logo-Blog MAri Calegari
Botero – um artista colombiano que retrata seu país com seus personagens “gordinhos”.

Botero – um artista colombiano que retrata seu país com seus personagens “gordinhos”.

Tempo de leitura 2 min.

Oi Gente

Hoje vim falar um pouco desse artista Colombiano Fernando Botero, nascido em 1932 em Meddelin o qual, algumas vezes, é criticado pelo fato de suas pinturas retratar as pessoas como obesas. Ele também é conhecido como o pintor dos gordinhos. Mas, na realidade, o seu trabalho é uma releitura da beleza do Renascimento…

botero 2

 

“O Renascimento não foi só um período em que as mulheres das classes dominantes se distinguiam das que lhes eram inferiores pelas suas formas mais nutridas e pela brancura imaculada da roupa interior, mas também um período em que se tornou mais importante que as mulheres fossem “diferentes” dos homens, tanto na forma de vestir, na aparência e no comportamento”.

botero 3

Fernando Botero é um artista figurativista ( a arte figurativa é “um tipo de arte que se desenvolve principalmente na pintura pela representação, de seres e objetos em suas formas reconhecíveis para aqueles que as olham. Na arte ocidental a prática da arte figurativa só se transforma, perdendo sua soberania, a partir do início do século XX, com o surgimento da arte abstrata, que busca expressar o mundo interior, o mundo dos sentidos, bem como relações concretas usando como referência apenas os recursos da própria pintura, como a cor, as linhas e a superfície bidimensional da tela”.

botero 04

É interessante que o pintor utiliza-se de suas pinturas como forma de expressar e retratar os fatos sociais. Os seus personagens estão sempre de boca bem fechadas, como que retratando o sofrimento sem poder se expressar. “O artista Fernando Botero é um dos observadores mais agudos da conjuntura colombiana e é interessante notar os dois traços mais salientes de quase toda a sua obra: suas figuras são gordas e têm a boca fechada. Parecem pessoas bem enredadas em sistemas de clientelismo, no qual recebem comida em troca de seu silêncio”.

botero 05

A forma e a cor para Botero são fundamentais em sua pintura. A cor retrata toda a luminosidade de suas obras.

 

botero 06

 

O Museu Botero está situado em Bogotá. O próprio artista fez a doação de suas obras num total de 208 para o referido Museu e esse é o site onde você poderá observar mais pinturas de Botero. https://www.google.com/culturalinstitute/collection/museo-botero-bogota?projectId=art-project

 

botero 10

As pinturas de Botero expressam uma realidade da vida, do cotidiano e dos diferentes tipos de pessoas. Ele faz uma crítica também a ganância dos seres humanos. Algumas vezes usa da sátira como forma de expressão.

botero 12

 

botero 11

 

 

 

 

Botero: “Verifiquei com satisfação que sendo fiel a mim próprio, estava a ter um comportamento adequado em relação ao meu país. A minha capacidade para pintura significa que me cabe exprimir coisas e não limitar-se a copiar os americanos ou os franceses para pintar imagens pseudoamericanas ou pseudofrancesas. Tenho que pintar imagens colombianas. O mais surpreendente de tudo isso é que, através da decisão de pintar imagens colombianas, impressiono os alemães, os franceses e os japoneses”.

Assim gente é Botero ele pinta todos os tipos de pessoas retratando o dia a dia do seu povo, desde empregados de escritório, donas de casa, famílias, pessoas nas mais diversas profissões, políticos. Uma maneira que encontrou de retratar o seu pais através de sua arte, fazendo ao mesmo tempo que suas pinturas levem os símbolos, os costumes e o modo de ser colombiano.

Eu particularmente adoro suas pinturas e a maneira como trabalha sua arte, sendo um critico, ao mesmo tempo divertido utilizando-se de um colorido maravilhoso e ainda com o seus personagens gordinhos demonstra um estilo todo particular e Botero de ser.

 

 

Um abraço

E bom início de semana

 

 

 

Referência:

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo100/arte-figurativa

https://www.escritoriodearte.com/artista/fernando-botero/

http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/11110/000604488.pdf?sequence=1

 

 

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email