logo-Blog MAri Calegari
A importância das eleições de 2018 no Brasil

A importância das eleições de 2018 no Brasil

Tempo de leitura 5 min.

Oi Gente

Você sabe quantas cidades tem nosso país e como elas estão distribuídas por Estado? São dados do IBGE  que resolvi dividir aqui com você, porque era uma curiosidade minha que fui pesquisar. Esse ano também iremos eleger o Presidente, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Estaduais, no nosso país, os quais serão responsáveis para conduzir o país nos próximos 4 anos.

Talvez sabendo um pouco sobre o número de cidades que cada estado é responsável, podemos refletir sobre a importância das eleições de 2018 no Brasil e a responsabilidade de nossas escolhas para entregar o nosso país nas mãos daqueles que administrarão esse país, a partir de janeiro de 2019. Se quiser saber, pelo menos, sobre o seu Estado procure por aqui…

O nosso País tem um total de 5.570 cidades onde está distribuída a nossa população, neste ano de 2018, de 208 milhões de habitantes. 

E pensar que na copa de 1970, a gente cantava aquela música “90 milhões em ação para frente Brasil….”, quem é desse tempo se lembrará bem.

Número de cidades por Estado

O Brasil, hoje, possui 26 Estados e um Distrito Federal – Brasília, no Estado do Goiás, distribuídos em 5 Regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A tabela abaixo está por Ordem Alfabética, facilitando assim localizar o seu Estado. ok?

ESTADOCAPITALREGIÃONÚMERO DE CIDADES
Acre – ACRio BrancoNorte22
Alagoas – ALMaceióNordeste102
Amapá – APMacapáNorte16
Amazonas – AMManausNorte62
Bahia – BASalvadorNordeste 417
Ceará – CEFortalezaNordeste184
Distrito Federal – DFBrasíliaCentro-Oeste 01
 Espírito Santo – ES Vitória Sudeste78
 Goiás – GOGoiâniaCentro-Oeste246
 Maranhão – MA São Luís Nordeste 217
 Mato Grosso – MTCuiabá Centro-Oeste141
 Mato Grosso do Sul – MS Campo GrandeCentro-Oeste 79
 Minas Gerais – MG Belo Horizonte Sudeste853 
 Pará – PA Belém Norte144 
 Paraíba – PB João Pessoa Nordeste223 
 Paraná – PRCuritibaSul399 
 Pernambuco – PERecifeNordeste185 
 Piauí – PITeresinaNordeste224 
 Rio de Janeiro – RJRio de JaneiroSudeste92 
 Rio Grande do Norte – RNNatalNordeste 167
 Rio Grande do Sul – RSPorto AlegreSul497 
 Rondônia – ROPorto VelhoNorte 52
 Roraima – RRBoa VistaNorte15 
 Santa Catarina – SCFlorianópolisSul295 
 São Paulo – SPSão PauloSudeste645 
 Sergipe – SEAracajuNordeste 75
 Tocantins – TOPalmasNorte139 

 

Total de cidades por Região

Região Norte  –   450 cidades

Região Nordeste – 1.794 cidades

Região Centro-Oeste – 467 cidades

Região Sudeste – 1.668 cidades

Região Sul – 1.191 cidades 

Totalizando assim os 5.570 municípios que compõe o nosso imenso Brasil.

Aí você pode estar se perguntando qual a razão de eu estar fazendo um post sobre isso por aqui? Então gente, primeiramente foi realmente uma curiosidade minha, pois sinceramente não sabia sobre essas informações.

Penso também que é uma forma da gente visualizar o tamanho do nosso imenso país, onde estão diferentes oportunidades para se pensar sobre o que isso significa e sobre o potencial que tem esse país. Infelizmente, nessa época em que estamos vivendo, enfrentando uma das maiores crises do país, a maioria das cidades vem sendo mal administradas até mesmo pelo comodismo do brasileiro de não querer ver a parte da coletividade, que sim exerce uma grande influência sobre nós.

Cada cidade tem sua história, seus desafios, suas glórias e dificuldades e tem gente e muita gente que necessita dos órgãos do governo para tocar suas vidas com dignidade.

Penso que se em cada cidade, cada um de seus moradores pudessem fazer localmente algo para melhorar a sua qualidade de vida e cobrar das autoridades que são eleitas para isso e que, quando se candidataram, foi para atender e trabalhar para o povo local, seria sim possível a gente começar a mudar a história do nosso país.

De vez em quando, observamos ou ficamos sabendo que pequenas cidades, onde os moradores se movimentam para exigir satisfações dos administradores, observa-se uma melhora para a coletividade em geral. Se não podemos mudar o Brasil, ou ter o país que gostaríamos, por que não pensar sobre a nossa cidade, sobre o nosso Estado, onde você está formando seus filhos, e que merecemos um respeito por aqueles que administram os recursos gerados pela força de trabalho dos seus habitantes.

Sabemos de todas as grandes diferenças que existem em nosso país, em diversas áreas, levando a atual onda de violência que vem todos os dias estampando capas de jornais e noticiários na TV, deixando a população praticamente refém de algo que parece que se perdeu o controle.

Temos que lembrar que, além das eleições, esse ano também vamos assistir a mais uma copa do mundo o que leva muitos brasileiros a dirigir sua atenção para esse esporte que faz parte da cultura e orgulho do nosso país. Mas, não podemos com isso fazer de conta que os nossos problemas deixaram de existir. A copa passa rápido e a realidade continua aí…

As eleições de 2018, onde teremos a oportunidade de trocar a administração desse país, pelo fato de que os que ali entrarem ficarão um bom tempo, exige de nós maior responsabilidade. Só para que possamos pensar um pouco, vale lembrar o número de anos que os próximos candidatos ficarão em seus cargos.

Tempo dos políticos em cada cargo, depois de eleito

Presidente: 4 anos de 1 de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2022.

Senadores: Serão eleitos 81 senadores, distribuídos 3 representantes por cada Estado e ficarão 8 anos. Sabe o que é isso?

“O tempo de mandato de um Senador é de 8 anos, porém existem eleições para o cargo de quatro em quatro ano, onde alternadamente renovam-se as cadeiras por um e dois terços.

Explicando para que fique mais claro, nas últimas eleições para o cargo em 2014, foram eleitos 1/3 de novos Senadores, estes eleitos em 2014 ficaram no cargo até 2022, nas eleições de 2018, serão eleitos 2/3, ou 54 novos Senadores e estes ficaram no cargo até 2026.

Como em 2018 são 54 cadeiras, cada estado(mais o Distrito Federal) irá eleger dois Senadores.

É importante lembrar que cada Senador é eleito com dois suplentes.” http://candidatoseleicoes2018.com/noticias/datas-cargos-eleicoes-2018/

Governadores: Serão eleitos 27 governadores, que permanecerão dirigindo o nosso Estado pelo mesmo tempo que o presidente.

Deputados Federais: 4 anos no cargo, podendo ser reeleitos

Deputados Estaduais: 4 anos no cargo, podendo ser reeleitos.

O objetivo do meu blog não é falar sobre política, até porque já existem muitos canais que tratam do assunto. Mas, penso que essas eleições de 2018, devem sim ser pensadas com muito carinho por todos nós brasileiros responsáveis, pois é a oportunidade e esperança de poder fazer uma virada nesse país o qual, devido a tanta incompetência de gerenciamento, lembrando que fomos nós quem os colocamos lá, tem trazido consequências e sofrimentos aos cidadãos brasileiros.

Data das eleições de 2018

Temos até outubro para refletir sobre esse assunto e tempo suficiente para pesquisar e conhecer melhor os candidatos das próximas eleições que ser realizarão em outubro, sendo o primeiro turno no dia: 07/10/2018 e o segundo turno no dia: 28/10/2018.

Enfim, que tenhamos uma boa copa do mundo sim, mas sem esquecer da nossa responsabilidade para poder, nesse ano de 2018, quem sabe, fazer melhores escolhas para que possamos  colocar Ordem e Progresso nesse país. Somos sim responsáveis pelas nossas escolhas e como toda escolha gera consequência, que possamos pensar, refletir e escolher melhor os nossos representantes para administrar esse país. É a hora que teremos uma oportunidade para isso.

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço

 

 

 

Referências:

https://cidades.ibge.gov.br/download/mapa_e_municipios.php?uf=ac

https://cidades.ibge.gov.br/download/mapa_e_municipios.php?uf=ba

https://cidades.ibge.gov.br/download/mapa_e_municipios.php?uf=ce

https://www.google.com.br/search?tbm=isch&sa=1&ei=OyeKWt3gC8L8wQSUqYS4Aw&q=mapa+do+brasil+por+regiao+e+estado&oq=mapa+do+brasil+por+regiao+e+estado&gs_l=psy-ab.3..0i24k1.89837.96218.0.96571.20.16.0.2.2.0.384.2674.2-8j2.10.0….0…1c.1.64.psy-ab..8.12.2685…0j0i67k1j0i30k1j0i8i30k1.0.rJf4OWshCP4#imgrc=ts4mQPpSqMnDFM:

https://cidades.ibge.gov.br/download/mapa_e_municipios.php?uf=es

https://cidades.ibge.gov.br/download/mapa_e_municipios.php?uf=ma

https://cidades.ibge.gov.br/download/mapa_e_municipios.php?uf=mg

https://cidades.ibge.gov.br/download/mapa_e_municipios.php?uf=pa

https://cidades.ibge.gov.br/download/mapa_e_municipios.php?uf=pr

https://cidades.ibge.gov.br/download/mapa_e_municipios.php?uf=pe

https://cidades.ibge.gov.br/download/mapa_e_municipios.php?uf=pi

https://cidades.ibge.gov.br/download/mapa_e_municipios.php?uf=rn

https://cidades.ibge.gov.br/download/mapa_e_municipios.php?uf=rs

https://cidades.ibge.gov.br/download/mapa_e_municipios.php?uf=ro

https://cidades.ibge.gov.br/download/mapa_e_municipios.php?uf=rr

https://cidades.ibge.gov.br/download/mapa_e_municipios.php?uf=sc

https://cidades.ibge.gov.br/download/mapa_e_municipios.php?uf=sp

https://cidades.ibge.gov.br/download/mapa_e_municipios.php?uf=se

https://cidades.ibge.gov.br/download/mapa_e_municipios.php?uf=to

 

 

 

3 respostas

  1. O cenário político não está animador. Houve épocas em que, já em março, depositava-se grande esperança nesse ou naquele candidato. Aqui no RJ, onde moro, a esperança de 2014 já declarou que o estado está ingovernável.

    1. Pois é Ana a que situação chegamos. Mas temos que fazer a nossa parte e tentar escolher o menos pior. Imagino que não deva estar fácil para os cariocas esse período que estão passando… Força aí. Um abraço

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email