Porcelanas Nippon e a história de Noritake

Oi Gente

Hoje vim falar um pouco sobre essas porcelanas, paixão dos colecionadores.

Sabe quando você encontra um livro que comprei, nem me lembro em qual país, já há muito tempo e ele ficou ali esperando um momento certo de poder abri-lo e pesquisar o que eu queria em uma determinada época, mas o tempo, as crianças na época e a correria do dia a dia nem sempre nos permite fazer somente aquilo que nos agrada não é mesmo?

Noritake China Dinnerware:

E em épocas de mudança de casa é quando a gente acha muitas coisas que nem sabia bem por onde andavam. E assim, você acaba achando umas preciosidades como esse livro que fala sobre as porcelanas Nippon by Joan F. Van Patten, que é mais destinado a colecionadores e fala da autenticidade desse tipo de porcelana e conta um pouco da história também.

Elas são mundialmente conhecidas e de uma qualidade e beleza inconfundíveis. Esse post é um pouco sobre a história dessa marca e é isso que vim dividir aqui com você…

Você pode até pensar,  mas o que vai me acrescentar conhecer sobre esse assunto. Pois acredite que vai, pois além das belezas das pinturas das porcelanas Nippon, há toda uma história de um desenvolvimento de uma marca, de uma indústria, de uma família, então de sucesso. Assim, vou postando algumas peças por aqui e contando um pouco dessa história.

Nippon Round 10" Bowl Gold Pink Flowers on Blue:

 

A história da empresa  Noritake começa com a história do comércio de exportação do Japão. O fundador da Noritake, Baron Ichizaemon Morimura nasceu em 1839 em uma família de comerciantes que agiam como fornecedores para senhores feudais.

Em 1859, quando ele tinha 20 anos,  decidiram enviar uma delegação para os Estados Unidos para uma visita de cortesia ao comodoro Perry o qual, em 1852, havia visitado as praias japonesas.

Old Noritake 1891 Beautifully elegant floral patterned teacup and saucer with gold:

Peça de 1891

Baron Morimura foi informado que deveria trocar o dinheiro japonês em moeda americana para  conceder e permitir a Yokohama a delegação para transportar para os Estados Unidos. Acontece que o dinheiro japonês era feito de ouro com um elevado nível de pureza, enquanto a moeda a ser recebida na troca era de muita baixa qualidade, chamada de prata mexicana.

Vintage Nippon Chocolate Pot Decorated with Hand Painted Roses from yas1 on Ruby Lane:

Sentindo que era uma grande perda para o país  permitir que ouro de tão alta pureza deixasse de ser do Japão nessa troca de moedas, o Barão e fundador da Empresa Noritake I. Morimura falou sobre esse problema com Yukichi Fukuzawa, um dos grandes líderes da modernização do novo Japão. Fukuzawa explicou então a Morimura que era necessário promover a exportação e que as moedas de ouro que sairiam do Japão voltaria de novo em outro tempo para o país.

Nippon Antique Chocolate Pot Pink Roses Blue Ribbons Gold:

Durante a expansão dos negócios de exportação, Morimura  decidiu concentrar seus negócios nas cerâmicas, assim Noritake Co. foi fundada por ele, em Janeiro de 1904, local onde foi centralizada a produção e exportação de alta qualidade, principalmente para os Estados Unidos. Isso significa que os Estados Unidos tem sido o maior incentivador e maiores clientes da Noritake Companhia, desde 1904.

Old Noritake....love the pink roses and gold gilt! Saw one like this long, long ago. Didn't buy it, more's the pity!:
A técnica para a fabricação de louças de alta qualidade foi materializada em 1910 e Noritake adotou o sistema de produção em massa racionalizada. Entre  1920 e 1930 já gozava de alta reputação em porcelanas em todo o mundo.

NORITAKE JAPAN Vintage Teacup and Saucer/ by HoneyandBumble:

 

Em 1939, a fábrica  Noritake,  que vinha fazendo uma extensa pesquisa sobre seus negócios, decidiu entrar em produção em massa de produtos abrasivos colados aproveitando do seu conhecimento de longa experiencia de cerâmica. As rodas de alta qualidade de moagem estavam em forte demanda por desenvolvimento industrial japonesa e os muitos novos produtos compilados com essa demanda, tanto na sua qualidade quanto na quantidade r Noritake sempre esteve aberta as inovações.

be stll my beating heart! NORITAKE HIGHLY GILDED CUP AND SAUCER c1910: Peças de 1910

Old Noritake gold Sheng Ao ground landscape mon Figure cabinet cup _ image 3:

♣~ Noritake ~♣~ 1908 ~♣:

Noritake 1908

Old Noritake 1908:

Em 1914, a empresa conseguiu criar seu primeiro conjunto de jantar de estilo ocidental, chamado de “sedan”, para competir com empresas de porcelana da Europa.

A HAND PAINTED NIPPON PORCELAIN CHOCOLATE SET:

Hoje, muitos colecionadores concorda que os melhores exemplos da era Nippon (1891-1921), quando as porcelanas eram pintadas a mão, deveriam utilizar de volta o selo usado “Noritake”.

A partir de 1923 e 1925 a Empresa para agilizar as grandes encomendas, provenientes dos Estados Unidos, ficou impressionada com as Máquinas de tabulação Hollereth fabricadas pela Computing Tabulating Recording Company. Em maio de 1925, os irmãos Morimura entrou em um acordo com a agência CTR que tinha sido renomeada em 1924 como IBM, visando importar para o Japão as máquinas Hollerith. A primeira tabulação Hollerith no Japão foi instalada na Nippon Olaria em setembro de 1925, tornando Noritake a cliente numero 1 no Japão da IBM.

A 9-PIECE HAND PAINTED NIPPON CHOCOLATE SET early 20th century:

Em 1939, Noritake começou a vender rebolos industriais baseados em sua tecnologia de acabamento em porcelana.  Ela agora oferece moagem de cerâmica e diamante e soluções abrasivas para muitas indústrias.

 

A 19th Century Nippon Moriage Vase

Outros produtos atualmente fabricados pela Noritake também deriva de sua tecnologias de fabricação de serviços de mesa. Os produtos incluem hoje grossas de substratos de circuitos de filme, cerâmica de engenharia, pó cerâmico e fluorescentes vácuo, bem como fornos de aquecimento, sistemas de filtração e máquinas de moagem, entre outros.

Nippon chocolate pot!:

Embora os consumidores e colecionadores têm igualmente chamado o serviço de mesa “, Noritake” (e / ou, simplesmente, “Nippon”) desde o final da década de 1920, a empresa-mãe japonesa não mudou seu nome oficialmente para a Noritake Co., Limited até 1981. Evidentemente,  Noritake é o nome de um lugar e a empresa foi, inicialmente, proibida de registrar o nome como um nome comercial.

 

 

Noritake 1647433245 9e3eb09539 o.jpg

Fábrica Noritake em Nagoya no Japão

Nesse enorme mercado, os Estados Unidos Noritake Co, Inc. New York, expandiu seus negócios em Chicago, Los Angeles, Atlanta, Dallas, Seattle e Cincinnati.

 

Jogo de jantar de 2009

A NIPPON MORIAGE DECORATED PORCELAIN COVERED URN CIRCA 1915 WITH LARGE MORIAGE GRAPE LEAVES ON A PAINTED WILD FLOWER GROUND WITH TWO HANDLES:

Peça de 1915

Mas eu curto mesmo são as peças antigas da Nippon. E hoje elas são cobiçadas e negociadas por colecionadores, mas tem algumas dicas que devem ser seguidas para não cair em falsificações.

 

Resultado de imagem para nippon noritake

Os colecionadores tomam todo o cuidado com a questão dos selos das pinturas feitas a mão da Noritake. Esse é um deles por exemplo que geralmente vem impresso na peça.

http://www.ehow.com.br/determinar-idade-porcelana-japonesa-pintada-mao-como_71735/

This fabulous, Nippon plate is lavished in a radiant gold, art nouveau, design highlighted with bright shiny, gold accents and finished off with:

Eu imagino como eram feitas essas peças todas pintadas a mão. Porque gente, eu pinto porcelana e sinceramente não é uma arte das mais fáceis, são muito delicadas, cada peça acaba sendo única. Mesmo em um jogo, quando é pintado a mão se observar dificilmente a produção, cada peça,  sai identica. E aqui, para mim, está o grande valor, por estar ali a marca de cada artista que a produziu. Tem, também, a questão da queima da porcelana, que e um aprendizado a parte, a questão dos materiais e do grau que deve ser colocado e é uma arte cheia de segredinhos.

No site abaixo eles dão dicas de como reconhecer uma verdadeira porcelana Nippon fabricada em Noritake. Se tiver interesse é só entrar no site.

http://www.ehow.com.br/determinar-idade-porcelana-japonesa-pintada-mao-como_71735/

RC Nippon Noritake Chocolate Pot Claret with Pink Roses Gold, 1910. This is so beautiful I can hardly stand it. Compliments to the finder-pinner.:

Peça maravilhosa de 1910

Sobre a autora do livro é uma colecionadora que se considera “Nipponaholic”. Ela criou inclusive uma organização mundial de colecionadores de Nippon.

Era isso por hoje gente.

Obrigada pela visita.

Um abraço.

 

Referencias:

Meu Livro: The Collector’s Encyclopédia of Nippon Porcelain escrito por Joan F. Van Patten.

https://en.wikipedia.org/wiki/Noritake