logo-Blog MAri Calegari
Bulgária e a casa onde nasceu Todor Jivkov

Bulgária e a casa onde nasceu Todor Jivkov

Tempo de leitura 3 min.

Oi Gente

O post de hoje tem como objetivo trazer aqui para você a casa onde nasceu Todor Jivkov, ex-presidente da Bulgária, que esteve no poder durante 35 anos, no período em que a Bulgária era comunista. Esse período da história da Bulgária se deu entre 1954-1989. 

Para você que me segue por aqui, ou para você que está visitando o meu blog pela primeira vez, estou trazendo  fotos e imagens do que vi na Bulgária, em uma viagem onde tive a oportunidade de estar nesse país durante três dias. Os posts anteriores você poderá ver, caso queira: Bulgária e o maravilhoso hotel em Pravets e Bulgária e a interessante cidade de Pravets e dando continuidade com esse post e mais um que farei dessa pequena  cidade de Pravets, onde preservam muita história desse país.

Fui visitar o complexo do Museu da cidade onde ali no mesmo local estão presentes de um lado um prédio onde abriga a sala de exposições da única coleção de presentes que Todor Jivkov recebeu de todos outros países do mundo quando esse foi Presidente e, ainda, logo abaixo desse prédio está a reprodução arquitetônica de uma casa búlgara do renascimento tardio (século XIX), da casa nativa desse presidente.

Essa foto eu tirei do livro do Museu Histórico de Pravets para ter uma visão completa da casa, pois a minha abaixo não saiu muito legal.

Esse dia estava muito frio e ainda pegamos uma leve chuva nessa cidade

Todor Jivkov foi filho de uma família de camponeses pobres e na sua juventude foi levado a capital Sófia, nos últimos anos da década de 20. Ele nasceu nessa pequena cidade de Pravets em 07 de setembro de 1911 e faleceu em Sófia em 05 de agosto de 1998, aos 86 anos.

Foi tipógrafo de profissão e entrou para a liga da juventude do Partido Comunista em 1932, chamada de Komsomol. 

Abaixo as fotos interna da simples e pequena casa onde ele nasceu, onde você poderá observar também um pouco como eram naquela época uma casa búlgara dos pequenos camponeses de sua época.

A casa por dentro não era tão grande, pequena bem baixa a sua altura. Aqui na foto acima esse armário em um pequeno corredor que dava acesso a cozinha.

Achei interessante a altura da mesa onde se faziam as refeições.

 

A casa tinha apenas um quarto o que sugere pensar que toda a família dormia no mesmo ambiente

 

 

Enfim, o post teve como objetivo trazer um pouco para você, através dessas fotos da casa onde nasceu o ex-presidente da Bulgária Todor Jivkov, como forma de nos fazer pensar como viviam naquele tempo as famílias de camponeses dessa região da Bulgária.

O próximo post que  estou preparando aqui para você é sobre os presentes que esse ex-presidente recebeu de várias nações e que se encontram nessa cidade de Pravets, local onde nasceu, como forma de  preservar a história dessa região para as futuras gerações e aos visitantes.

Respeito quem tem a opinião que museu é coisa do passado e que não gostam de visitar, mas eu sinceramente aprecio muito e tendo oportunidade é um dos passeios que gosto muito de fazer. Se você também curte, tem alguns dos museus que já visitei e coloquei  aqui no blog para você poder apreciar. São poucos os que estão por aqui dos já visitados, pois meu blog ainda é uma criança de menos de 2 anos. 

Londrina e seu Museu Histórico

Ferryboat Berkeley de 1898 – Museu Marítimo de San Diego

Museu Ballenberg – um museu a céu aberto na Suiça – na cidade de Brienz

Museu da Coca-Cola (World of Coca-Cola) em Atlanta – EUA

Museu de Johnny Cash em Nashville em Tennessee – EUA

Museu Maritimo San Diego – Submarino Americano “Dolphin”

San Diego – Museu Maritimo – Museu do Navio Star of India

Museu do Pablo Picasso – Paris

Museu Della Tortura – Volterra na Toscana Itália

Museu da Baronesa da Cidade de Pelotas – RS

Era isso por hoje.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

 

 

 

 

 

Referências:

http://www.biografiasyvidas.com/biografia/z/zhivkov.htm

Livro que conta a história da região de Pravets na Bulgária.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email