A linda e conceituada Universidade de Londrina – UEL

Oi gente

Na semana passada, sexta-feira, precisei voltar à UEL – Universidade Estadual de Londrina e aproveitei para tirar algumas fotos e resolvi trazer e falar um pouco sobre a UEL para você. Realmente, a nossa Universidade é linda e como aluna, que já frequentou a Universidade em diferentes épocas e situações, tenho um carinho imenso por ela…

img_7080

A Universidade Estadual de Londrina – UEL é uma Instituição de ensino superior pública, localizada na nossa cidade de Londrina. Tive o prazer de frequentá-la, como estudante de graduação por dois períodos  e, também de frequentar a UEL, sem ser estudante, em outras atividades que ela oferece a comunidade.

Sendo assim, tenho uma grande admiração pela nossa Universidade e um pouco a contar sobre essas experiências…

img_7070

Nessa foto, próximo ao CCB – Centro de Ciências Biológicas, pode-se visualizar a cantina desse Centro onde está localizada entre essas árvores bonitas. Árvores é o que não faltam na Universidade, são lindas  já fiz um post aqui sobre os seus Flamboyants UEL – Universidade Estadual de Londrina e seus Flamboyante estão ali compartilhando da história dessa Universidade.

img_7068

Chegando no CCB 

Foi nesse centro Um pouco sobre CCB da UEL , onde frequentei durante 05 anos, em período Integral,  o Curso de Psicologia, a minha segunda faculdade.

img_7071

CCB – prédio onde tínhamos aulas de Anatomia e Histologia 

O curso de Psicologia da UEL é bem completo, pois temos matérias das áreas biológicas, tais como Genética, Anatomia, Fisiologia, Embriologia, Histologia, Farmacologia, permitindo ao psicólogo uma visão mais ampla do ser humano, tanto física como psíquica.

Por aqui gente, o aluno tem que estudar, pelo menos nas áreas que tive experiência, mas o que se aprende dentro da Universidade é algo que não tem preço. 

É aquela história, professores bem capacitados, e como a UEL nos presenteia com eles, querem alunos bem preparados e aí não tem jeitinho não, tem que estudar mesmo. Não se conquista a nota 5 do MEC, em alguns cursos, só pela beleza das instalações não é mesmo?

img_7062

Logo em uma das entradas da Universidade encontra-se o Hospital, conhecido por HC, o qual oferece atendimento a comunidade local gratuitamente. Atendimentos realizados pelos alunos e com a supervisão responsável dos professores qualificados da UEL, na coordenação de vários projetos.

img_7065

Além do estacionamento, para aqueles que vem de carro, há um ponto de ônibus bem em frente ao HC, facilitando o acesso de todos que ali frequentam.

img_7064

“O Ambulatório de Especialidades (AEHU) está vinculado ao Hospital Universitário (HU) e destina-se ao atendimento ambulatorial dos pacientes. Para isto, conta com equipes de profissionais das áreas de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Serviço Social, Psicologia, Farmácia e Bioquímica e Fisioterapia. Possui uma área construída de 10.500 m2.”

O endereço para você chegar até ele é: Hospital das Clínicas da UEL– Rodovia Celso Garcia, PR 445 – km – Fone: 3371-5000.

img_7066

Logo ao lado da HC, está essa construção mais recente na UEL, onde foram entregues novas salas de aula, fica dentro do CCB também.

Um pouco do que a UEL oferece

“A UEL possui 54 Cursos de Graduação, sob a coordenação de 43 Colegiados, vinculados a 09 Centros de Estudos. Os candidatos podem ingressar por meio de Processo Seletivo Vestibular, Sistema de Seleção Unificado (SISU), Processo Seletivo de Transferência Externa, Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná, Programa Estudante Convênio Graduação (PEC-G) e Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). No caso de vagas remanescentes, há possibilidade de ingresso por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e também como Portador de Diploma de Curso Superior (PDCS).”

Desses 09 Centros de Estudos, como estudante, frequentei o CLCH – Centro de Letras e Ciências Humanas, quando finalizei o Bacharelado em Ciências Sociais, há muito tempo heim (kkk). 1983. Nessa época, a Universidade não era gratuita, me lembro dos carnês de pagamento da UEL. Frequentava a Universidade no período Noturno e muito aprendi por lá, com ótimos professores.

img_7072

Aqui o local onde os alunos, principalmente do CCB fazem xerox, pesquisam em computadores e podem ainda comprar alguns materiais de papelaria.

img_7075

Aqui, ainda próximo ao Xerox, estão alguns setores administrativos da Universidade.

img_7074

Aqui fica a famosa PROGRAD – Pró-Reitoria de Graduação, onde os estudantes resolvem todos os problemas burocráticos da Universidade.

 img_7077Essa Universidade é uma verdadeira cidade. Para se ter uma ideia de seu tamanho, 235,57 hectares ((2.355.731,81m2).

Se você é estudante novo da Universidade, não se assuste, pois no início você ficará bem perdido até se localizar dentro de todos esses espaços. Mas isso também faz parte da sua nova experiência. Por isso é interessante participar da semana de integração que a Universidade oferece aos alunos recém-chegados, até para poderem se situar dentro da UEL.

img_7076

Após a PROGRAD, por esses lados, descendo eu sei que fica a Clínica do Curso de Veterinária que atende muito bem a comunidade. Já tive uma experiência bem positiva aqui com um dos nossos cachorros. O famoso Teddy, quem o conhece sabe bem das suas histórias, que daria um bom livro.

Um Maltês que foi atropelado e só não morreu devido aos intensos cuidados dedicado a ele. Ficou com algumas sequelas, mas está aí nos acompanhando até hoje. E, na época, já tinha sido desenganado por um profissional particular e, imagina as crianças na época, resolvemos correr para a UEL em busca de uma solução e lá fez uma cirurgia que o permitiu continuar caminhando, mancando com a implantação de platina, mas está aí firme. Por isso, super indico a Clinica para animais da UEL, nossa cidade.

img_7082

E tem outro lado para se chegar nessa Clinica. Passa pela área do CCA – Centro de Ciências Agrárias,  onde fica a Agronomia. Ali tem uma escadaria para subir até as salas de aula. Aqui conheço um pouco, pois  tínhamos algumas de nossas aulas nesse centro e ele fica próximo ao CCB. 

img_7083

Estava dentro da UEL ainda, e olha que vista gostosa em plena quatro horas da tarde.

img_7085

Precisava voltar embora, mas quiz dar mais uma volta pela UEL, para matar as saudades. E agora fui lá para o outro lado mesmo, mais distante do CCB. 

img_7086

Por aqui já estamos a caminho do Centro de Ciências Humanas, de Educação Física. Só lembrando viu gente que todas as informações bem detalhadas de cada centro da UEL, você pode obter nesse site aqui: http://www.uel.br.

img_7087

img_7098

Do lado direito dessa avenida, fica a CEFE – Centro de Educação Física e Esporte e do lado esquerdo o CLCH – Centro de Letras e Ciências Humanas.

img_7095

Entrada do CEFE

img_7096

ÓTIMA DICA PARA VOCÊ QUE QUER ESTUDAR LÍNGUAS

No CLCH, está também o Laboratório de Linguas, que já frequentei e é muito bom. Fiz vários cursos de francês lá, até preciso dar uma passadinha  lá para pegar alguns certificados que ainda não fui retirar. Ele oferece cursos aos alunos da UEL e, quando há disponibilidade de vagas, também é aberto a comunidade, com preços interessantes e com alta qualidade de ensino. Você pode aprender, inglês, italiano, francês, alemão e várias outras línguas. Vale a pena se informar, fica aqui essa dica para você que quer fazer línguas e diz que não tem dindin. 

Laboratório de Línguas, onde são mantidos os seguintes Cursos que atendem a comunidade em geral: japonês, inglês, francês, italiano, espanhol e alemão. Campus Universitário, s/n – Cx. Postal 6001.

CEP 86051-990 – Londrina-PR
Telefone: (43) 3371-4211 Fax: (43) 3328-3343

“O Centro de Ciências Humanas mantém anexo como órgão suplementar o Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss. Funcionam ainda junto a ele o Centro de Documentação e Pesquisa Histórica”.

img_7099

Hora de ir embora. Então gente tenho muitas fotos da UEL, mas sabe como é, preciso localizá-las. Mas ainda volto por aqui com mais detalhes da nossa linda Universidade para você.

img_7100

 

img_7101

Aqui outra saída da UEL para o centro da cidade 

img_7102

Rumo ao centro da cidade, a vista do final do nosso lago Igapó e os prédios da Gleba Palhano

DICA AOS VESTIBULANDOS

No dia 04 de dezembro será a segunda fase do vestibular da UEL. Passar em uma Universidade como a UEL, as vezes, é o desejo e a única possibilidade para alguns de poderem fazer um Curso Superior.

A minha dica para se fazer um bom vestibular é você procurar entender  bem cada questão, tente ler mais de uma vez ou quantas forem necessárias a pergunta a fim de compreender o que realmente ela está solicitando. A interpretação da pergunta é o ponto mais importante para as suas respostas no vestibular.

Desejo a todos uma boa prova e se dediquem, pois vale muito a pena a experiência de poder estudar em uma Universidade como a UEL, que é uma das instituições que nos orgulham na nossa querida Londrina.

Era isso por hoje.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Referências:

http://www.uel.br/prograd/caderno_graduacao/documentos/caderno_graduacao_2016.pdf

www.uel.br