logo-Blog MAri Calegari
Dica de Filme: “As Loucuras do Rei George”

Dica de Filme: “As Loucuras do Rei George”

Tempo de leitura 2 min.

Oi Gente

Trago aqui para você hoje uma dica de filme, caso você esteja sem nenhuma opção. O Filme “As Loucuras do Rei George“, achei interessante por trazer na ficção um assunto sobre uma doença chamada Porfiria que, entre outros sintomas, altera o comportamento da pessoa inesperadamente, podendo ter momentos de lucidez e outros momentos totalmente fora da realidade…

as-loucuras-do-rei-george 

As Loucuras do Rei George é um filme de 1994, do gênero drama/histórico do diretor Nicholas Hytner, que conta a história sobre o Rei George III, que reinou no século XVIII (1760 a 1789), na Inglaterra. Um rei que foi amado pelo seu povo.

nicholas-hytnerNicholas Hytner – Inglês

ian-holm

Ian Holm no papel do Rei Jorge III

Sinopse

O filme conta sobre esse período do reinado do Rei George III, da Inglaterra, que é conhecido como aquele que perdeu as 13 colônias americanas e, ainda, como o rei que ficou louco.

O rei começa a apresentar comportamentos típicos da loucura, porém apresentava alguns momentos de pura lucidez e outros momentos de total comportamento fora da realidade, dividindo assim a opinião do próprio povo a seu respeito. 

Nesse clima, havia a oposição que queria a todo custo tirar o reinado de Jorge III, alegando a sua incapacidade de reinar. Tem algumas cenas que acabam sendo até divertidas, mas mostra também a limitação da medicina naquela época que não conseguia definir a real doença do Rei Jorge III.

Devido ao seu comportamento estranho, denominados por alguns como “loucura” foi necessário haver um tempo de afastamento do castelo para o seu tratamento. Os métodos utilizados para deter o comportamento do Rei eram similares a muitos da realidade, na época. A rainha era aquela que sempre acreditou na melhora do seu rei.

Mas afinal o que era a doença do Rei?

 Em uma entrevista que li nesse site http://noticias.uol.com.br/inter/efe/2004/01/26/ult1808u3920.jhtm, onde o príncipe Charles comenta sobre o filme, em um documentário da BBC ele diz:  “Li os relatórios médicos e a correspondência do rei nos arquivos reais e acho que sim, que estava doente, mas não louco”, disse o príncipe de Gales à Televisão Britânica.

A doença do Rei na realidade é chamada Porfíria que é uma doença hereditária, que tem a ver com um problema no metabolismo e que um dos sintomas é dor abdominal forte, modificações na  cor da urina. O filme até mostra esse momento onde eles estranham a cor azul da urina do rei Jorge III.

“Durante as crises de porfíria aguda, alguns indivíduos apresentam alterações de humor, podendo ficar deprimidos ou muito agitados e inquietos. Outros sintomas psiquiátricos são relatados. Os sintomas psiquiátricos em geral estão acompanhados de dor abdominal, falta de força, hipertensão e de todos os outros sintomas observados na crise de porfíria. Estes sintomas melhoram quando a crise se resolve e as pessoas retomam seu humor habitual.” 

Pesquisando sobre a doença e caso você queira saber maiores detalhes vai aí um site http://www.porfiria.org.br/fac_aguda.htm, onde explicam tudo sobre ela. 

Enfim, eu gosto desses filmes históricos, onde eles passam para gente a mensagem e as dificuldades de uma determinada época. No filme percebe-se claramente a limitação da medicina nesse período, e em se tratando de distúrbios mentais os métodos utilizados eram simplesmente desumanos.

Era isso por hoje.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo (a) por aqui.

Um abraço.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email