultados da Pesquisa de imagens do Google para <a href="http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/04/12/620x1000_familia_real.jpg" rel="nofollow" target="_blank">s.glbimg.com/...</a>

Sendo assim, foi caracterizado também com a ascensão da burguesia. A rainha Vitória teve uma grande participação política durante o seu reinado, transformando esses anos na famosa Era Vitoriana.  Lembrando também, que foi uma era de grandes problemas sociais, porém havia uma certeza de que todas as inovações trariam uma melhoria no modo de viver de toda a humanidade.

Além da influência política, a era vitoriana, também exerceu o seu poder cultural, criando esse estilo na arquitetura, moda, decoração de interior, design. Era a era da ostentação, do luxo, do imperialismo britânico. 

Essa influência foi tão grande que até hoje o estilo vitoriano, que foi todo baseado no gosto da rainha, ainda que ocorrendo algumas modificações, está presente em muitas criações contemporâneas.

Para você ter uma ideia do que se trata, observe as fotos abaixo, para que possa saber o que representa esse estilo.

Fachadas de Casa no estilo vitoriano

100s of Different Victorian Homes <a href="http://www.pinterest.com/njestates1/victorian-homes/" rel="nofollow" target="_blank">www.pinterest.com...</a> Thanks To <a href="http://www.njestates.net/real-estate/nj/listings" rel="nofollow" target="_blank">www.njestates.net...</a>

 

Over 350 Different Victorian Homes http://pinterest.com/njestates/victorian-homes/:

 

Victorian:

MobiliárioVictorian gossip bench

 

/Design Toscano Victorian/ Dressing Mirror:

Antique Furniture- Victorian Armoire- The carvings is exquisite on this piece:

Victorian, Vanity, old fashioned, beautiful, fancy, royal

Victorian Walnut Entry Hall Mirror:

Na decoração de Interior

V i c t o r i a n ~ B e d r o o m:

Estilo victoriano.:

 

victorian mansion interior | Victoria Mansion - Portland - Reviews of Victoria Mansion ...:

Victoria Mansion, Portland❤•♥.•:*´¨`*:•♥•❤Dining Room:

: Interiores com inspiração Vitoriana:

Decoração inspirada nesse estilo

Básicos del estilo victoriano:

Nos Banheiros

As banheiras apresentadas nas fotos abaixo, são representações desse tipo de estilo.

Master bathroom to The Queen Victoria Suite in Hotel Chateau Gutsch.:

 

Um clima vintage e romântico invade esse banheiro, onde os olhos logo se voltam para a relaxante banheira de estilo vitoriano com pés prateados. As flores e os quadros arrematam a decoração de um jeito simples e acolhedor.:

 

Decor: Banheira Vitoriana no Blog da Fruit | by Fruit de la Passion:

 

Atualmente, apesar de se utilizar o conceito Estilo Vitoriano, não se fazem decorações com tanto excesso assim. As peças mais formais nesse estilo se misturam com outras mais contemporâneas, dando ao ambiente um certo requinte, sem exageros.

As cores no estilo vitoriano

A escolha das cores, quando se propõe a decorar nesse estilo, são as mais escuras, dando preferência pelos tons de verde, vinho, marrons, muito dourado.

Moda – a Influência da rainha Victória

 

+~+~ Antique Photograph ~+~+ Elegant woman in a fashionable dress, hat and muff. c. 1890:

"Twenty-two-year-old Miss E. Alice Austen poses in her Sunday best - a smart overskirt and a hat decorated with white lilacs. She holds a parasol and a silver change purse. Photo taken in June 1888 by Captain Oswald Muller." #Victorian #fashion #women #photography:

periodo vitoriano - Pesquisa Google:

periodo vitoriano - Pesquisa Google

periodo vitoriano - Pesquisa Google

O uso do chapéu era uma acessório que compunha a vestimenta. Sobre chapéu, tem um post muito legal por aqui, sobre a história desse acessório.

Origem do Chapéu e suas curiosidades

 

Victorian Hats:

Alguns Objetos:

Perchero de estilo victoriano.:

Victorian Brass and Black Pendant Chandelier:

Victorian cone tassel (or pincushion):

19th C. Victorian Signet Rings:

Earrings ca. 1850 via The Victoria & Albert Museum - what a beautiful example of balance and elgance!:

Victorian Era Antique Gold Leaf Earrings naturalistic and detailed made in St Petersburg, Russia ca. 1870 by Simon Antonen.:

Enfim gente, quando se fala em estilo vitoriano é só lembrar da rainha Victória, e quando pensamos em uma vida de rainha, não tem como não pensar em luxo, beleza, vida boa, requinte, ostentação, não é mesmo? Então fica fácil você ter, pelo menos, uma noção rápida sobre esse estilo.

Era isso por hoje.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

   

 

 

Referências:

http://hubpages.com/education/London-in-1901-the-End-of-the-Victorian-Era

http://decoracion.about.com/od/estilos/a/B-Asicos-Del-Estilo-Victoriano.htm

8 respostas

    1. Olá Samia

      Seja bem vinda por aqui. Obrigada. Quanto a profissão, sou suspeita, pois adoro a minha escolha. Poder escutar o sofrimento do ser humano e colaborar para que encontre caminhos para seguir seus desafios de uma forma mais estruturado(a), fazendo e se respeitando sempre para que os desafios possam ser superados de uma forma menos sofrível.
      Um abraço.

  1. Mari Calegari, Gostaria somente de prestar meus agradecimentos ao seu esforço de produzir este conteúdo, entrei em seu blog sendo um completo leigo e posso dizer depois de 10 min de leitura que conheço um pouco sobre este assunto. Muito obrigado!

    1. Obrigada Wesley. Seja bem vindo por aqui. Gosto de pesquisar e dividir assuntos que me interessam. Claro que apenas um pouco sobre os assuntos que, talvez, possam despertar ao leitor uma busca por mais informações.
      Um abraço

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email