logo-Blog MAri Calegari
Amostras de Bordados do Séc. XVIII

Amostras de Bordados do Séc. XVIII

Tempo de leitura 2 min.

Oi Gente

Está em exposição no Museu de Artes  em Nova York, The Metropolitan Museum of Art, agora em fevereiro de 2016,  algumas peças de bordados europeus e americanos feitos a mão do século XVIII. Tem peças das épocas entre 1600 a 1900. Adoro todo trabalho manual, pois além da beleza e da singularidade que cada trabalho único nos apresenta, tem ali uma dedicação, um tempo, um olhar, uma escolha e acima de tudo muito carinho de quem o faz. Amo tudo isso. Resolvi trazer um pouco desses bordados aqui para compartilhar com você. Adoraria visitar o museu com uma exposição dessas.

 

Booklet of embroidery and drawnwork

No século XVIII, era esperado das meninas tanto na Europa quanto dos Estados Unidos, que aprendessem apenas habilidades práticas básicas de leitura, escrita, pois o foco maior era para que aprendessem a costura e a culinária, para que se preparassem para assumir seus papéis como esposas, mães e donas de casa.

 

Sampler with geometric motifs

Bordados com fios de seda da metade do século XVIII, sobre linho – esse faz parte de uma coleção particular mas foi realizado na Inglaterra, na primeira metade do século XVII.

 

Sampler with needle lace and cutwork

Bordado de 1644. Gente acho isso maravilhoso. O capricho e dedicação, me fez lembrar das nossas rendeiras do Nordeste.

Darning sampler

Essa peça é um bordado da cultura holandesa do ano de 1797. Fios de seda bordados sobre algodão.

Embroidered Sampler

Essa peça é de Cincinnati – Ohio nos EUA do ano de 141

Na realidade gente, esses bordados eram mostruários que as moças faziam na sua aprendizagem. O objetivo dessa exposição é justamente mostrar que cada amostra desses bordados referiam-se as habilidades e conhecimentos adquiridos durante o processo educacional e era uma forma também de preservar o conhecimento para uma referência futura.

Sampler listing the counties of England

Bordado Britânico de 1851

Olha que interessante esse, são todas as províncias da Inglaterra bordadas aqui, com a população da, as capitais e as características de cada região. Dá bem para observar que a agricultura e o campo era muito forte durante esse período.

Map sampler

Olha que interessante. Esse aqui foi bordado o mapa da Inglaterra.

Eu me imagino nessa época, sentada bordando um quadro como esse. E vou falar uma verdade para você, adoro bordar e até que consigo ficar um bom tempo me dedicando a isso, mas, sem dúvida alguma, ficaria durante a execução do trabalho me imaginando visitando todos esses lugares.

Quando vejo essas histórias onde as mulheres eram colocadas dentro do contexto social, agradeço por ter nascido nesse século, ou com certeza, eu daria muito trabalho para minha família.

Embroidered Sampler made at the Female Association Quaker School

Olha esse aqui que interessante, é um bordado que pelo que entendi uma participante faz para outra participante de uma mesma associação familiar.  No final ela assina o nome dela, coloca a data da execução do trabalho e fala Escola da Associação Familiar. Esse é dos EUA.

Sampler made at a Quaker school

Olha esse bordado por exemplo era o mostruário de uma escola. Assim gente cada moça ia fazendo suas amostras, como forma de aprendizagem e também de passar a cultura do bordados para as gerações seguintes.

Gostei de fazer esse post, pois como já comentei adoro bordados e todo trabalho manual. Espero que gostem também e se quiserem saber mais sobre essa exposição está nas referencias o site do museu de Nova York.

Era isso por hoje gente.

Obrigada pela visita. Volte por aqui sempre quando desejar. Você é sempre bem vindo (a).

Um abraço.

Referencias:

http://www.metmuseum.org/exhibitions/listings/2015/american-and-european-embroidered-samplers

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email