Londrina e o lindo Show dos 60 anos de Bossa Nova

Oi Gente

O objetivo do post de hoje é trazer aqui para você algumas cenas do Show de 60 anos de Bossa Nova que aconteceu nesta Sexta-feira (04/05) aqui na minha cidade de Londrina e o qual tive o privilégio de estar presente. Simplesmente amei.

Estiveram aqui entre outros músicos: Carlos Lyra, Roberto Menescal, Marcos Valle e sua linda esposa  cantaram juntos, Paula e Jaques Morelenbaum, acompanhados de sua banda com músicos maravilhosos que sabem bem do que se trata uma boa música. Venha conferir por aqui….

Um pouco de História

Nesse ano de 1918, a Bossa Nova, esse estilo tão nosso de compor, tocar e cantar, bem  brasileiro está completando 60 anos de existência e ontem, dia 05/05/2018, tivemos o privilégio de receber aqui em nossa cidade alguns integrantes que fizeram parte desse início da Bossa Nova, como Carlos Lyra, Roberto Menescal por exemplo.

Era comum, no final da década de 50, alguns jovens cantores e compositores, de classe média carioca,  se reunirem para compor e criar algo diferente das músicas que se cantavam na época. Desses encontros, onde muitos realizados na casa de Nara Leão, em Copacabana.

Alguns críticos consideram o mês de agosto de 1958, como sendo a data do início desse novo estilo de música, quando foi lançado um disco compacto, aquele de tamanho menor, do violinista baiano João Gilberto, com músicas do Tom, Vinícius de Moraes e do próprio autor.

 

Aos poucos em uma mistura de samba  brasileiro com a influência do jazz americano, foram sendo compostas novos arranjos e melodias em uma forma única, com letras mais elaboradas, com arranjos mais sofisticados, criando dessa forma um dos gêneros de música brasileira mais respeitados no mundo. 

 

Aqui na nossa cidade de Londrina, o projeto “60 anos de Bossa Nova”, com compositores e intérpretes, foi apresentado em um clima muito gostoso no Espaço Villa Planalto com o espaço lotado e, com um público em sua maioria com mais de 50 anos, tiveram a oportunidade de rememorar músicas maravilhosas de sua juventude com esses profissionais hiper talentosos. Amei.

 

Marcos Valle cantando uma das suas criações que escreveu junto com seu irmão, a música “viola enluarada” (o que é essa música gente? linda demais) e outra música dele “Samba de Verão” que deu impulso a sua carreira. Paula cantando “Águas de Março” e Carlos Lyra com sua maravilhosa música “Primavera”. Tudo lindo gente.

 

Adoro quando a minha cidade promove eventos assim para o público acima dos 50, como quando trouxeram show 50 anos de música com MPB4, Toquinho e Ivan Lins, bem como o Show do Skank que  já foram postados aqui para você. É hiper legal ver o pessoal com 60, 70, 80 ou + anos tendo um momento de relembrar músicas que fizeram parte de sua juventude e ali curtindo como se estivesse revivendo suas memórias. 

Enfim, são oportunidades como essas que nos deixam lembranças memoráveis. Os nossos artistas com esse longo percurso profissional, só mostram o que a idade traz de melhor.

As vezes, ficamos sabendo de algo ou algum evento em nossa cidade do qual gostaríamos de ver e vamos deixando para depois para ir atras de ingressos ou saber a respeito e, quando menos se espera, a oportunidade já foi. Principalmente nós,  que residimos no interior, temos pensar melhor sobre essa questão. Afinal, quando se fala em melhor idade, quando se referem ao fato do envelhecer, acredito que nos permitir curtir momentos como esses é que poderemos cada vez mais pensar no fato da melhor idade, ou seja, tentar ao máximo possível curtir o que ela nos oferece de bom.

Enfim, sabe quando você vai em um lugar e sai pensando: que bom que eu vim e quero deixar aqui os agradecimentos aos organizadores do Evento e que continuem trazendo shows desse nível para a nossa querida Londrina.

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.