Passou dos 50? O que pensar sobre as tendências da moda

Oi Gente

Hoje resolvi fazer esse post por aqui apenas para inspiração, com um pouco sobre as tendências da moda para a primavera/verão 2017/2018, até porque penso que nós que já passamos dos cinqüenta, temos que ser  cuidadosas com essa questão da moda. Nem tudo que está na moda, poderá ser legal para gente.

Se é a sua primeira visita por aqui, já deixo claro que não sou da área da moda mas, como consumidora e mulher, gosto de pesquisar a respeito e dividir aqui com você os meus achados. Gosto de pesquisar looks que sirvam de inspiração e sugestão, naqueles momentos em que você fica um pouco sem saber o que usar. Pesquiso para nós brasileiras, construtoras desse país, mulheres guerreiras, independente de classe social, profissão, cor, etc.  Mulheres que se permitem cada vez mais se amar e bancar aquilo que é.

Já sabemos que a criação da moda e tendências aqui no Brasil, na sua maioria, é destinada ao público jovem, mas acredito que estão começando a olhar, aos poucos, para nós que já passamos dos 50. Acorda Brasil, as cinquentonas estão aí a todo vapor. Dá uma olhadinha o que trouxe aqui para você…

O tempo começou a esquentar um pouquinho, as flores começam lentamente a aparecer na natureza e nós, também, vamos nos abrindo para um novo ciclo, com esperanças sempre renovadas e aquela vontade de saber o que nos espera nesses próximos meses de primavera e verão. Que delícia é essa vida, apesar de todos os contratempos que, de vez em quando, precisamos superar e o nosso grande amigo tempo sempre colabora para isso. Passar dos 50 é tudo de bom.

Os looks desse post são apenas algumas sugestões pesquisadas na Web que acho que poderão servir de inspiração, para cada uma de nós, e poder pensar como aproveitar peças da primavera/verão do ano passado e dar um up com algumas novas aquisições.

Nós, mulheres, por mais que se negue, sobre o como se vestir, em diversas ocasiões,  faz parte de nossas vidas. E nessa idade, acima dos 50, somos convocadas para ocasiões bem diversificadas não é mesmo? É um encontro com as amigas, aniversários, formaturas de filhos, sobrinhos, filhos de amigos, casamentos, jantares profissionais e/ou grupo de amigos, com o marido (no meu caso), namorados, viagens curtas de um final de semana, ou mesmo algumas mais longas, etc… É uma fase onde perdemos alguns afazeres, principalmente para quem tem filhos adultos e ainda não chegaram os netos, mas ainda com muita vida aí para ser vivida. O importante é estar atenta para aproveitar, cada uma dentro de suas escolhas e possibilidades, tudo aquilo a que temos direito.

Com a palavra Gloria Kalil:  “Toda estação chega com um grande sortimento de novidades. Cabe a você escolher dentre elas as proporções que favorecem o seu corpo, as cores que combinam com sua pele, o corte de cabelo que reflete e expressa sua personalidade”. p. 144

 

É lógico gente que isso é muito pessoal, mas na hora de se vestir as vezes menos é mais. Sinceramente, estou curtindo muito essa fase da idade, podendo ter mais tempo para realizar os nossos desejos, apesar dos desafios que nos são colocados a todo momento. Mais a gente sempre dá um jeitinho. 

No próximo mês inicia-se a primavera e com ela novas esperanças. É lindo já observar a natureza nos presenteando com o seu colorido e nos convidando para novos projetos. Seja cuidar mais da saúde, tentar perder uns quilinhos (que não é fácil) e curtir cada dia com o que ele pode nos oferecer de melhor, até porque viver é isso, cada dia com o que ele nos oferece.

Aí você vai lá no guarda-roupa dá uma olhadinha e observa as roupas de primavera e verão e, fala a verdade, dá aquela vontade de renovar tudo. Mas, sempre tem o mas, nem sempre tudo é possível. 

AS TENDÊNCIAS PARA PRIMAVERA VERÃO 2017/2018

A moda primavera verão 2017/2018 está vindo com muitas opções e variedades e até mesmo, no meu ponto de vista, com um excesso de materiais, modelos e acessórios que, se não pensar bem na hora de compor seu vestuário, acredito que ficará a verdadeira árvore de natal.

O legal da nossa idade, que já podemos dizer que nos conhecemos melhor, principalmente aqueles pontos que não gostamos em nós mesmas e que, vamos dizer assim, tentar melhorar ou disfarçar. (kkk)

Ai, entra aquela velha regrinha conhecida que se chama “quando menos é mais”.  Por nos conhecermos um pouco melhor, somos sim mais exigentes na hora de consumir e, não adianta querer empurrar aquilo que não queremos. Talvez garimpar algumas peças no mercado seja um pouco mais difícil, mas quando nos identificamos com um estilo fica bem mais fácil.

Já está melhorando esse mercado, mais ainda tem muito a ser feito aqui no Brasil, quando o assunto é atender um público mais exigente e da meia-idade para cima.

Vamos falar de média tá gente, pois após os cinqüenta, vamos ser sincera, é difícil querer e poder estar com o corpo de 30 anos atras. Tem algumas dedicadas, as vezes,  que até superam muitas jovens, mas, em sua maioria, já passou por várias recauchutagens e, se isso lhe agrada, por que não?

Mas, para quem permanece ainda com o natural e se curte do jeito que é, se vestir nessa idade tem sim que perder mais tempo pensando, tanto para comprar, quanto para compor seu look, para que não se gaste exorbitâncias em roupas e acessórios desnecessários e que não vão te dar o resultado que você espera. Querer ser uma mulher moderna, vivendo o seu tempo, não significa ter que ser o que não é. Temos que cuidar com esse culto à juventude a todo custo e perder de curtir o melhor da nossa fase.

As cores da Pantone para essa primavera/verão 2017 e 2018

Sobre a Pantone

Você já deve ter ouvido falar na Pantone, caso não, saiba um pouco do que se trata. É por aqui que a maioria dos criadores de moda se baseia para escolher as cores das novas coleções. http://pantone.com.br/institucional.html

“A Pantone Inc, sediada em Carlstad, Nova jersey, EUA é uma autoridade em cores há mais de 40 anos, oferecendo produtos e serviços para a comunicação e gerenciamento da cor. A empresa se tornou mundialmente conhecida através do sistema de medição PANTONE MATCHING SYSTEM, um sistema inovador para identificar, comparar e comunicar cores que resolve os problemas de reprodução de cores no mercado de artes gráficas. Posteriormente, este sistema foi expandido para outras indústrias, como tecnologia digital, moda, plásticos, arquitetura e tintas. A Pantone® vende seus produtos, serviços e tecnologia diretamente aos consumidores americanos e no restante do mundo por meio de centenas de representantes em mais de 100 países. “Esta marca é o complemento perfeito para os negócios da X-Rite, pois trará a expertise da Pantone® e a posição no mercado de padrões e comunicação de cores para os nossos produtos de soluções para cores. Acreditamos que esta aquisição estratégica proverá valor para os nossos acionistas, clientes, empregados e parceiros”, afirmou Tom Vacchiano, presidente da X-Rite.”

Veja então abaixo o que vem por aí como tendências nas cores

CORES EM DESTAQUE

Pink Yarrow, Island Paradise e tons terrosos

A cor pink Yarrow, Island Paradise e tons terrosos vão predominar nessa primavera/verão. O pink yarrow vem com tudo e misturada com o vermelho. Estranho? Pois é, mas é uma tendência.

 

pink Yarrow

 

O tom de azuis estarão nos sapatos e bolsas também

OS BABADOS VEM COM TUDO

Gente, os babados são uma graça, são românticos, mas acho que todo cuidado é pouco nesse momento, para não ficar parecendo a verdadeira palhaça da festa. Acho que em algum detalhe, tudo bem, até mesmo babados menores e sutis. Pode até aproveitar esta tendência em um detalhe de bolsa, ou nas sandálias. Mas, não sei se concordam comigo, você realmente aumentará seu tamanho, caso esteja acima do peso, assim como eu, com tanta informação, não sei não se vai dar aquele efeito que você procura.

Quer parecer mais jovem? A cultura nos demanda isso a todo tempo. Mas, sempre tem o mas,  penso que todo cuidado é pouco, pois o efeito poderá ser o contrário, ou até mesmo, isso poderá fazer com que mais se pareça com alguém fora do senso crítico. Ser jovem, cabeça aberta, alegre, divertida, contemporânea, não equivale a dizer ser sem noção.

Os babados estão aí em todas as partes, inclusive nos sapatos e nas bolsas. Mas, penso que temos que cuidar muito na nossa idade essa questão de babados. Achei legal essas sugestões abaixo:

 

Embora esses babados sejam maiores, mas em um tecido com caimento, acho que até daria para encarar.

Os babados discretos são uma boa opção 

 

Quem de nós mulheres nunca cometeu uma gafe nesse sentido, se você disse que nunca quem sabe vale a pena   pensar bem se você não está mentindo para você mesma.  Se você acredita que nunca errou, meus parabéns, você está fora da média. Lembrando que as danadas das fotos e filmagens estão aí para provar e nos divertir com nossos próprios equívocos. Eu me divirto com os meus próprios erros.

Pelo que andei pesquisando, a moda primavera verão, trará uma releitura dos anos 80. E se você já passou dos 50, é uma oportunidade de relembrar os bons tempos de nossa juventude.

O USO DO XADREZ

O Xadrez estará nos sapatos e sandálias e, também nos  tênis preto e branco e vermelho e branco. Até acredito que estamos dentro dessa, desde que todo as demais peças da composição do look sejam lisas. Adoro uma camisa xadrez em tamanho pequeno, por exemplo.

 

 

 

 

Quanto aos sapatos, estou gostando do que tenho visto nas vitrines. Estão trazendo sapatos baixos (que adoro) porém com modelos mais sofisticados, tudo de bom para os nossos queridos pés. Até que enfim lembraram da gente.

 

 

Quanto aos sapatos baixos, lembrei do que li no livro de Gloria Kalil: sobre céu e inferno. No caso, esse item entra no que ela cita como céu, na questão da moda: “roupas, acessórios e jeitos de se enfeitar que a gente abençoa todas as vezes que volta à moda. Na verdade, eles nunca saem do guarda-roupa de uma pessoa de estilo”.  Sapatos baixos e confortáveis com certeza faz parte do céu.

LISTRAS

As listras, um clássico,  virão mais fortalecidas nessa primavera 2017 e verão 2018.

 

 

 

 

 

 

Estampas Florais

As estampas florais estão maiores. As estampas sempre dão um ar de alegria, colorido e divertimento nessas épocas do ano. Quanto a escolha é muito pessoal, pois se vê de tudo por aí.  Estampa linda é aquela que você olha e te convoca, senão nada feito.

As flores estão por todas as partes, nos acessórios, bolsas, sapatos, cintos, bijoux. Só não podemos virar uma floricultura ambulante (kkk)

 

Outras tendências:

  • Cintos largos marcando a cintura, lógico para aquelas que ainda tem.Vamos falar a verdade, sinto apertado na cintura, onde divide o corpo em dois com sobrinhas para todo lado, ninguém merece;
  • Calça cargo, menos baggy; 
  • Sapatos brancos – acho meio complicado isso para gente;
  • Calças estilo Aladim em tecidos mais sofisticados;
  • mini-óculos de sol redondo, lembrando os anos 90;
  • listras coloridas também estarão em alta, nos tricôs, patchwork de couro,
  • variedades de bolsas em tamanhos menores;

Enfim gente, as tendências para essa primavera/verão 2017/2018 estão repletas de opções para que você possa se inspirar, porém sempre respeitando as suas escolhas e o que para você te faz se sentir bem. Afinal, temos que reconhecer que, hoje em dia, o que não falta são produtos para você criar o seu próprio estilo e, de preferência, sem abrir mão do conforto.

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

 

Referências:

 

http://pantone.com.br/institucional.html

imagens disponíves na web

Livro da Gloria Kalil Chic(érrimo).