logo-Blog MAri Calegari

Mata dos Godoy em Londrina

Tempo de leitura 3 min.

Oi Gente

Hoje trouxe aqui para você mais um lugar interessante para se conhecer, visitar e usufruir na nossa cidade de Londrina… Dá uma olhadinha no post onde falo a respeito com algumas fotos para você conhecer.

DSC_0097

Parque Estadual Mata dos Godoy

Continuando com o meu projeto de conhecer de verdade a minha cidade, fui dessa vez visitar a famosa Mata dos Godoy, ou melhor, hoje o nome é Parque Estadual Mata dos Godoy. Embora já havia escutado muito em casa a respeito dessa Mata, através do meu marido agrônomo e pesquisador, o qual já esteve por lá várias vezes, a verdade é que foi a primeira vez que visitei o Parque.

DSC_0099

“A Mata dos Godoy  está localizada na Fazenda Santa Helena – Distrito do Espírito Santo, a 15 km do centro de Londrina. Possui 675,70 ha de floresta subtropical, estando inserida no bioma Mata Atlântica, na qual se encontram aproximadamente 200 espécies de árvores.” 

DSC_0103

Chegando lá gente fui conversar com o Sr. José, que já trabalha por lá há algum tempo, o qual nos atendeu muito bem. Além de saber muito sobre o local me disse que gosta muito quando o parque tem crianças e que o local deveria ser mais visitado pelas famílias com crianças pequenas, pois além de aprenderem sobre  a mata, tem muito espaço para correr, brincar e até mesmo fazer um pic-nic. Fica aí a dica para os papais levarem as crianças para um passeio educativo em família e aproveitar todo o espaço para as crianças poderem correr, soltar papagaio com  muito verde e, acima de tudo, um ar puríssimo. E não se cobra para visitar viu gente. Dá sim para fazer alguns passeios em finais de semana, praticamente sem custos com a criançada.

DSC_0104

 

DSC_0100

 

DSC_0106

 

DSC_0108

 

DSC_0109

 

DSC_0114

 

DSC_0113

“Considerada uma das principais áreas de preservação ambiental do Estado e uma das mais ricas reservas genéticas do Sul do País, abriga espécies raras como peroba, angico, cedro, figueira, pau-marfim, além de 180 espécies de aves silvestres, entre outros importantes representantes de nossa fauna”.

DSC_0127Gente, lá você pode fazer várias trilhas por dentro da mata. Somente me avisaram que caso queiram ir com um grupo maior de pessoas e ser acompanhado com um guia, tem que avisar com antecedência para que se agende os horários. Agora, se você quiser ir, assim como eu de repente e do nada, é só chegar também que será bem vindo. Afinal a mata está lá para ser apreciada e respeitada.

DSC_0128

“O Parque Estadual Mata dos Godoy é uma das últimas reservas naturais de mata nativa do norte do Paraná, sendo assim uma Unidade de Conservação Integral. Pertenceu à família Godoy até o ano de 1989, quando foi transformada em Parque Estadual. Conforme o projeto do plano de manejo do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da Universidade Estadual de Londrina (UEL), vem sendo aberta ao público 10% da área para visitação com portais, trilhas interpretativas, opções de lazer contemplativo e programas de educação ambiental. Os outros 90% são destinados à pesquisa ambiental. Atualmente as visitas são mediante autorização do IAP”. (nesses outros 90% viu gente).

Informações: Instituto Ambiental do Paraná (IAP) – (43) 3373-8700

DSC_0119

Gente o lugar dá uma paz e tranquilidade para gente, que dá vontade de sentar por ali, pegar um bom livro e esquecer por um tempo da vida. Para quem curte meditar e gosta de silêncio é um “prato cheio”.

DSC_0131

Caso você tenha o interesse para saber sobre a história de Olavo Godoy, o doador da mata para a cidade de Londrina, nas referências abaixo, tem uma página no facebook que conta um pouco sobre a história dele e de seus 3 filhos não reconhecidos em vida e de uma de suas filhas, que é a maior defensora da mata até hoje. Vale a pena a leitura.

DSC_0136

Passando a porteira, é hora de retornar para casa. E aí está então para você londrinense ou não, você que gosta de caminhar ou curte o ecoturismo, mais uma opção legal de nossa cidade para conhecer e realizar um passeio. Fui, gostei muito e ainda quero voltar com mais tempo.

DSC_0146

Adoro estradas onde as árvores parecem que nos abraçam. 

DSC_0134

E aí está mais uma linda visão da nossa querida Londrina, por esse canto aqui da cidade. E assim vou, a cada semana, dentro do meu projeto pessoal redescobrindo a nossa cidade e dividindo o que tenho visto aqui com você.

 

Era isso por hoje gente.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo (a) por aqui.

Um abraço

 

Referências:

http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=247&Itemid=194

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email