logo-Blog MAri Calegari

Evento em Londrina – Amor, Desejo e Gozo

Tempo de leitura 2 min.

Oi Gente

Passei aqui para falar sobre o Evento que acontecerá nos próximos dois dias aqui em Londrina, a III jornada da Associação Livre – Psicanálise em Londrina.

AMOR, DESEJO E GOZO – Informações e inscrições

c.ensino@associaçãolivrepsicanalise.com.br

fones (43) 9602-9254  (43) 9915-8991   (43) 9128-2830

Para se ter uma ideia do que se trata, veja o texto de Zeila Torezan (Psicanalista Lacaniana e Presidente da Associação Livre  de Londrina):

“Já no início de sua obra, Freud apresenta a sexualidade humana marcada por uma desordem, um desvio: perdemos a condição animal e nada mais é natural em nós. Alguns anos depois, em sua coletânea sobre o amor, o mestre interroga: Por qual razão, muitas vezes, amor e desejo não convergem para o mesmo objeto? Por que pode ser necessário depreciar o amado para poder desejá-lo? Questões sempre atuais, pois o descompasso entre amor, desejo e gozo compõe o sofrimento de muitos daqueles que procuram uma análise.

Acompanhando e ampliando a leitura freudiana sobre a sexualidade, Lacan demarca uma diferença irredutível entre os sexos e emprega o termo sexuação, indicando que a diferença entre as posições masculina e feminina não são definidas pela biologia. O homem e a mulher são respostas à impossibilidade fundamental de proporção, de encaixe e acoplamento perfeitos. Poderíamos derivar desta impossibilidade os frequentes impasses entre amor, desejo e gozo?

Lembrando, com Freud, que uma análise pode produzir que o sujeito ame para além do seu sintoma como a si mesmo, poderíamos considerar que o enlace entre amor, desejo e gozo é necessário para a passagem deste amor e deste gozo com o sintoma para outras formas de satisfação?

Fica o convite para nesta III Jornada trabalharmos sobre estas e outras questões concernentes ao amor, desejo e gozo e os enlaces e desenlaces desta tríade”. (Zeila Torezan)

O Evento se inicia no dia 21/11 as 10h00 com o Tema: Amor, desejo e gozo: aperitivo de morte

Palestrante: Aurélio Souza – Espaço Moebius/BA

Local do Evento: Auditório do Edifício Twin Towers

Av. Tiradentes, 502 – Jardim Shangri-lá Zona A – Londrina – PR

Já fiz minha inscrição.

Está ai a dica

 

Era isso por hoje.

Obrigada pela Visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

 

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email