Visita ao Mercado Público de Porto Alegre

Oi Gente

Estou mais uma vez aqui no Rio Grande amado, na cidade de Porto Alegre e hoje trouxe aqui para você algumas fotos de uma visita que fiz ao Mercado Público de Porto Alegre, aquele que sofreu um incêndio e foi notícia em todo Brasil. Mas, hoje o mercado público já está em pleno funcionamento, apesar de estar passando ainda por algumas reformas. Sendo assim, a parte de cima do mercado ainda está fechado ao público.

Apesar dessa fatalidade, com a garra de seus trabalhadores, o charmoso Mercado Público de Porto Alegre está aí a todo vapor, demonstrando a capacidade de superação daqueles que ali trabalham e usufruem todos os dias…

mercado-porto-alegre-1

 

Então gente, apesar da violência que continua ainda aqui em Porto Alegre, essa cidade linda que merece todo carinho do povo brasileiro em relação a essa situação, é bonito ver a garra do gaúcho que precisa enfrentar todos os dias, mesmo com medo e insegurança o seu dia a dia de trabalho. Fico triste ao ver essa situação por aqui, mas acreditando que essa fase vai passar e a cidade possa viver com o direito que todo o cidadão tem de poder ir e vir livremente, com direito a vida e poder viver em sua cidade que foi e continua sendo construída com o suor de seus habitantes.

mercado-porto-alegre-2

Aprendi a ter esse gosto de visitar os mercados públicos com meu marido, agrônomo, que adora visitá-los em todas as cidades por onde passa, quando tem um tempinho para isso. 

mercado-porto-alegre-3

Visitar o mercado público de uma cidade, além dos produtos que ali se encontram, esse ambiente nos tem muito a dizer sobre a população do local. Ali é um lugar democrático onde todos circulam, cada um com suas preferências, encontram pessoas conhecidas, trocam experiências, fazem negócios e também apresentam o fruto do trabalho das pessoas do local e da região. Acho tudo isso muito lindo e gratificante poder observar todo esse movimento.

mercado-publico-5

A qualidade dos produtos, o carinho como cada trabalhador apresenta seu produto e fala sobre ele quando a gente pergunta, tudo é uma aprendizagem. Olha o que essa mãe natureza, nos oferece para a nossa alimentação, com esse colorido dos nossos alimentos. Como não acreditar no potencial do nosso povo e do nosso Brasil na superação desse momento sofrido que estão passando.

mercado-publico-6

Se você é descendente de italianos, assim como eu, sabe bem o significado de uma alimentação. Não é a toa que a balança nem sempre é bem vinda, essa danada que tem o costume de mostrar sempre uns números indesejados. As vezes até preferimos pensar que ela não deve estar em boas condições para se evitar lembrar que é preciso a gente tomar uma providência, nada agradável, que é evitar de saborear aquilo que costuma ter altíssimas calorias. Algumas incoerências você não acha?

Apesar dos italianos terem fama de tudo estar em volta de uma mesa, de uma cozinha, de um fogão, vamos falar a verdade quem não gosta de uma boa refeição, não é mesmo? Você já observou quando você vai fazer uma visita, por exemplo, e ninguém te oferece nenhuma água, ou um cafezinho não parece que ficou faltando alguma coisa? O alimento ele também tem o poder de simbolizar um encontro, compartilhar, dividir algo junto com a outra pessoa. Como a conversa fica mais gostosa em momentos assim.

mercado-porto-alegre

ALGUMAS INFORMAÇÕES DO MERCADO

O Mercado Público Central de Porto Alegre foi inaugurado em 1869, no dia 03 de outubro. Esse mercado tem história, já passou por várias reformas, já superou alguns acontecimentos como enchentes, incêndios e, ainda, quase já foi até demolido para que se passasse por ali uma avenida. E, como falei aqui no início, passou por mais um desafio no ano passado. Assim, ele também é um sobrevivente e exemplo de superação. 

No ano de 1979, ele foi tombado como patrimônio Histórico e Cultural da cidade de Porto Alegre. Já foi restaurado e é um dos pontos turísticos da cidade. Sobre a história mais completa do mercado você poderá obter por aqui http://www2.portoalegre.rs.gov.br/mercadopublico/default.php?p_secao=4mercado-publico-7

As bancas de frios, com seus maravilhosos queijos e produtos de origem animal, é de deixar o visitante no mínimo naquela situação de dúvida no que escolher. E para aqueles que já estão na meia idade, como eu, sabe bem a tortura que é isso. Cuidar de um colesterol, de uma pressão alta ou até mesmo de uma diabetes. É triste gente, mas se tudo der certo e fizer a tarefa de casa direitinho de algum desses três “indesejados amiguinhos” é difícil a gente escapar depois de uma certa idade. Mas, a medicina está aí e as informações também e cada um vai se cuidando e administrando esses intrometidos que entram na vida da gente.

img_5932

Além dos produtos oferecidos no Mercado Público, ali também você encontrará várias opções para um lanche rápido, um docinho básico, um café especial, sucos e demais guloseimas.

mercado-publico-8

ALGUMAS FOTOS QUE TIREI POR LÁ

mercado-publico-9

 

mercado-publico-10

Juro gente que essa cabeça desse porco me chamou a atenção e fiquei pensando no sofrimento dos animais.

mercado-publico-15

 

 

mercado-publico-11

O mercado também tem inúmeros produtos da tradição gaúcha, você encontra de tudo por lá. São muitas opções.

mercado-publico-12

 

mercado-publico-14

mercado-publico-13

DICA DE DOIS LUGARES MUITO VISITADOS NO MERCADO

mercado-publico-17

Para você que curte um bom cafezinho de qualidade você também encontra. Adoro a plantação e a lavoura de café e tudo que gira em torno dele, inclusive o cheirinho, mas por incrível que pareça não tomo café. Mas, segundo informações dos amantes do café, vale muito a pena saborear e apreciar esse cantinho do mercado.

mercado-publico-16

A outra dica e essa posso confirmar é a famosa salada de fruta com sorvete que tem por lá, além de outras combinações de sorvetes. A primeira vez que estive por lá foi o meu sogro, já falecido, que nos levou. Já é uma tradição no mercado esse lugar, e não teve jeito, acabei parando por lá, com meu filho, sogra e cunhada, acabamos saboreando mais uma vez o sorvete com salada de fruta.

mercado-publico-18

Um pouco das sugestões que a gente tem por lá. Como resistir, não é mesmo? E pensar que antes disso, já tinha saboreado um belo pastel. Viajar tem dessas coisas, pelo menos no meu caso, sempre trago um pesinho a mais na volta. Mas vamos falar a verdade, esses “pequenos detalhes” , chato por sinal, a gente deixa para pensar em casa não é mesmo?

mercado-publico-18

mercado-publico-19

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DO MERCADO E ENDEREÇO

Segunda a Sexta-feira, das 7:30 às 19:30.
Sábados das 7:30 às 18:30.

De segunda a sexta-feira, os portões da avenida Júlio de Castilhos e da Praça Parobé fecham às 19h30.
Os portões da avenida Borges de Medeiros e do Largo Glênio Peres ficam abertos até a meia noite para acesso aos restaurantes.
No sábado, todos os portões fecham às 18h30.

Obs.: os restaurantes não funcionam no sábado à noite.

ENDEREÇO:

O Mercado Público Central é um logradouro. Possui inclusive CEP próprio (90020-070).

Para facilitar sua localização, situa-se entre os seguintes logradouros, no Centro de Porto Alegre:

– Av. Júlio de Castilhos
– Av. Borges de Medeiros
– Largo Glênio Peres
– Praça Pereira Parobé

Se caso quiser fazer essa visita, você tem no site abaixo na referência, maiores informações. Foi lá que pesquisei e trouxe aqui para você.

Outra dica gente

Como estou por aqui ajudando meu filho em mais uma mudança, tenho utilizado muito o Uber* aqui em Porto Alegre. Da minha experiência por enquanto, todas as vezes que precisei funcionou direitinho e o custo x benefício compensa muito, quando pensamos em segurança, ganho de tempo, dificuldades de estacionamento e também preço de estacionamento.

Embora essa discussão sobre o Uber ainda vem gerando alguns constrangimentos, acredito que ele veio para ficar e,  em um cidade como Porto Alegre por exemplo,  acredito que tem sim lugar para todos trabalharem. Observei que o Uber nesse momento de crise do país, está sendo também uma alternativa para muitos pais de família, em substituição ao desemprego, como também como uma complementação de renda.

*”Uber é uma empresa multinacional norte-americana, prestadora de serviços eletrónicos na área do transporte privado urbano e baseada em tecnologia disruptiva em rede, através de um aplicativo E-hailing que oferece um serviço semelhante ao táxi tradicional, conhecido popularmente como serviços de “carona remunerada”.

 

Referências

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/mercadopublico/default.php?p_secao=4

https://pt.wikipedia.org/wiki/Uber_(empresa)