logo-Blog MAri Calegari
55 fotos vintage sobre o trabalho feminino

55 fotos vintage sobre o trabalho feminino

Tempo de leitura 2 min.

Oi Gente

Em época de quarentena e com esse inimigo invisível do coronavírus, deixando tantas notícias e tristezas nesses dias difíceis de vários países, as vezes, não sabemos nem o que falar por aqui. E se for para falar besteira, é melhor ficar quieto mesmo.

Infelizmente, não podemos negar que há muitos perversos entre nós e, nesses tempos difíceis, adoram publicar fake news. Sem comentários a respeito desse tipo de pessoa, até porque não vão atingir aquilo que esperam.

E como mulher, esposa, mãe, avó e profissional resolvi dividir aqui com você essas fotos, como forma de lembrar o quanto as mulheres foram e são guerreiras para enfrentarem as mais diversas situações e que, passaremos por esse período, firmes, fortes e com coragem, fazendo a cada dia o que for preciso para superar mais esse desafio de nossas vidas.

Todo trabalho é digno e tem seu valor, seja os realizados em casa, proporcionando saúde e condições a seus familiares para que possam produzir fora de casa, bem como qualquer trabalho realizado por todas as mulheres, durante gerações. A força da mulher na construção de uma sociedade, muitas vezes veladas, não deixa dúvida sobre a importância da sua mão-de-obra.

Vale lembrar que é a mulher que gera cada individuo que está na sociedade, é ela que amamenta, que educa e encaminha seus filhos para atuarem nas mais diferentes profissões.

Nos momentos de guerra, um grande número de mulheres estiveram nos campos de batalhas e outras seguraram a situação em seus lares, com os filhos, lidando sem a colaboração dos maridos. Muitos, inclusive, nem retornaram após a guerra.

As fotos abaixo, é apenas para refletir sobre os inúmeros e diversificados trabalhos, exercidos pelas mulheres, na construção de uma sociedade e que, infelizmente, ainda hoje, nem sempre recebem o valor que cada uma merece.

Mulheres trabalhando nas mais diferentes áreas

A Jurubeba Cultural: ● Imagens... Vintage.                             ...
Quilting and Sewing Are a Part of Women's History: Two Sisters Sewing, 1865
Cabinet card, dated 1892, photographer: Carl J. Horner, Boston, Massachusetts, original size: 4.25” x 6.5”
Old Wood Stoves | Wood Stoves
.Que bonitinha, lembrou minha avó- bisa
E você reclama quando a faxineira falta, mesmo tendo uma máquina de lavar roupa.
Americana
Butter & Cultured Butter Recipe | How to Make Cheese | CheeseMaking.com
manteiga
Stomping grapes vintage photo from Italy
Experimenta, photo, black and white, black, white, blanco, negro, fotografía, photography, momentos, capturas, polaroids.
GEORGIA WINE STORY – LONELY PLANET
Winkelmeisje. Rond 1960.
#Vinho
Gran Canaria  -barriendo cochinilla año 1930..... #fotoscanariasantigua #tenerifesenderos #fotosdelpasado #canariasantigua #canaryislands #islascanarias #blancoynegro #recuerdosdelpasado #fotosdelrecuerdo
De olho na Moda: Alpargatas ou Espadrilhes
Lavadeiras - vintage Portugal
Aníbal Sequeira"Campesina em Tentúgal"
A história da Medicina - Parte 1
vintage everyday: 32 Breathtaking Black and White Photographs Capture Daily Life in Amsterdam During the 1950s and 1960s
A portrait of a nurse holding a baby, 1930s. Pictures of Nursing: The Zwerdling Postcard Collection. National Library of Medicine
Photo of a nurse setting up an IV. Looks like it's between the 1930's- 1950's. My first instinctual thought: "She's not wearing gloves!"
A contribuição das mulheres na 1ª Guerra Mundial | Tudo Por Email Recomenda - TudoPorEmail
French women working in an ammunition factory. France. 1917.
Enfermeras trasladando mantas de un hospital durante un bombardeo en Londres.
Kids line up for their weekly dose of fish oil, 1960. / Crianças em fila para sua dose semanal de óleo de peixe, 1960
17/06 - Dia do Funcionário Público Aposentado Os Funcionários Públicos são todos os empregados de uma administração estatal, ou seja, aqueles que mantém vínculos de trabalho com entidades governamentais.
A female farm worker pulling flax on a farm in Yeovil, Somerset.
Always wear your prettiest sucker dress when you feed your chickens
Old photograph of a gypsy with her daughter outside a thatched cottage in Glencoe , Scotland .      All photographs are copyright of Sandy S...
Learning in the New Year: Women in Farming Whole Farm Management Course « For the Sake of the Land
July 1939. "Noontime chores: feeding chickens on tenant farm. Granville County, North Carolina." by Dorothea Lange
A Old Oregon woman at work in the kitchen many years ago. She developed a new cookbook that was so great , she made her first million dollars by 1960
@Itjustmarrii
The logistical and ethical problems with trying to make toys gender-neutral
1960's  A MINHA QUERIDA E LINDA PROFESSORINHA
"Jeder Mensch ist auf seine Weise schön, denn das Äußere ist der Spiegel seiner Seele. Darum entdeckt das Typische, das Individuelle, pflegt es, stärkt es und bewahrt es." - so lautete das Kredo von Dr. Kurt Wolff. Uns gibt es mittlerweile schon seit 102 Jahren!
Londres, 1916 - a guerra deu às mulheres uma rara oportunidade de mostrar o seu valor em empregos altamente responsáveis, tais como guarda, visto aqui. Assim que a guerra terminou estes postos de trabalho tornaram-se sómente para homens mais uma vez.:
Leola N. King, a primeira guarda de trânsito dos EUA – 1918
1942 ... drilling wins war!
Inspiration! Woman worker at Curtiss-Wright, ca.1943-44 | Flickr - Photo Sharing!
U.S. National Archives - "Chippers." Women War Workers of Marinship Corp, 1942. I love these old photos!!!!
Foto de Marc Ferrez - Partida para colheita de café no Vale da Paraíba - Rio de Janeiro - ano de 1885.
Lower Class Women of 19th Century - Album on Imgur

Pesquisando essas fotos por aqui, me lembrei de uma música que acho linda, cantada pelo Erasmo Carlos. Talvez, você vá se lembrar e, caso não, vale a penas escutar. Aproveito e deixar aqui para você ver que letra linda.

As fotos do post são todas via Pinterest.

Enfim gente, se você é mulher e está lendo esse post se sinta orgulhosa da garra, da força e exemplos dos trabalhos femininos na construção de uma sociedade e, caso você seja um homem, olhe bem para todas as mulheres de sua vida e lhe dê o verdadeiro valor.

Apesar de estarmos passando por momentos difíceis nesse momento, sabemos bem da importância de arregaçar as mangas e “segurar a peteca” junto a nossa família, parentes e amigos. E, não devemos esquecer que essa situação uma hora vai ter um fim.

É preciso calma, paciência e fazer o que é preciso nesse momento. Hora de união, compreensão e torcida para que essa fase passe, sabendo das limitações de cada um, porém acreditando sempre no melhor que há por vir, após um período de tanto sofrimento.

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço fraterno

3 respostas

  1. Parabéns Mari, pela matéria belíssima que vc retratou homenageando cada profissão de mulheres simples e batalhadoras. ????❤️????????????

    1. Olá Maria
      Seja bem vinda por aqui. Que legal que gostou. A importância do trabalho feminino na construção desse mundão é notória e só temos que aplaudir.
      Um bjoo

  2. Gosto do trabalho das costureiras, pois, até metade do século passado, não se vendi roupas prontas, ou você fazia, ou mandava fazer. Sendo assim, costurar era e ainda é um tipo de trabalho que dá autonomia para as mulheres.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email