logo-Blog MAri Calegari

10 lindas pinturas de Adolphe Bouguereau

Tempo de leitura 3 min.

Oi Gente

O post de hoje é sobre esse pintor francês Willian Adolphe Bouguereau, acadêmico e tradicionalista, o qual realizou trabalhos maravilhosos. Quanta sensibilidade, delicadeza e que mão desse artista para elaborar essas telas, entre os anos de 1848 a 1905, quando iniciou sua carreira artística. Um pintor que recebeu várias homenagens e preços altos por seu trabalho. Saiba um pouco sobre essa história  por aqui …

William Bouguereau:

Saiba um pouco sobre que foi William Adolphe Bouguereau?

Self portrait, by William Bouguereau.jpg

William Adolphe Bouguereau, nasceu em 30 de novembro de 1825 e faleceu em 19 agosto de 1905. Nasceu na França, na cidade de La Rochelle, em uma família que comercializavam vinho e azeite. Incentivado por um tio, padre católico, o qual lhe ensinou temas clássicos e bíblicos e o conduziu para a escola.

Bougeureau - The Cup of Milk (La Tasse de Lait) 1879:

Que maravilha a perfeição nos quadros deles. O que é esse olho?

Desde cedo ele já demonstrava habilidades para a artes e foi um cliente de seu pai que convenceu a mandá-lo para Bordeaux, na França, para ingressar na École des Beaux Arts. Após dois anos na École des Beaux-Arts, Bouguereau  produz a sua primeira tela, considerada uma pintura principal, com apenas 23 anos, cujo nome foi igualdade. Igualdade perante a morte, que está hoje no Musée d’orsay.

Egalité devant la Mort – 1848 (Igualdade perante a Morte)

Visando complementar seus estudos em desenhos, ele estudou trajes históricos, arqueologia, além de participar de dissecções anatômicas. Pintava retratos paroquianos, temas históricos, mitológicos e mulheres. Ganhou o Prêmio de Roma com apenas 26 anos, muito cobiçado pelos artistas de sua geração.

bouguereau - Google Search:

1871

Na cidade de Roma, estudou os artistas do Renascimento e suas obras primas, antiguidades romanas, etrusco, grego. Bouguereau estudou, ainda, literatura clássica o que o influenciou durante toda a sua carreira artística.

Bouguereau:

Durante a sua vida o artista William Bouguereau executou 822 pinturas, das quais algumas não se sabe o seu paradeiro. Com a chegada do impressionismo, sua arte caiu em desuso, e somente após 1980, devido ao interesse na pintura de figuras, ele volta a ser redescoberto.

Chilly by William Adolphe Bouguereau:

Casou-se no  ano de 1856 com Marie-Nelly Monchablon e, desse casamento, tiveram cinco filhos. Em 1860 sua fama foi estendida por toda a Inglaterra, onde pode comprar uma linda casa em Montparnasse, na França e construir seu estúdio.

bouguereau:

Bouguereau empregava métodos tradicionais em sua pintura como o lápis e esboços a óleo. “Sua pintura de pele, mãos e pés foi particularmente admirada. Ele também usou algum simbolismo religioso e eróticos dos antigos mestres.

Charity (William-Adolphe Bouguereau):

Ele recebia muitas encomendas para pintar retratos de pessoas com grande poder aquisitivo, bem como recebia encomendas para pintar e decorar casas privadas, edifícios públicos e igrejas.

William Adolphe Bouguereau:

No ano de 1877, perde um de seus filhos e sua esposa e, mais tarde, já em uma idade avançada, Bouguereau casa-se pela segunda vez com uma colega também artista Elizabeth Jane Gardner, que foi uma de suas alunas. Com a sua influência, possibilitou a abertura de várias instituições de arte para as mulheres, na França.

William Adolphe Bouguereau:

Quase próximo ao final de sua vida, ele descreve o amor dele pela arte: “Cada dia eu ia para o meu estúdio cheio de alegria; a noite, quando sou obrigado a parar devido a escuridão, mal posso esperar pela manha seguinte que virá.(…) Se eu não puder me dar a minha querida pintura, me sinto um miserável”.

Enfim gente, não sei se você já tinha visto falar sobre esse artista. Eu sinceramente não, mas, quando vi algumas de suas obras quis dividir aqui com vocês, pois me encantei com seus trabalhos.

Achei incrível a perfeição nas figuras humanas e, ainda, quando ele descreve o seu amor pela arte nos deixa bem claro que quando você faz de seu trabalho algo de seu desejo e de seu prazer, as possibilidades de sucesso só podem aumentar. Acredito que foi essa a mensagem desse artista francês que deixou hoje aqui pra gente.

Era isso por hoje.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

 

 

 

 

Referências:

http://www.musee-orsay.fr/en/collections/works-in-focus/search/commentaire/commentaire_id/egalite-devant-la-mort-21302.html

https://en.wikipedia.org/wiki/William-Adolphe_Bouguereau

4 respostas

  1. Eu sou apaixonada pelo Bouguereau! Sempre um dos pintores que mais admirei! Cheguei a fazer pôsteres das pinturas dele para meu quarto.
    Ótima postagem!

    1. Olá Lis

      Seja bem vinda por aqui. Também sou apaixonada pelas pinturas dele, parece que tem uma sensibilidade e leveza. Que legal que gostou.
      Obrigada.
      Um abraço.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email