Oi Gente
Hoje vim falar um pouco desse artista Colombiano Fernando Botero, nascido em 1932 em Meddelin o qual, algumas vezes, é criticado pelo fato de suas pinturas retratar as pessoas como obesas. Ele também é conhecido como o pintor dos gordinhos. Mas, na realidade, o seu trabalho é uma releitura da beleza do Renascimento…
“O Renascimento não foi só um período em que as mulheres das classes dominantes se distinguiam das que lhes eram inferiores pelas suas formas mais nutridas e pela brancura imaculada da roupa interior, mas também um período em que se tornou mais importante que as mulheres fossem “diferentes” dos homens, tanto na forma de vestir, na aparência e no comportamento”.
Fernando Botero é um artista figurativista ( a arte figurativa é “um tipo de arte que se desenvolve principalmente na pintura pela representação, de seres e objetos em suas formas reconhecíveis para aqueles que as olham. Na arte ocidental a prática da arte figurativa só se transforma, perdendo sua soberania, a partir do início do século XX, com o surgimento da arte abstrata, que busca expressar o mundo interior, o mundo dos sentidos, bem como relações concretas usando como referência apenas os recursos da própria pintura, como a cor, as linhas e a superfície bidimensional da tela”.
É interessante que o pintor utiliza-se de suas pinturas como forma de expressar e retratar os fatos sociais. Os seus personagens estão sempre de boca bem fechadas, como que retratando o sofrimento sem poder se expressar. “O artista Fernando Botero é um dos observadores mais agudos da conjuntura colombiana e é interessante notar os dois traços mais salientes de quase toda a sua obra: suas figuras são gordas e têm a boca fechada. Parecem pessoas bem enredadas em sistemas de clientelismo, no qual recebem comida em troca de seu silêncio”.
A forma e a cor para Botero são fundamentais em sua pintura. A cor retrata toda a luminosidade de suas obras.
O Museu Botero está situado em Bogotá. O próprio artista fez a doação de suas obras num total de 208 para o referido Museu e esse é o site onde você poderá observar mais pinturas de Botero. https://www.google.com/culturalinstitute/collection/museo-botero-bogota?projectId=art-project
As pinturas de Botero expressam uma realidade da vida, do cotidiano e dos diferentes tipos de pessoas. Ele faz uma crítica também a ganância dos seres humanos. Algumas vezes usa da sátira como forma de expressão.
Botero: “Verifiquei com satisfação que sendo fiel a mim próprio, estava a ter um comportamento adequado em relação ao meu país. A minha capacidade para pintura significa que me cabe exprimir coisas e não limitar-se a copiar os americanos ou os franceses para pintar imagens pseudoamericanas ou pseudofrancesas. Tenho que pintar imagens colombianas. O mais surpreendente de tudo isso é que, através da decisão de pintar imagens colombianas, impressiono os alemães, os franceses e os japoneses”.
Assim gente é Botero ele pinta todos os tipos de pessoas retratando o dia a dia do seu povo, desde empregados de escritório, donas de casa, famílias, pessoas nas mais diversas profissões, políticos. Uma maneira que encontrou de retratar o seu pais através de sua arte, fazendo ao mesmo tempo que suas pinturas levem os símbolos, os costumes e o modo de ser colombiano.
Eu particularmente adoro suas pinturas e a maneira como trabalha sua arte, sendo um critico, ao mesmo tempo divertido utilizando-se de um colorido maravilhoso e ainda com o seus personagens gordinhos demonstra um estilo todo particular e Botero de ser.
Um abraço
E bom início de semana
Referência:
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo100/arte-figurativa
https://www.escritoriodearte.com/artista/fernando-botero/
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/11110/000604488.pdf?sequence=1