Oi Gente
Está em exposição no Museu de Artes em Nova York, The Metropolitan Museum of Art, agora em fevereiro de 2016, algumas peças de bordados europeus e americanos feitos a mão do século XVIII. Tem peças das épocas entre 1600 a 1900. Adoro todo trabalho manual, pois além da beleza e da singularidade que cada trabalho único nos apresenta, tem ali uma dedicação, um tempo, um olhar, uma escolha e acima de tudo muito carinho de quem o faz. Amo tudo isso. Resolvi trazer um pouco desses bordados aqui para compartilhar com você. Adoraria visitar o museu com uma exposição dessas.
No século XVIII, era esperado das meninas tanto na Europa quanto dos Estados Unidos, que aprendessem apenas habilidades práticas básicas de leitura, escrita, pois o foco maior era para que aprendessem a costura e a culinária, para que se preparassem para assumir seus papéis como esposas, mães e donas de casa.
Bordados com fios de seda da metade do século XVIII, sobre linho – esse faz parte de uma coleção particular mas foi realizado na Inglaterra, na primeira metade do século XVII.
Bordado de 1644. Gente acho isso maravilhoso. O capricho e dedicação, me fez lembrar das nossas rendeiras do Nordeste.
Essa peça é um bordado da cultura holandesa do ano de 1797. Fios de seda bordados sobre algodão.
Essa peça é de Cincinnati – Ohio nos EUA do ano de 141
Na realidade gente, esses bordados eram mostruários que as moças faziam na sua aprendizagem. O objetivo dessa exposição é justamente mostrar que cada amostra desses bordados referiam-se as habilidades e conhecimentos adquiridos durante o processo educacional e era uma forma também de preservar o conhecimento para uma referência futura.
Bordado Britânico de 1851
Olha que interessante esse, são todas as províncias da Inglaterra bordadas aqui, com a população da, as capitais e as características de cada região. Dá bem para observar que a agricultura e o campo era muito forte durante esse período.
Olha que interessante. Esse aqui foi bordado o mapa da Inglaterra.
Eu me imagino nessa época, sentada bordando um quadro como esse. E vou falar uma verdade para você, adoro bordar e até que consigo ficar um bom tempo me dedicando a isso, mas, sem dúvida alguma, ficaria durante a execução do trabalho me imaginando visitando todos esses lugares.
Quando vejo essas histórias onde as mulheres eram colocadas dentro do contexto social, agradeço por ter nascido nesse século, ou com certeza, eu daria muito trabalho para minha família.
Olha esse aqui que interessante, é um bordado que pelo que entendi uma participante faz para outra participante de uma mesma associação familiar. No final ela assina o nome dela, coloca a data da execução do trabalho e fala Escola da Associação Familiar. Esse é dos EUA.
Olha esse bordado por exemplo era o mostruário de uma escola. Assim gente cada moça ia fazendo suas amostras, como forma de aprendizagem e também de passar a cultura do bordados para as gerações seguintes.
Gostei de fazer esse post, pois como já comentei adoro bordados e todo trabalho manual. Espero que gostem também e se quiserem saber mais sobre essa exposição está nas referencias o site do museu de Nova York.
Era isso por hoje gente.
Obrigada pela visita. Volte por aqui sempre quando desejar. Você é sempre bem vindo (a).
Um abraço.
Referencias:
http://www.metmuseum.org/exhibitions/listings/2015/american-and-european-embroidered-samplers