Dicas de como distinguir um chefe de um líder

Oi Gente

Hoje eu gostaria de falar com você sobre essa questão de liderança. Um grande número de pessoas sofre em seus ambientes de trabalho devido a hierarquia da empresa, onde ainda, infelizmente , há um grande número de “chefes” e pouquíssimos líderes. Sei bem,  mas muito bem o que é isso, e como sofri com essa questão durante os anos que trabalhei em um empresa de grande porte e, para piorar,  a empresa era de economia mista, ou seja a “chefia”, digo chefia pois era o que a gente tinha por lá agia em alguns momentos com o mesmo autoritarismo dos militares, talvez era um resquício dessa época que tivemos que conviver…

Entenda um pouco sobre isso nesse post. Por que os “chefes” tratam os seus subordinados com tanto autoritarismo?  Por que merecemos um líder?

Chefia

Definições do significado da palavra chefe, segundo o dicionário Aurélio:

1 Peça honrosa no terço superior do escudo.
2 Funcionário ou empregado que dirige um serviço.
3 Diretor.
4 Cabeça, principal.
5 Cabecilha.
6 Cozinheiro principal que dirige um restaurante, geralmente conhecido pela boa cozinha.
7 Soldado que, em cada fila, está no lugar da frente
Pois é gente, infelizmente o chefe é aquele que adora mandar, porque pedir é algo que não está no seu vocabulário, e, para piorar, quando manda o faz de um jeito sem deixar que os subordinados possam sequer pensar em discordar. Estou exagerando? Será?
Vamos então, primeiramente, tentar entender o que é essa definição de poder que os chefes adoram exercer.
“De acordo com o dicionário de filosofia, a palavra poder, na esfera social, seja pelo indivíduo ou instituição, se define como ‘a capacidade de este conseguir algo, quer seja por direito, por controle ou por influência. O poder é a capacidade de se mobilizar forças econômicas, sociais ou políticas para obter certo resultado (…)” . Quem definiu assim o poder foi Blackbur, 1997, p. 301). Mas o mesmo autor coloca que o poder pode ser exercido de forma consciente ou não, e/ou, frequentemente, exercido de forma deliberada”.
 
As vezes você pode ter um chefe que está em evolução no processo de aprender a ser líder, e então de vez em quando ele vacila e não dá conta de sair dessa posição e aí  volta a ser chefe. É difícil para um (a)  chefe, com características e comportamento de chefe se adequar facilmente no comportamento de um líder. Muitas vezes quem nasceu para ser chefe, terá muitas dificuldades para ser um líder, pois isso equivale a dizer ter que trabalhar, também,  questões que são mais internas  e, geralmente é o que chefe não quer trabalhar, pois o que ele quer mesmo é que entre seus subordinados cada um carregue e faça da melhor forma possível, muitas vezes, aquilo que é da sua responsabilidade. Mas, com um detalhe, que faça para ele levar a fama.  Entenda bem isso é bem diferente de delegar.
 
Temos que pensar também, que em alguns casos, os chamados “chefes” acabam sendo garoto de recado dos patrões, pois ainda há  empresas que preparam seus gerentes para serem chefes, estão ainda em um sistema antigo de gestão de pessoas, muito hierarquizada e acaba colocando  ou justificando o seu modo de atuar junto aos funcionários “nas costas do chefe”. Nesse caso, o “coitado” do chefe acaba sendo também uma  vítima dentro de um emprego como esse.
Empreendedores em uma reunião
Liderança
O significado da palavra líder no dicionário Aurélio:
Aquele que ou o que lidera determinado setor de atividade ou uma competição;
Pessoa que exerce influência sobre o comportamento, pensamento ou opinião de outros;
Pessoa ou entidade que lidera ou dirige;
Chefe de um partido ou movimento político.
Há quem diga que um líder já nasce pronto. Discordo completamente sobre isso, pois ninguém nasce pronto. Tudo é acrescentado, tudo é aprendido. A sua história de vida, em um primeiro momento, é dirigido pelos seus pais, familiares e educadores e, após a maturidade, a vida e suas escolhas pertencem a você. Você concorda que você não é o mesmo que era há um ano ou dois atrás, que houve mudanças e evolução (ou não)  no seu jeito de ser e que isso equivale dizer que você tem sim responsabilidade sobre isso? Que  já passou da hora de ficar achando culpa sempre nos outros? 
Alguns líderes podem ter  facilidades para estar onde está, em função de ter tido uma infância já com um  direcionamento e liberdade de expor ideias e tomar iniciativas, de acordo com os exemplos e atitudes dos pais. Mas, a liderança  pode sim ser desenvolvida, pois é uma aprendizagem constante e evolutiva em todas as áreas que compõem o ser humano. Só que para isso gente, tem que querer, se dedicar, ser humilde, admitir suas falhas e reconhecer que precisa melhorar em alguns aspectos, ou seja, lidar com a sua verdade que só você sabe sobre ela. 
10 dicas básicas para ser um líder 
1. Ser líder é saber entender as dificuldades de um e de outro dos seus subordinados;
2. Ser líder é ser humilde, se preparar e preparar a equipe para quando houver necessidade de dar um help (socorro) ao outro esse faça com espírito de equipe;
3. Para ser líder é necessário muito conhecimento, muita dedicação, responsabilidade, é por a mão na massa, ser companheiro de equipe, dividir informações e responsabilidades, chamar a equipe para trabalhar como um time, onde todos buscam atingir a meta, o alvo e atender as necessidades da empresa;
4. Ser um líder é aquele que ouve, que respeita, que sabe que não detém todas as informações e que uma informação, independente de quem venha, pode fazer a diferença. O líder ouve as pessoas com atenção;
5. Ser líder tem que ser curioso e desenvolver a criatividade para sempre estar trazendo e pensando em melhorias para sua equipe, sua casa, sua empresa, sua cidade, seu estado, seu país;
6. Ser líder é se comunicar e saber dividir tarefas, é ser entusiasta e sempre falar a verdade;
7. Ser líder é ter caráter, mesmo sabendo do seu poder, estar sempre do lado da verdade, é ser confiável;
8. Ser líder é ter paixão, coragem, acreditar em si e em seu time, é focar naquilo que é melhor não só para si, mas para todos;
9. Ser líder é admitir que precisa aprender constantemente, não somente sobre as suas tarefas, mas também se desenvolver como pessoa;
10. Ser líder, acima de tudo, é respeitar os seus subordinados, é fazer com ele evolua onde há necessidade, é convidá-lo a melhorar sempre, com respeito, é observar em cada membro de sua equipe o que tem de melhor e proporcionar o desenvolvimento de suas habilidades; é dar a “Cesar o que é de Cesar” valorizar quem merece; é ser justo.
E aí você tem um chefe ou um líder?
Enfim gente, tenho certeza que você sabe bem diferenciar um chefe de um líder, mas se você ainda não sabe, quero deixar uma dica de como eu diferencio:
O chefe é aquele que se você puder, atravessa a rua, para não encontrá-lo e foge dele igual “diabo da cruz”;
O líder é aquele que você quer seguir os passos, quer ouvir sua fala, quer estar junto, e torce com ele, e por ele,  ajuda-o  no que for preciso, pois na hora que você mais precisar, sabe que poderá contar com ele. 
E para ficar mais claro, ainda,  é mais ou menos, como diz um ditado: “Amigo é amigo, fdp é fdp”. 
Era isso por hoje.
Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.
Um abraço, com o desejo que você sempre possa estar próximo a um líder ou ainda, quem sabe ser um verdadeiro líder.

Referências:

https://dicionariodoaurelio.com/chefe

http://www.cafecomsociologia.com/2014/09/o-poder-em-michael-foucault.html