Como surgiu a filosofia e quais são os pré-socráticos

Oi Gente

O objetivo do post de hoje é falar um pouco sobre como surgiu a filosofia e quais são os primeiros filósofos, conhecidos como os pré-socráticos.

" CADA UM DE NÓS COMPÕE  A SUA HISTÓRIA": OS SÍMBOLOS DA FILOSOFIA ...
O primeiro símbolo da filosofia – Via Pinterest

A partir dos séculos VIII a VI a. C., a visão do povo grego começa a sofrer alguma modificação, o que representa a passagem do Mito ao Logos.

O surgimento da Pólis, cidade-estado grega, o surgimento da escrita, as leis a invenção das moedas, as viagens dos gregos, o recebimento de visitantes estrangeiros e as cidades gregas caminhando para o auge da economia e cultural, entre outros desenvolvimentos, fizeram com que os gregos começassem a pensar de forma diferente e querer melhores explicações sobre o Universo e tudo que se modificava em seu redor.

Nesse momento começa, então, a surgir a arte de debater, a discussão sobre a virtude por exemplo.

O surgimento da Filosofia

É nesse momento que se inicia a Filosofia como sendo uma herdeira da mitologia, com a diferença de que ela teria uma missão mais clara: proporcionar aos homens uma explicação que fosse melhor do que aquelas oferecidas pela mitologia.

O nascimento da filosofia, de certa forma, rompe com o pensamento mítico de forma radical “ao assimilar a temática naturalista e lhe dar explicação lógico-racional”. p.12

Dessa forma começa a surgir os primeiros filósofos na Jônia (conjunto de colônias gregas e, mais tarde, ao sul da Itália, na Magna Grécia. Eles não acatavam tudo o que a mitologia explicava e, então, acreditavam que teria uma explicação mais racional para os fenômenos. Eles queriam encontrar a Árché (o princípio fundamental) do Universo.

Eles eram considerados os cosmológicos (Cosmos=universo; logia=lógica, (explicação) e também eram físicos, pois buscavam uma explicação para o mundo físico-a natureza. Queriam saber: Qual é o elemento que deu origem, compõe e sustenta o Cosmos.

Os primeiros filósofos chamados de pré-socráticos

Os primeiros filósofos são chamados de pré-socráticos, pois foi com Sócrates (veja o vídeo abaixo do meu canal do Youtube, sobre quem foi sócrates) que se iniciou o período clássico da filosofia e o surgimento dos grandes sistemas.

Os primeiros e principais filósofos pré-socráticos foram:

Tales de Mileto

Frases e pensamentos de Tales de Mileto. Tales de Mileto (624 a.C. – 558 a.C.) foi um filósofo, matemático e astrônomo grego. Foi considerado um dos principais representantes da primeira fase da filosofia grega, conhecida  como pré-socrática ou cosmológica.
Tales de Mileto

Tales de Mileto, é considerado o pai da filosofia e foi ele que disse que a água é o princípio do Universo, dando uma explicação lógica para essa afirmação, onde ele diz que a água se apresenta em vários estados; que ela é imprescindível à vida e que ela está em todos os lugares. Assim, para ele, foi da água que surgiu o Universo.

Heráclito de Éfeso

Frases e pensamentos de Heráclito. Heráclito (540 a.C. - 470 a.C.) foi um importante filósofo pré-socrático, que escreveu com extrema complexidade a respeito da ciência, da teologia e das relações humanas.
Heráclito de Éfeso – Via Pinterest

Heráclito, de Éfeso: Também conhecido com o “Obscuro” e é também considerado o pai da “dialética”. Para ele, o fogo é o primeiro princípio que proporciona o Vir-a-ser, ou seja, esse constante movimento que faz as coisas surgirem e desaparecem continuamente, sem nunca ser.

Parmênides, de Eléia

Parmênides, na contramão do pensamento de outros pré-socráticos, compreendia o ser como uma unidade indivisível e imutável, ao contrário do que nossos sentidos possam fazer parecer. Afinal, o mundo nos aparece como uma multiplicidade de seres em constante mudança e movimento. Para o filósofo de Eleia, esses sentidos nos enganam, e todo o movimento é […]
O post Parmênides apareceu primeiro em Todo Estudo.
Parmênides de Eléia – via Pinterest

Parmênides de Eléia: Parmênides dizia que não há movimento, pois tudo o que vemos de movimento não passa de uma ilusão. Ilusão essa causada pelos nossos sentidos. Assim, para ele, o princípio do Universo é o SER, que é imóvel, eterno e a origem de todas as coisas.

Pitágoras, de Samos

Pitágoras passou os primeiros anos da sua vida na Ilha de Samos, por volta do ano 532 a.C. atingiu a sua maturidade, durante o reinado de Polícrates. Diz-se que abandonou Samos para escapar à tiran…
Pitágoras de Samos – Via Pinterest

Pitágoras de Samos: Para Pitágoras o primeiro princípio é o número, pois quando observamos Universo, percebemos a presença do número em todas as relações. Pitágoras é considerado o “pai da matemática”.

Empédocles de Agrigento

Empédocles de Agrigento

Empédocles de Agrigento: O princípio fundamental do Universo são os quatro elementos – terra, água, ar e fogo.

Demócrito de Abdera

Democritus was a Greek philosopher from the Classical period that came up with what is considered to be the first atomic theory of matter.
Demócrito de Abdera – Via Pinterest

Demócrito de Abdera: Para ele, o início de tudo é o Átomo, do qual tudo se deriva.

Anáximandro de Mileto

ANAXÍMENES DE MILETO (525 a. C.) : Discípulo y compañero de Anaximandro, Concibe el cosmos como un animal viviente dotado de respiración. De ahí su concepto de que el aire es el principio primordial de todas las cosas.
Anáximandro de Mileto – Via Pinterest

Anáximandro de Mileto: O princípio de tudo é o Átomo, do qual tudo deriva.

Anaxímenes de Mileto

Anaxímenes (c 585 -. 525 aC) fue uno de los primeros presocráticos filósofo del griego ciudad de Mileto en Jonia (la actual Turquía). Fue una figura clave en la Escuela de Mileto, un amigo y discípulo de Anaximandro y continuó los milesios indagaciones filosóficas "en el" arkhé "o primer principio del universo (que Anaxímenes considera que el aire), y trató de dar una  explicación del mundo.
Anaxímenes de Mileto – Via Pinteres

Anaxímenes de Mileto: A origem do Universo é o AR.

Anaxágoras de Clazômenas

ANAXAGORAS
Anaxágoras de Glazômenas

Anaxágoras de Clazômenas: Para Anaxágoras o princípio fundamental do Universo é o NOUS, isto é, a mente, a inteligência. As estrêlas, a Lua e o Sol são rochas, não deuses.

Enfim gente, o objetivo do post foi apenas trazer rapidamente um pouco sobre o início da Filosofia e os primeiros filósofos pré-socráticos, pois a partir deles iniciou-se uma nova forma de começar a entender o nosso Universo e os homens.

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.