logo-Blog MAri Calegari
Viagem de carro de Londrina a Porto Alegre

Viagem de carro de Londrina a Porto Alegre

Tempo de leitura 3 min.

Oi Gente

Hoje quero falar um pouco com você sobre mais essa experiência de viagem, do percurso da viagem. Viajar para mim começa logo que pegamos a estrada na saída de nossa cidade. E seja qual for a distância da viagem, ela se torna uma aventura só pelo fato de você sair da sua zona de conforto que é sua casa e sua cidade, é você se soltar para o novo, para o imprevisto e para algo do inesperado. Isso acredito é o legal de uma viagem. É você ter a coragem, com responsabilidade é claro, de permitir algo novo e fora da sua rotina, experimentar o efeito disso em você mesmo…

IMG_3954

 

Nós brasileiros geralmente temos o péssimo costume de criticar o nosso próprio país. Concordo que ele poderia estar muito melhor não fosse o fato de ser mal governado e todas as outras questões que a gente sabe decor e salteado os motivos. Mas, como já tenho algum trecho percorrido nessa vida, resolvi fazer um post sobre essa experiência de viajar de carro para Porto Alegre e desta vez o nosso Brasil na questão estrada, nesse trecho, merece elogios.

IMG_3949

Pois é gente, acredito que  posso falar desse assunto até porque  são praticamente 30 anos fazendo viagens a Porto Alegre.

Durante todo esse tempo e diversas histórias de viagens sobre esse e outros caminhos que dão acesso a cidade, as minhas observações são de que algumas estradas realmente evoluíram bem possibilitando a nós usuários além de segurança, ganho de tempo e  maior conforto ao viajante.

IMG_4047

Você sai com o dia bonito e de repente o tempo fecha e você pega alguma chuva pelo caminho, são situações que fogem ao seu controle e aí que está o desafio. Mas, embora essa foto não esteja tão nítida, quis coloca-la aqui para demonstrar a mudança do tempo e também a sinalização que nesse trecho anda bem legal.

IMG_8959

E de repente o sol aparece novamente e você vê essas imagens na beira da estrada que a torna linda. Essas flores amarelas do ipê estarão por aqui apenas alguns dias, quem viu viu, quem não viu só no próximo ano. São esses pequenos detalhes que também fazem parte de uma viagem.

IMG_3976

E ai vão surgindo as placas da cidade e tem ali alguns nomes que a gente fica pensando como se deu a história dessa cidade. Sangão que nome é esse? E por quê desse nome? E quem nasce aqui como fica?

IMG_8982

Com as passagens aéreas mais convidativas temos preferido muitas vezes ir a Porto Alegre de avião, mas tem momentos que é interessante e necessário chegar lá de carro, como foi o caso dessa viagem. Tínhamos que levar o carro do meu filho que estuda por lá. Temos algumas alternativas para ir de Londrina a Porto Alegre, algumas estradas com menos pedágio, outras com menos movimento e assim cada um escolhe a que melhor quiser.

Como estávamos com um carro 1000 não é lá muito convidativo fazer uma viagem de 1200 quilômetros direto não é mesmo? Procuramos então ir pela estrada onde acreditamos ser mais segura. Fomos pela estrada do litoral. Sentido Curitiba, Florianópolis, Torres e até chegar em Porto Alegre. Lógico que dividimos a viagem e paramos em Joinville para passar uma noite.

IMG_4021

A diversidade dos cenários que a gente vai encontrando pelo caminho, faz da imagem no mínimo algo interessante e não tão monótono.

IMG_4010

Sinceramente fiquei feliz com o que vi nessa viagem e fiquei também pensando sobre como as nossas estradas, nesse trecho, melhoraram. Para se ter uma ideia, quando descíamos ou subíamos a serra na altura das praias, antigamente, o risco e numero de acidentes sempre eram maiores. Caminhão para todo lado, segurança nenhuma se comparada com hoje. Se você levava o azar de pegar neblina nas estradas então. Nossa, era buraco, não se tinha acostamento adequado e por ai a fora.

IMG_3965

IMG_4029

Então gente, além da melhoria da estrada e, como fazia tempo que não ia de carro para Porto Alegre, achei que os preços que pagamos pelos pedágios foram justos. Fico horrorizada com esse pedágio da cidade de Jataizinho aqui próximo a Londrina, o qual acho um verdadeiro roubo, acho que deve ser um dos mais caros do Brasil. Sendo assim, pagamos vários pedágios até chegarmos em Porto Alegre no valor de 2 a 3 reais, muito justo se pensarmos sobre a sua função de conservação das estradas. Custo x benefício hiper legal.

IMG_4009

Nessa altura da viagem, após já ter percorrido quase 1000 km, você já começa a sentir que está próxima o final dessa viagem.

 

IMG_4048

E o tempo, de uma hora para outra, apresenta mudanças significativas. Viajar de carro gente durante o dia, com certeza a sua probabilidade de estar mais seguro é indiscutível e você tem a oportunidade de fazer do seu trajeto uma experiência um tanto enriquecedora.

IMG_4049

Enfim gente, coloquei umas fotos aqui sobre essa estrada e, como nos dá muito mais tranquilidade viajar por uma estrada de mão-dupla, bem sinalizada e conservada. Fomos tranquilos pois já sabíamos  que a viagem era longa e que o carro do meu filho não era potente, mas com a certeza de que com responsabilidade, atenção, cuidado e sem pressa um determinado momento se chega ao nosso destino. Pois sempre o melhor da viagem é a chegada ao seu destino e melhor ainda o retorno a sua casa.

Era isso por hoje.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo (a) por aqui.

Um abraço.

 

2 respostas

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email