logo-Blog MAri Calegari

Dica de Filme: A Dama Dourada

Tempo de leitura 2 min.

Oi Gente

A minha dica de filme para esse ultimo dia de ano, se caso estiver sem opção ou se estiver curtindo uma chuvinha em casa é esse filme Woman in Gold, traduzido como a Dama Dourada…

 

O filme fala a história verídica de uma judia que reside nos Estados Unidos e que acaba de enterrar a sua irmã. Ela conseguiu fugir da Áustria durante a invasão dos nazistas na caça aos judeus, deixando por lá um passado da qual não gosta de lembrar.

Após a morte da irmã e incentivada por um advogado, filho de uma amiga, porém sem muita experiência, descobre que um quadro pintado por Gustav Klimt e que era na época a “Monalisa dos austríacos” era pertencente a sua família e que a mulher do retrato era sua querida tia a qual ela tinha lindas lembranças da infância.

O quadro avaliado em torno de 100 milhões de dólares foi roubado pelos nazistas durante a busca de sua família judia em sua própria casa. Embora não quisesse mais voltar a Áustria, pelo fato de lhe trazer lembranças das quais nunca mais superou, Maria Altmann (Helen Mirren) enfrenta a questão e vai em busca daquilo que lhe pertence.

 

O quadro pintado por Gustav Klimt teve como modelo Adele Bloch-Bauer, que era a tia da Senhora Altmann. O artista Ryan Reynols que interpretou o advogado fez dessa ação uma causa também pessoal, pelo fato de ser também descendente de judíaco e saber da história de seu bisavó.

Gustav Klimt – artista austríaco famoso que simbolizou a Art Nouveau. Ele era um artista aclamado pela sociedade vienense e pintava muitos retratos das mulheres da sociedade à época.

 

Maria Altmann na realidade. Segundo depoimento de seu filho Jim Altmnn, citado em um blog americano com referencia abaixo: “minha mãe estava com quase 90 anos e a artista que a interpreta em torno dos 70 anos. O processo foi muito longo, muito exaustivo, muito mais do que foi mostrado no filme”.

 

http://https://youtu.be/7Os_YP5CEoY

Gente gosto muito de filmes com histórias verídicas. Gostei muito mesmo desse, pois o filme passa em duas épocas a atual e nos pensamentos da vida de Maria que assim traz para as telas a realidade da época do nazismo.

Era isso por hoje gente.

Obrigada pela visita. Você sempre é bem vindo por aqui.

Um Feliz 2016, com muito amor, paz, esperança e energia para enfrentarmos todos os nossos desafios.

Um abraço.

 

Referencias:

https://thegratitudelife.wordpress.com/tag/maria-altmann/

 

 

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email