7 dicas para manter a energia no período da tarde

Oi gente

Já disse por aqui que um dos objetivos do meu blog é dividir com você o que eu acho interessante, pois acredito que coisas boas e que a gente tem a oportunidade de conhecer, de ler ou vivenciar, pode sim ser compartilhada. Hoje trago aqui essas dicas sobre como manter uma energia após o almoço. Achei interessante esse artigo em uma revista e traduzi aqui para você.

Fala a verdade você trabalha ou estuda na parte da manhã e após o almoço é notório que aquele pique parece que diminuiu ou que a energia já era. Estudos dizem que entre as 15h00 e 16h00, é o horário mais difícil para manter a energia…

 

Como então você pode fazer para aumentar a sua potência e vencer essa queda que cai na parte da tarde. Você não está sozinho nessa questão: 70% de nós sofremos de uma diminuição de energia na parte da tarde. Como já mencionei acima, os estudos tem mostrado que entre as 3 e 4 da tarde é oficialmente decretada uma hora monótona, quando nos sentimos menos motivado.

Um especialista em energia, Dr. John Briffa fala que: “Para evitar essa calmaria após o almoço, tente fazer uma caminhada durante a sua pausa para o almoço de pelo menos 20 minutos “.   Mas ele aconselha também outras maneiras para ajudar nesse fator, uma vez que nem sempre essa caminhada é possível:

  1. Ouça Música

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“Ouvir música de qualquer gênero provou aumentar sua produtividade”. Estimula o sistema límbico no cérebro, que é responsável pela sua concentração. Além disso, um estudo descobriu que 88% das pessoas faziam tarefas de forma mais precisa quando ouviam música (81% terminavam seu trabalho mais rápido).

2. Desenhe um mapa mental rapidamente

“Se você está sem motivação e não está disposto a retornar após o almoço, isto ajudará a acender sua mente”, diz Tony Buzan especialista em produtividade. Pegue um pedaço de papel e desenhe qualquer imagem no meio. Agora anote cada palavra que vier a sua cabeça quando olha para o desenho e que se refere a algum determinado assunto, assim você acaba fazendo um diagrama estilho aranha.

“Forçando seu cérebro para trabalhar na velocidade ele vai gerar associações e ajudá-lo a superar a fadiga e colocar sua mente na engrenagem”. Alerta Tony.

3.  Respire fundo, tente fazer assim:

“A maioria de nós respiramos muito rápido. Essa atitude faz com que os níveis de dióxido de carbono se elevem em nosso organismo e o nosso corpo encontra assim dificuldades de mandar oxigênio para o nosso cérebro efetivamente”, diz o Dr. Briffa.  E na parte da tarde essa concentração pode aumentar dificultando principalmente a concentração.

Marque em seu relógio por 60 segundos. Mas faça o exercício controlando o tempo, Inspire por 5 segundos e depois expire por mais cinco. Repita o procedimento até atingir um minuto. Ele é simples, mas eficaz, comenta Dr. Briffa. Se você prestar atenção a sua respiração mesmo apenas por um minuto, vai verificar como dá resultado. É como se fosse apertasse um botão de reset. O resultado é mais oxigênio para o cérebro e um efeito de despertar instantâneo.

4. Faça uma boa alimentação

Carboidratos, como massas, pão branco e alimentos açucarados vão causar um aumento em seu nível de açúcar no sangue, que faz você se sentir desanimado depois do almoço. Ian Marber, um expert em nutrição, indica trocar esses alimentos por ovos, frango e peixe acrescentando vegetais e grãos integrais para um liberação de energia constante que vai mantê-lo satisfeito até o jantar, caso não haja tempo para um lanchinho da tarde.

5. Não tente fazer todas as suas tarefas de uma vez

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Se você quiser aproveitar ao máximo a sua tarde, não caia na armadilha comum de perder tempo pegando várias tarefas ao mesmo tempo para ser feita. A pesquisa mostra que você é 44 % mais produtivo quando você trabalha em uma tarefa de cada vez, ao invés de ficar pulando de uma tarefa para outra. diz Oliver Gray, que trabalha com treinamento para aumentar a energia nas carreiras. Ele recomenda fazer uma lista das tarefas a serem feitas, sem desculpas sobre isso, e escolha 3 prioridades para a tarde e você verá que focando nelas ainda sobrará tempo para iniciar outras e diminuir sua lista de tarefas.

6.  Evite a fadiga devido ao uso do computador 

Se o seu trabalho é daqueles que você deve ficar o tempo todo em frente a uma tela de computador por horas, você deve se lembrar da regra 20 x 20, a cada 20 minutos você deve desviar o olhar da sua tela de computador, durante 20 segundos e de preferencia se distanciar em torno de 6 metros dela.

Se você conseguir a aderir esse comportamento, as pesquisas garantem que você está impedindo de acontecer com você a Síndrome da visão do computador, que provoca cansaço e dores de cabeça.

7. Controle a sua ingestão de água

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Mesmo uma leve desidratação causa fadiga e afeta sua função cerebral. Já existe inclusive aplicativos para você poder controlar a sua ingestão diária de água, com lembretes. Se você é daquele que esquece que precisa tomar a quantidade necessária de água por dia, pelo menos 8 copos, vale a pena arrumar alguma ferramenta que te lembre disso.

Embora muitas dessas dicas não seja novidade, sempre tem algo a mais que ainda não sabíamos ou não tínhamos pensado a respeito.

Entao, era isso por hoje gente.

Obrigada pela visita.  Espero por aqui novamente.

Um abraço.