logo-Blog MAri Calegari

A História das Bicicletas

Tempo de leitura 2 min.

Oi Gente

Em um momento em que em nosso país se discute tanto sobre a ciclovia, os erros e acertos das ciclovias, resolvi postar aqui pra você as cidades que são mais amigas das bicicletas e dos ciclistas, que convivem muito bem com elas, favorecendo não somente os ciclistas como também toda a cidade pela diminuição da poluição causada pelos automóveis.

Las 20 ciudades mas bicicleteras

Mais antes de falar sobre as cidades, vou contar um pouco sobre a história da bicicleta que me despertou também a curiosidade quando resolvi fazer esse post e divido aqui com você.

Existem alguns documentos históricos no Museu de Madrid na Espanha que mostram projetos de uma bicicleta, elaborado no século XV, que não foram executados, mas que o grande inventor era o italiano Leonardo da Vinci.

Mas quem foi o criador da bicicleta e quando isso aconteceu?

 

Resultado de imagem para as bicicletas de 1840

 

Esse meio de transporte surgiu na realidade em Paris, na França, em 1818 e foi chamada primeiramente como “Cavalinho de Pau”.

 

As primeiras bicicletas não tinha pedal e isso gerava muita canseira e esforços para que a utilizava.

Somente em 1840 que o ferreiro escocês Kirkpatrick Macmillan inventou um tipo de pedal colocado na roda traseira.

 

Em 1855, um francês, Ernest Michaux, um ferreiro especialista em carruagens, coloca então o pedal na roda da frente.

 

 

Esse modelo já trazia a quem se aventurava a andar na bicicleta um pouco mais de conforto. Foi chamada de velocípede e considerada a primeira bicicleta moderna.

 

Em 1874, projetada então por H.J.Lawson, surge a primeira bicicleta a possuir um sistema com corrente ligada às rodas. Em 1879, foi desenhada o terceiro modelo que recebeu o nome de “Bicyclette”, possuindo mais estabilidade e segurança.

 

 

 

Na década de 1880, o inventor inglês John Kemp Starley já projetou um outro modelo de bicicleta bem semelhante as atuais. A bicicleta então, possuía guidão, pedais, correntes, quadro e as rodas de borracha.

Assim em 1875 como curiosidades foi criada a primeira fábrica de bicicleta que se chamava Companhia Michaux, onde começaram a produzir as bicicletas em série.

Somente em 1898 chegaram ao Brasil as primeiras bicicletas vindas da Europa.

 

24

Foram então se criando e aperfeiçoando cada vez mais esse meio de transporte. Na primeira e segunda guerra mundial esse meio de transporte foi muito utilizado, até mesmo por paraquedistas que dispunham de bicicletas dobráveis, como essa do modelo abaixo.

26

E hoje as cidades que são consideradas as mais amigáveis das bicicletas são as europeias que se destacam tais como: liderando a lista Amsterdam.

 

bicicletas

Amsterdam na Holanda está em primeiro lugar como a cidade mais amiga das bicicletas e dos ciclistas.

 

ciudades

Copenhague na Dinamarca

 

Bicis

Utrecht na Holanda

 

 

Utrecht na Holanda

Caso queira saber mais a respeito das cidades mais amigas das bicicletas, está na referência o site onde colocam as 20 cidades.

Então Gente

Era isso por hoje, na esperança que aqui no nosso Brasil essa moda possa pegar e que os ciclistas possam ter o respeito que merecem.

Um abraço.

 

 

Referencias:

http://www.taringa.net/posts/imagenes/16758203/Las-20-ciudades-mas-bicicleteras.html

http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/historia_bicicleta.htm

Bicicletas de guerra

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email