logo-Blog MAri Calegari
Londrina e seu lindo Jardim Botânico

Londrina e seu lindo Jardim Botânico

Tempo de leitura 4 min.


Oi Gente

O post de hoje é sobre o Jardim Botânico de nossa cidade. Fiquei encantada com o espaço que tem por lá e as maravilhas de diferentes espécies de árvores. Esse jardim botânico é,  também,  uma das unidades de pesquisa e conservação de espécies nativas e exóticas do Paraná. Saiba um pouco sobre isso por aqui…

IMG_7976

Dando sequência ao meu projeto de passear por Londrina, ontem, dia 02/06/2016, resolvi dar uma volta pelo nosso jardim botânico aqui da cidade. É bem isso, a gente precisa sair de casa para poder ver o que a nossa cidade oferece de bonito e não somente ficar reclamando do que não oferece.

DSC_0049

Chegamos lá a tarde, é tudo muito organizado, o estacionamento enorme com lugares para muitos visitantes e de fácil manobra. Para chegar lá é só pegar a Avenida Harry Prochet e seguir bem reto, atravessar a BR e seguir direto que vai parar nele. Os funcionários muito atenciosos e educados, estão de parabéns. 

IMG_7960

Olha aqui gente quanto espaço público para aproveitar e passear com a família, com as crianças, andar de bicicleta e poder curtir o que a cidade oferece gratuitamente.

IMG_7965

O endereço: Avenida dos Expedicionários, s/n – Acesso a partir da Rodovia PR 445/IAPAR – telefone contato 55 43 3324-0991 

IMG_8004

“Com mais de 1 milhão de metros quadrados de mata nativa, nascentes e rios, o Jardim Botânico de Londrina foi criado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMA, devido à cessão de 70 hectares pelo Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR e de 20 hectares pela Associação Brasileira de Educação e Cultura (ABEC), mantenedora do Colégio Marista, e pelas famílias Brito, Carbalall, Sant’Ana, Fecchio, Candoti e Kantor”.

IMG_7973

Gente eu fiz essa foto aqui, pois acho muito lindo esse tipo de piso que colocaram aqui no nosso Jardim Botânico. Os objetivos do Jardim Botânico aqui de Londrina não é somente mostrar as maravilhas que se tem por lá para a população, ele tem alguns objetivos claros: “realizar intercâmbio científico e cultural com entidades nacionais e estrangeiras; promover a pesquisa, a conservação, a preservação, a educação ambiental e o lazer compatível com a finalidade de difundir o valor multicultural das plantas e sua utilização sustentável; implantar e manter bancos de germoplasma de espécies exóticas e reserva genética de espécies nativas”.

IMG_8014

A diversidade de espécies que tem por lá, todas catalogadas, possibilita não só um passeio com as crianças mas também um momento de aprendizagem, onde pode-se unir a diversão com aprendizagem. 

IMG_7978

Por onde você vai passando vai descobrindo plantas lindas e bem conservadas e o espaço de lá e a paz que se tem por lá é muito gratificante. É um lugar a se pensar para curtir mais e incentivar as pessoas. Falando nisso, fui informada por lá, que o nosso jardim botânico tem filmes especialmente voltado para as crianças e caso alguém tenha interesse em assistir é só ligar para agendar horário. Olha aí uma sugestão para passear com as crianças e ainda aproveitar o tempo para muita aprendizagem gente.

IMG_7981

Olha que lindo esse lugar para caminhar e ainda ir aprendendo sobre as espécies de árvores. Gente para quem curte caminhar é tudo de bom.

IMG_7989

As atrações que são oferecidas no Jardim Botânico são: O Centro de Visitantes (espaço voltado à educação ambiental dotado de equipamentos de audiovisual sobre o histórico ambiental regional); a pista de caminhada (concebida para todas as idades, percorre trechos de mata nativa e os lagos contemplativos do Jardim Botânico 1260 metros); arboreto (coleção com mais de 100 espécies arbóreas nativas da flora brasileira, revelando formas e cores da vegetação ao longo das estações do ano);

IMG_8021

 

IMG_7998

 

IMG_8012

 

IMG_8025

 

IMG_8033

Continuando o que se tem para ver por lá: lagos (Construídos a partir das nascentes do Córrego Andorinhas, formam espelhos d’água para contemplação;  estufas (projetadas para coleção de bromélias epífitas, orquídeas e outras espécies exóticas aclimatadas em ambientes especiais. Projeto em desenvolvimento); trilha interpretativa (trilha na mata com duas opções – leve (300m) e moderada (1,2 km). As visitas são monitoradas. Consulte sobre agendamento de grupos e horário de funcionamento.

IMG_8007

As estufas como mencionado ainda não estão com as bromélias e orquídeas, pois são projetos em desenvolvimento. Espero que logo se complete, pois imagino como deverá ficar bonito quando completado. Já visitei alguns lugares como esse e realmente é de se encantar.

IMG_8038

Esse passeio me fez relembrar muito quando minhas crianças eram pequenas, pois fiquei imaginando o quanto espaço que tem por ali para deixar as crianças correrem e extravasarem toda a energia que elas tem, além de ser um momento muito gratificante com os pais.  Fizemos muito isso com nossos filhos, principalmente quando vivemos no exterior, na época do mestrado de meu marido. Sabe como é estudante com bolsa de estudos e família, não se tem grana. E com três filhos em apartamento ainda!!

Chegava o final de semana, nós sempre dávamos um jeito de arrumar tempo e aproveitávamos tudo que havia na cidade e ao seu redor, que era oferecido para a comunidade sem gastos. Aproveitávamos o espaço público, as praças, os parques, fazíamos pic nic e juro gente, como nos divertíamos. Dá muitas saudades de tudo isso.

Vocês papais e mamães não tenham “preguiça” e levem seus filhos passearem. É isso que eles vão se lembrar no futuro, não são os brinquedos caros e jogos eletrônicos, são esses momentos que curtiram juntos que realmente ficarão registrados em suas memórias, talvez como os melhores da infância.

IMG_7969

Enfim, gostei muito do que vi no nosso jardim botânico, embora estou esperando que a estufa fique pronta o mais rápido possível para que fique mais completo por lá. Precisamos valorizar, cuidar e usufruir mais daquilo que é nosso, de todos nós londrinenses, o espaço público de nossa cidade. Lugares que estão aí a nossa disposição, basta querer sair de casa e passear e por que não preparar um pic nic com a família? Com os amigos, com as crianças, inventar um passeio de bicicletas, a pé, o que te der vontade. O nosso jardim botânico está aí a sua disposição. 

Era isso por hoje gente. Me diverti muito nessa tarde fazendo esse passeio. Até o próximo então. 

Obrigado pela visita. Você é sempre bem vindo (a) por aqui.

Um abraço.

Referências:

As informações sobre o Jardim Botânico de Londrina que coloquei aqui para você foram extraídas de um folder que consegui por lá.

www.jardimbotanicodelondrina.pr.gov.br

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email