Você sabe o que é Text Neck?

Oi Gente

Estava lendo a revista Vogue, nesse feriado de Carnaval, e me deparei com um texto, de Olga Penteado,  sobre esse assunto que vem afetando um grande número de pessoas, que se refere ao uso do celular x postura. Ok. Você tem razão em pensar que isso não tem nada de novidade sobre esse fato, pois já é uma assunto que vem sendo muito discutido. Mas, o que chamou a atenção no artigo foi um estudo que a autora traz no artigo da Revista científica Surgical Technology International onde o pesquisador Kenneth Hansraj, cirurgião especializado em coluna vertebral, sobre a relação do peso da cabeça em estado normal e os pesos de acordo com a inclinação que executamos com o pescoço. Saiba um pouco por aqui sobre esse estudo….

Kenneth Hansraj, o autor da pesquisa, é também diretor da Clínica Spine Surgery and Rehabilitation Medicine, em Nova York, e abaixo então os dados que ele nos mostra:

  • O peso da cabeça adulta está entre 4,5 a 5,5 quilos, em estado normal, e é distribuído ao longo da coluna vertebral;
  • Em um ângulo de 15 graus, quando se inclina a cabeça pra frente, o peso para a esquivaler 12 quilos;
  • Em um ângulo de 30 graus, o peso já aumenta para 18 quilos;
  • Em um ângulo de 45 graus, o peso passa para 22 quilos;
  • Em um ângulo de 60 graus, incrivelmente, o peso passa para 27 quilos.

imagem encontrada na pesquisa do google

E segundo outro médico, Dr. Luiz Fernando Bertolucci, fisiatra de São Paulo, nos diz que “Quando inclinamos o pescoço, há uma sobrecarga nos músculos e tendões da cervical. Quanto a maior a inclinação, maior a sobrecarga”.

Aí você já poderá ter uma ideia de onde poderão estar vindos as famosas dores nas costas, mas não é somente isso. O fato dessa má postura, onde, segundo ele, a inclinação exagerada pode também comprimir os nervos e daí causar dores de cabeça, que pode ser confundida com a famosa enxaqueca.

Segundo o médico, “pacientes cada vez mais jovens se queixam de dores na região cervical – a incidência do problema aumentou nos últimos dez anos, período que coincide com a popularização dos smartphones”.

O que fazer diante desse fato?

Como as tecnologias estão aí e, é quase impossível hoje em dia pensar em viver sem elas, principalmente àqueles que as utilizam como ferramentas de trabalho, o que se pode fazer para amenizar a situação? O artigo sugere ainda algumas dicas nesse sentido:

  • “Minimize a inclinação do pescoço ao digitar  e tente manter o aparelho mais próximo da altura dos olhos, pelo menos na hora da leitura”;
  • “Apoie um livro sobre a cabeça para ajudar a manter a musculatura do pescoço ereta e alongada, porém sem tensão. Tente manusear o aparelho obrigando as mãos à se elevarem à altura dos olhos e não ao contrário, senão o livro cai. Esse exercício, feito ao longo do dia,  pode ajudar a reeducar a postura”(conselho da Juliana Massi Campanholo, educadora física especializada no método postural Piret & Béziers).;
  • “Não dedique muito tempo à mesma tarefa – nada de responder a dezenas de mensagens de uma vez só. Faça pausas, espreguice-se se inclinando o corpo para trás e movimente-se sempre – o corpo não gosta de ficar parado”;
  • “Quando possível, fique de pé ao digitar no celular. É mais fácil manter o alinhamento adequado assim do que sentado (a) ou, pior ainda, largado(a) no sofá, sobre uma pilha de almofadas, o que reforça ainda mais a inclinação do pescoço”; (essas duas ultimas são dicas do Dr. Luiz Fernando Bertolucci);
  • O artigo também sugere, baixar um aplicativo Text Neck Indicator (disponível para Android e IOS), que emite sinais de alerta quando a curvatura passa do limite, e usar o WhatsApp na função web para ler e digitar as mensagens no desktop, dispositivo mais favorável à postura”.

É gente, acredito que já estou fazendo parte desse grupo das dores, pois finalizando aqui o post, as minhas costas já começaram a queimar. kkk É lógico que com o fator idade, as complicações poderão ser maiores.

Resolvi baixar esse aplicativo e, embora ele seja em inglês, há muitas dicas ali para fazer exercícios, além de mostrar para você como encontra-se a sua postura. Apresenta vídeos que poderá te auxiliar para a postura e alívio das dores. 

Enfim,  isso já não é novidade, mas não custa lembrar pois, se não deixarmos que o excesso quanto ao uso das tecnologias possa estragar a nossa saúde, ela é tudo de bom, porém lembrando que a nossa saúde deve estar sempre em primeiro lugar. Text Neck é você poder testar como está a sua postura e tentar fazer algo a respeito para evitar maiores complicações. O meu resultado foi 35 graus, preciso rever isso urgentemente. kkk

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.