logo-Blog MAri Calegari
10 capelas e suas construções interessantes

10 capelas e suas construções interessantes

Tempo de leitura 4 min.

Oi Gente

Não sei se você já percebeu mas quando viajamos, seja em qualquer cidade ou Estado ou país, sempre as Igrejas estão ali presentes, exuberantes, ou discretas, nos presenteando com as suas mais belas cosntruções. Independente de religião, essas construções são belíssimas e nos contam muito da história de cada um desses lugares. Hoje trouxe aqui para você algumas que acho muito diferentes e singulares…

 

Teve uma época, quando viajava  eu e o meu marido sozinhos, que eu curtia muito ir tirando fotos das Igrejas por fora das cidades por onde a gente passava. Tenho que recuperar essas fotos para poder postar aqui para você. Sempre curti esse tipo de construção, pois acredito que além de falar da história do local, do povo da cidade, geralmente a construção de uma Igreja ocorre com a colaboração de uma comunidade inteira, com doações e ideias de uma comunidade.

Essas 10 Igrejas aqui por exemplo que tive a curiosidade de pesquisar, achei muito interessante sua arquitetura e a ideia da criação das mesmas.

  1. Torncrown Chapel em Eureka Springs – Arkansas – EUA

Resultado de imagem para capela em arkansas

Essa capela está situada em uma área de bosques. A estrutura de madeira contém 425 janelas e mais de 6.000 pés quadrados de vidro. “Ela fica no topo de mais de 100 toneladas de pedra nativa e laje colorida. Design simples da capela e majestosa beleza se combinam para torná-la o que os críticos têm chamado de “um dos melhores espaços religiosos dos tempos modernos”.

Resultado de imagem para thorncrown chapel

Essa capela surgiu de um sonho de Jim Reed, um nativo de Arkansas. Em 1971 ele comprou o terreno e construiu ali uma casa de repouso, planejando passar o resto de sua vida, em um tipo de reclusão pacífica dos Ozarks. Essa localização era muito admirada por várias pessoas, e observava que muitas pessoas paravam perto de sua casa para observar as belas montanhas de Ozarks. Assim Jim e sua esposa resolveram que deveriam construir uma capela de vidro na floresta para inspirar os seus visitantes.

Resultado de imagem para thorncrown chapel

Atualmente, muitos casamentos são executados por lá. É um exemplo também de uma construção sustentável, uma arquitetura sustentável, feita de madeira ecológica.

2. Capela em Fernando de Noronha – Brasil

O nome da Capela é Capela de São Pedro. No dia de São Pedro, 29 de junho, acontecem algumas comemorações durante todo o dia em volta a capela. As portas dela ficam fechadas durante todo o resto do ano. Há, porém dias especiais onde são realizados alguns casamentos.

Ela foi construída no século XIX, está localizada em um lugar de uma vista espetacular. Você tem a vista do porto e de todo um oceano a sua frente, além de poder apreciar um lindo pôr do sol.

3. Igreja Paraportiani em Mykonos na Grécia

 

É uma das mais famosas de mykomos e foi construída no século XV. A construção começou a ser feita em 1425 e não foi concluída até o século XVII. É a Igreja mais fotografada de Mykonos.

Ela está situada na cidade de Chora, no bairro de Kastro. O nome da Igreja é Panagia Paraportiani que significa “Nossa Senhora da Porta Lado” por sua entrada ter sido encontrada no portão lateral da área Kastro.

4. Capela Flutuante em Sarasota na Flórida

Que tal um casamento em uma capela flutuante? Aqui é um desses lugares onde muitas noivas que querem um casamento diferente escolhem para se casar.

Calm: The 30 by 60ft venue 'combines the traditional setting of a church wedding with the natural beauty of the serene bay', say its managers

A noite a capela é toda iluminada, podendo ser vista de longe e dá um certo charme a celebração dos casamentos quando são realizados durante esse horário.

Charming: The Floating Chapel lights up the dock in Sarasota, Florida

5.  A igreja transparente na Bélgica

Ela parece toda perfurada, quase que transparente, oferecendo as possibilidade de toda a luz vinda de fora penetrar a capela como se fosse uma purificação. Muito interessante.

 

 

eglise-entre-les-lignes-03

6.  Igrejas desconstruídas

Parece loucura não é mesmo? Mas é tudo isso que a arquitetura nos apresenta. Essas Igrejas são obras do trabalho de Michael Jantzen e olha o que ele fala sobre o seu trabalho:

“Meu trabalho é muito bem conhecido em todo o mundo. Tornou-se destaque em milhares de artigos em livros, revistas, jornais e na web. Meu trabalho tem se mostrado em galerias e muitos documentários de TV (…) A maior parte do meu trabalho funde arte, arquitetura, tecnologia e design sustentável em uma experiência única. Extrema inovação é o meu objetivo em tudo o que eu criar. A maior parte desta inovação tem se centrado sobre a re-invenção do ambiente construído”.

O site sobre esse artista está abaixo nas referências caso queira conhecer mais obras dele.

 

7. Pequena Capela em Saint Andrew, no Canal da Mancha

Little Chapel in Guernsey:

Essa pequena capela fica em Saint Andrew, em Guernsey,uma ilha no Canal da Mancha. Foi criada em julho de 1914, pelo Irmão Déodat. Na realidade ele planejou fazer uma versão miniatura da gruta da basílica de Lourdes. É considerada uma das menores igrejas consagradas do mundo.

8. Igreja de São Nicolau na Ucrânia

Essa Igreja fica em Malorichenske na Ucrânia e exerce o papel de Igreja e também era utilizada como um farol.

It' a church. it's a lighthouse. It's both! St Nicholas church and lighthouse - Malorichenske - Ukraine:

 

 

St. Nicholas Church on the water, Kiev, Ukraine (by Roads Less Traveled). #PutDownYourPhone #Carde:

9. Igreja esculpida na Rocha – Turquia

Igrejas e monasteiros esculpidos ou recortados na Rocha na Capadócia na turquia

Cave dwellings, rock-cut churches, monasteries and underground cities in Cappadocia, Turkey:

10. Capela de São Francisco – capela dos ossos – de Évora

Termino aqui as 10 capelas interessantes. Essa de Évora tive o prazer de visitar, em 1993. As fotos aqui não são as minhas, mas o interessante é que a capela fica dentro da Igreja grande de São Francisco e ela é toda coberta a sua parede por ossos de humanos, crânios, esqueletos. Não sei se foi impressão minha, mas juro que quando lá entrei me deu uma sensação de muito frio. (Acho que medo mesmo na época). Mas é muito interessante e diferente do que a gente conhece.

Bones Chapel Capela dos Ossos Evora Portugal

Diziam por lá na época que esses dois esqueletos era uma mãe e de uma criança não não se desgrudaram os ossos, não me lembro bem, mas era algo assim que eu escutei por lá.

Bones Chapel Capela dos Ossos Evora Portugal

A capela foi construída nos séculos XVI e XVII, onde era o dormitório dos frades. A iniciativa da construção dessa capela partiu de três frades franciscanos que queriam que as pessoas pudessem refletir sobre a brevidade da vida.

O interessante que lá nessa capela tem  os seguintes dizeres para quem chega: “Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”.  E os ossos que lá estão são todos dos cemitérios da cidade e sepulturas que antigamente ficavam sempre ao lado das igrejas.

Me lembro que essas duas portas da entrada da Igreja são pesadíssimas, de madeira pura. Fico devendo essa, vou escanear algumas fotos minhas dessa viagem a Évora.

Era isso por hoje gente.

Obrigada pela visita.

Um abraço.

 

 

 

 

Referencias:

http://www.thorncrownjournal.com/dougreed/story.html

http://www.touristlink.com.br/Gr%C3%A9cia/igreja-de-panagia-paraportiani/overview.html

http://archinect.com/michael-jantzen

 

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email