Oi Gente
O post de hoje se refere a VI jornada da ALPL ( Associação Livre de Psicanálise de Londrina), realizada em Londrina, nos dias 23 e 24/11/2018, com o convidado especial Dr. Durval Checchinato, sobre o Ato Analítico. Saiba um pouco por aqui….
A ALPL (Associação Livre de Psicanálise em Londrina) é uma entidade, sem fins lucrativos, organizada por associados que tem como objetivos estudar, transmitir e manter a formação permanente de futuros psicanalistas lacanianos.
A ALPL acredita estar dando um espaço, nesse sexto ano de atuação, para as “letras de psicanalistas e de profissionais de outras áreas que dialoguem com a Psicanálise. Além de artigos, a Revista ALPL conta também com duas seções para a publicação de ensaios e uma seção destinada a resenhas ou entrevistas”.
É gente, trabalhar com a saúde mental, com ética, tem que ser do seu desejo e gostar muito de estudar as várias áreas de conhecimento.
Se você é estudante de psicologia, gosta da psicanálise, não tenha medo de ser lacaniano simplesmente por ouvir alguns dizerem que Lacan é muito difícil. Lacan apenas escreveu de uma forma que faz com que o leitor busque cada vez mais conhecimento, dando nos a falta para que o desejo de conhecer mais e mais nos invada.
É preciso apenas que se abra para o conhecimento e o busque cada vez mais, pois os desafios que temos pela frente, na área da saúde mental, acredito que os ensinamentos de Jacques Lacan são os que possibilitam ao ser humano viver com menos sofrimento.
Segundo Durval Chechinatto, “(…) a análise consiste num só trabalho: levar o sujeito a descobrir seus desejos, reconhecer-se neles, a fim de possibilitar que os assuma, que deles finalmente não abra mão, pois os objetos a que os causam consitituem sua subjetividade. Em outras palavras, é exatamente na medida em que a análise faculta ao sujeito a libertação da sujeição ao desejo do Outro (=neurose) que ele pode ter acesso ao desejo próprio. E não seria precisamente isso o que definimos como cura em psicanálise? A psicanálise opera libertação do sujeito e possibilita que ele não disperse sua energia em sofrimentos inúteis, tirânicos, neuróticos, em gozos podres (Lacan). Libertada da injunção sintomática, a pulsão pode ser recolocada a serviço do prazer e pode resultar em gozo de ordem psíquica para o sujeito “advertido”. p. 22
Não tenham medo de buscar uma análise. É o melhor investimento em sua vida e, quanto mais cedo, melhor. Mas, ainda que tarde, sempre há tempo favorável para uma análise.
Algumas fotos do Evento
A VI Jornada foi realizada no Auditório da Acil – Associação Comercial de Londrina e os trabalhos, ali apresentados, foram muito interessantes, contribuindo cada autor em divulgar a sua produção na apreensão dos conhecimentos sobre o Ato Analítico.
Enfim gente, após dois dias de estudos e trocas de experiências, a VI jornada da Associação Livre de Psicanálise de Londrina (ALPL) sobre o Ato Analítico, chega ao fim deste ano de 2018, cumprindo as metas aos quais se propuseram no início do ano. Caso queiram conhecer e participar no próximo ano das atividades da ALPL é só ficar atento para o calendário das atividades em seu site: https://www.associacaolivrepsicanalise.com.br/
Era isso por hoje.
Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.
Um abraço.