logo-Blog MAri Calegari

Você sabe o que é UIT?

Tempo de leitura 3 min.

Oi Gente

Nós que já passamos dos 50 anos, somos a geração que tivemos que ir se adequando constantemente, apesar das dificuldades, as inovações tecnológicas. Alguns decidiram não ir atrás disso, talvez por escolha ou até por não achar necessário continuar seu percurso de vida sem o uso dessas ferramentas. Quem está certo? Quem está errado? Cabe a cada um a sua resposta.

Mas, concordando ou não, a verdade é que a tecnologia está aí em todos os setores e sempre é bom, tentar pelo menos, aprender um pouco mais sobre ela. É motivo de muita discussão esse assunto, pois trouxe ganhos e perdas para nós, enquanto seres humanos.

Nesse último final de semana, quando presenciamos praticamente a evacuação da cidade de Miami para evitar inúmeras mortes de pessoas inocentes devido aos problemas dos furacões, podemos pensar que bom que existe a tecnologia, não é mesmo?

 

Mas o que quero dividir aqui com você é sobre esse órgão das Nações Unidas, que já existe há muito tempo, que tem como um dos objetivos principais se dedicar “a temas relacionados às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).” Se você se interessar, fica o convite para continuar a leitura…

Um pouco da história

No ano de 1844, era enviada através de uma linha telegráfica entre Washington e Baltimore, por Samuel Morse, a primeira mensagem pública, iniciando assim a nova era das telecomunicações.

Após 10 anos, o uso do telégrafo já era uma realidade e de uso público, porém se limitava as mensagens de níveis nacionais. Cada país tinha o seu sistema próprio.

Devido a lentidão do sistema, 20 Estados se reuniram para formar um acordo de transmissão internacional. Nesse início, “o grupo acordou normas comuns para facilitar a interconexão internacional e também estabeleceu regras de funcionamento que deveriam ser respeitadas pelos países”.

Em 1865, no dia 17 de maio, foi assinado em Paris a Primeira Convenção Internacional do Telégrafo e foi criada a União Internacional do Telégrafo para facilitar eventuais alterações futuras ao acordo inicial”.

(Meu pai foi telegrafista e me lembrei daquele aparelho que, alguns hoje em dia, acredito nem conhecem. Muito bacana, cheios de códigos e um jeito certo de manusear. Ele entendia tanto da arte que até mesmo sem o aparelho, batia as letras em qualquer canto de uma mesa e passava-se alguma mensagem.)

E hoje gente, essa organização chamada de União Internacional de Telecomunicações é “formada por 192 países-membros e mais de 700 membros de Setor e Associados (setor público e privado incluindo universidades e centros de pesquisas). A sede da UIT fica localizada em Genebra na Suíça e a UIT possui escritório regionais e escritórios de área em todo o mundo”.

Nesse site aqui você poderá saber mais detalhes sobre os objetivos, missão, etc https://nacoesunidas.org/agencia/uit/

Mas o que quero trazer aqui para você que achei interessante foram alguns dados desse órgão de como se encontra, hoje em dia, as assinaturas de banda larga móvel, como vem crescendo e onde as pessoas estão mais conectadas.

Informações estatísticas a respeito

. Até o final de 2017, as assinaturas de banda larga móvel provavelmente vão atingir, em todo o mundo, 4, 3 bilhões, apresentando um crescimento em torno de 20% desde 2012. (Esses dados são da propria UIT);

. nos países desenvolvidos 94% dos jovens já utilizam a internet;

. nos países subdesenvolvidos esse percentual é de 67%, contra 30% nos países menos desenvolvidos;

Pessoas conectadas no Mundo

. 48% da população mundial já fazem uso da Internet, sendo que 71% são jovens entre 15 e 24 anos de idade; ou seja, uma geração cada vez mais conectada;

. A China e a Índia ocupam 39% dos 830 milhões de jovens on-line, o que significa um total de 320 milhões;

. 50, 9 % são os homens que acessam a internet, contra 44,9 % das mulheres. Mas, nas Américas, as mulheres fazem mais uso da internet do que os homens;

Algumas curiosidades sobre o comportamento dos consumidores nessa era do imediatismo?

  • “79% dos usuários de smartphones esperam obter informação imediata quando usam um aparelho para procurar informações na internet”;
  • “96% pesquisam on-line antes de decidir em que loja física irão comprar”;
  • “95% pesquisam on-line para escolher os produtos antes de comprar em uma loja física”;
  • “92% gastam mais tempo pesquisando sobre uma marca ou produto on-line do que uma loja física”.

Por que resolvi trazer isso aqui no blog hoje gente? Porque, pelo que tudo indica, estamos em um caminho sem volta. Se adequar a contemporaneidade, se atualizando com as novas tecnologias, dentro de suas necessidades, podemos pensar que tem sim seu lado bom. Mas, o que é preciso é colocar o famoso limite com relação ao uso das tecnologias para que se possa usufruir de outros momentos interativos, pessoalmente, com afetividade tão necessária para nós seres humanos.

 

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

 

 

Uma resposta

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email