logo-Blog MAri Calegari

Casa de Jung próximo a Zurique na Suiça

Tempo de leitura 4 min.

Oi gente

Hoje vim postar aqui para você sobre a casa de Carl Jung. Sabe aquelas oportunidades que aparecem e as vezes são únicas na vida? Pois é acredito que essa foi uma delas. Pois estávamos em Zurique acompanhando um grupo de trabalho do meu marido e no domingo tivemos um dia livre e aí me lembrei que era em Zurique que Carl Jung viveu e atuou grande parte de sua vida. E lá fui eu buscar informações para chegar até a casa de Jung. E assim foi e hoje trago aqui para você o que vi por lá…

Olha que graça e capricho a frente e a entrada da casa

Carl Jung: 1875 a 1961

Jung aos seis anos de idade

Sobre a infância infeliz:

Filho de pais neuróticos de um casamento fracassado. Nasceu na Suiça em 1875. Na sua família havia nove sacerdotes que contribuiu para que tomasse logo cedo conhecimentos sobre religião e estudos clássicos. O pai era considerado por ele como um fraco que não sabia manter o poder, tinha um humor que oscilava de bondoso e muito tolerante a irritabilidade não fornecendo ao filho uma figura de pai autoritário que Jung precisava. (p.86).

 

O capricho do cuidado da casa e do Jardim retrata bem o povo suíço.

A mãe de Jung, apesar de enérgica, também apresentava muita oscilação de humor, uma hora alegre e feliz e outra hora resmungona. Quando criança Jung pensava que eram duas pessoas que habitavam o corpo dessa mãe.

A casa é bem parecida com um verdadeiro castelo, porém com tamanho menor.

Jung, devido a relação instável dos pais, sentia-se excluído do mundo exterior, da realidade consciente. “Como fuga, voltou-se para o seu inconsciente, para o mundo dos sonhos, das visões e das fantasias, no qual ele se sentia mais seguro.”

Sobre sua infância solitária Jung escreveu: “O padrão do meu relacionamento com o mundo já estava preestabelecido. Hoje, assim como naquela época, sou um solitário”. (Jung – 1961).

Encontramos uma parente de Jung, uma senhorinha que estava cortando flores ao lado, não vou postar aqui por não ter sua autorização, mas tenho a foto dela e foi ela que nos contou que, hoje, quem reside nessa casa é o neto de Jung e que não se encontrava no momento, mas quando se quer conversar com ele é necessário tentar um contato anteriormente. Como essa visita não foi nada programada ficamos somente com as imagens das fotos que pudemos tirar.

Eu tirei essa foto porque me chamou a atenção esses escritos sobre a porta da entrada da casa. E pesquisando em um dos sites da referência encontrei o que significa:

“Vocatus atque non vocatus Devs aderit”, traduzido como: “Evocado ou não, Deus está presente”. “Este pensamento foi extraído por Jung do Collectanea Adagiorum, uma coleção de provérbios e sentenças de autores antigos gregos e latinos, obra de juventude de Erasmo, publicada exatamente em 1500 e que teve uma segunda edição ampliada em 1508”.

 

Na realidade essa casa não fica dentro da cidade de Zurique, ela está situada em Kusnacht uma pequena cidade muito próxima a Zurique, dá para se dizer que faz parte da grande Zurique, mas com a tranquilidade de um lugar menor. Foi aqui que Jung viveu grande tempo de sua vida com Emma e seus filhos.

“Ele criou alguns dos melhores conceitos psicológicos conhecidos, incluindo o arquétipo, o inconsciente coletivo, o complexo, e a sincronicidade. A classificação tipológica de Myers Briggs (MBTI) um instrumento popular psicométrico, foi desenvolvido a partir de suas teorias”.

 

O jardim, na parte dos fundos da casa, que dá de frente para o grande lago de Zurique. Jung gostava muito também dos esportes aquáticos.

Jung decidiu estudar medicina na Universidade de Basiléia e resolveu, se especializar em Psiquiatria. Em 1900, trabalhou em um hospital psiquiátrico em Zurique. No seu casamento, com uma herdeira mais rica de toda a Suiça, deixa o trabalho no hospital para passear no seu Chrysler vermelho conversível. Criou uma clinica independente e dava palestras na Universidade de Zurique.

Jung conheceu Freud em 1907 e trocaram muitas correspondências. Freud o tinha como um filho. Jung tinha suas próprias idéias e uma visão da personalidade humana diferente de Freud. Quando começou a criar e a expressar esses conceitos, não teve como evitar a separação. Romperam amizade em 1913.

Esse lugar é difícil de poder colocar ou imaginar pelas fotos. Os jardins e as flores, alí presentes, com um silêncio magnifico junto a um grande lago, gente é muito lindo e tranquilo. Fico imaginando o quanto da obra de Jung não foi pensada nesses espaços que tivemos a oportunidade de conhecer.

E agora trago aqui para você alguns pensamentos desse médico, psiquiatra e psicanalista, criador da psicologia analítica que muito contribuiu e ainda suas teorias contribuem para o tratamento de muitos problemas relacionadas ao psiquismo.

E agora gente alguns pensamentos de Karl Jung para você para finalizarmos o post de hoje, que foi conhecer onde foi a residência desse importante estudiosos da psicanálise.

“Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro”.

“Uns sapatos que ficam bem numa pessoa são pequenos para uma outra; não existe uma receita para a vida que sirva para todos”.

“Erros são, no final das contas, fundamentos da verdade. Se um homem não sabe o que uma coisa é, já é um avanço do conhecimento saber o que ela não é”.

“O encontro de duas personalidades assemelha-se ao contato de duas substâncias químicas: se alguma reação ocorre, ambos sofrem uma transformação”.

E para finalizar o post de hoje quero terminar com essa frase de Jung que para mim é uma das que mais gosto.

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana“. 

Era isso por hoje gente.

Obrigada pela visita. Nos vemos por aqui.

Um abraço.

 

Referências:

http://ijusp.org.br/artigos/um-adagio-em-kusnacht/

Referência:   Schultz D.P. e Schultz S.E., Teorias da Personalidade – 9 edição. São Paulo, 2011. p. 85 e 86

https://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Gustav_Jung

http://sandplay.jogodeareia.com.br/carl-jung/

16 respostas

    1. Olá Daniel
      Seja bem vindo por aqui. Eu te entendo. Quando a gente admira o percurso desses psicanalistas e a contribuição deles para a humanidade é de se emocionar mesmo. Quando estive lá, imaginava onde ele viveu e o quanto estudou e leu embaixo de umas lindas árvores que tem lá. Muito legal. Adorei ter tido essa possibilidade.
      Visitei o museu do Freud em Londres e me senti emocionada também em saber que ali era a casa dele.

      https://blogdamaricalegari.com.br/2018/09/03/visita-ao-museu-de-freud-em-londres/

      Se quiser dá uma olhadinha.
      Um abraço.

  1. Mari. boa noite
    Gostei muito de seu comentario sobre sua visita à casa de Jung. Sou curioso de saber onde jung publicou sua frase: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana“. Você tem ideia em que obra de Jung poderei encontrar esta frase ditada por ele? Obrigado pela colaboração de nos ajudar a conhecer mais a obra desse extraordinario cientista.

    1. Olá Wilson

      Seja bem vindo por aqui. Infelizmente, vou ficar te devendo essa informação. Até dei uma pesquisada por aqui e também não encontrei. Estudo a Psicanálise e gosto muito da parte histórica também, mas atualmente me dedico mais as obras de Jacques Lacan.
      Te convido a dar uma olhadinha em uma visita que fiz ao Museu de Freud em Londres. https://blogdamaricalegari.com.br/2018/09/03/visita-ao-museu-de-freud-em-londres/
      Um abraço

    1. Olá Heloisa

      Próximo a casa de Jung, como falei no post, está o Instituto. Acredito que se você tentar algum contato por lá, eles possam te informar. Sinceramente, não tenho essa informação para você.
      Um abraço.

    1. Olá Nelise

      Quando realizamos esse passeio, pegamos as dicas na recepção do hotel. Me lembro que fomos de ônibus, desculpa não ter mais essas informações completas por aqui. Qualquer centro de informações turísticas ou recepção de hotel poderá te auxiliar e na volta retornamos de barco, vale a pena o passeio.
      Quanto a visitação por dentro da casa, você terá que se organizar. Na época era o neto de Jung que residia lá e no momento não se encontrava, então só visitamos por fora. Mas, me informaram que se combinar antes é possível.
      Bem próximo dali está o instituto que poderá conhecer também. Você poderá fazer todo esse percurso a pé, é um lugar lindo com belos jardins.
      Vale a pena reservar ou uma manhã ou uma tarde para fazer o passeio.
      Boa viagem e aproveite a oportunidade. Fui e gostei muito.
      Um abraço.

    1. Realmente você está certo Juliano. Emma sempre foi a esposa de Jung apesar dele ter tido outros envolvimentos amorosos, como alguns casos citados por alguns historiadores. Talvez nas referencias onde pesquisei tenha feito alguma confusão. Vou arrumar o post. Obrigada por comentar. Um abraço.

    1. Obrigada Tássia. Se puder vá mesmo, é um lugar maravilhoso com seus jardins, onde dá aquela vontade de sentar e ler um bom livro. Um abraço.

    1. Oi Barbara tudo bem?
      Pois é, na realidade quando estive aí e conheci a casa de Jung, na realidade ela não era aberta para visitação, pois é uma residência onde morava um neto do Jung. Consegui visitar pelo lado de fora, os jardins e conversei com uma pessoa que estava lá no jardim da casa.
      Próximo você poderá ver o Instituto Jung e obter maiores informações. Mas o passeio vale a pena, pois o lugar é muito lindo. Aproveite Zurique é maravilhosa. Um abraço.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email