logo-Blog MAri Calegari
Fatos e fotos da moda de 1930 a 1940

Fatos e fotos da moda de 1930 a 1940

Tempo de leitura 5 min.

Oi Gente

O objetivo do post de hoje é trazer para você os fatos e fotos da moda no período de 1930 a 1940. Quais os fatos desse período e como era a moda nessa década…

1930-m0da

FATOS

O período desses 10 anos entre 1930 e 1940, foram momentos de grande agitação no mundo e também de grandes mudanças aqui no Brasil. Lembrando que em 1929 houve a quebra da bolsa de New York, iniciando os anos 30 com uma depressão que gerou grandes desafios não só para os Estados Unidos, como no mundo em geral e para finalizar essa década difícil, houve o início da segunda Guerra Mundial em 1939.

No Brasil, a Revolução de 30, onde aconteceram várias mudanças em nosso país, seria a época de Getulio Vargas que permaneceu no poder durante 15 anos. Era uma política de modernização no Brasil, surgindo nesse período o IBGE, o Ministério da Educação, a carteira de trabalho, para citar algumas modificações. Mas, como o objetivo do post é falar sobre a moda, vamos entrar nesse assunto.

O rádio nessa época passa a fazer parte de um grande número de lares no Brasil, levando a notícia e divulgando as políticas do governo Vargas, bem como as demais inovações nesse momento. “Em 1937, 60% dos lares de São Paulo já tinham um aparelho.”

Carmem Miranda leva a imagem do Brasil, como um país tropical, para o exterior. O nosso país, através de seus intelectuais e educadores começam a questionar a necessidade de se criar uma identidade do país.

Como a moda se comportou diante de tantas mudanças sociais nesse período?

Diante de um empobrecimento das nações já não se podia continuar com o Glamour dos “anos loucos”da moda da década anterior. Se quiser lembrar a década anterior, já escrevi um post por aqui: Fatos e fotos da moda de 1920 a 1930 .

Assim, o comportamento da moda começa a se adaptar a esses novos momentos, onde os cabelos deixam de ser curtos como na década anterior ficando um pouco mais compridos e ondulados, as roupas deixam de serem mais  soltas e surgem a cintura marcada e o comprimento das saias mais curtas. 

“A indústria da moda sofreu muitas mudanças durante essa década em resposta às severas dificuldades econômicas da época.” Agora as roupas, produzidas em massa se tornam mais populares, tendo os preços menores em relação aqueles praticados nas roupas  sobre medida.

Os zíperes, com preços menores do que os botões, são agora muito utilizados. Os tecidos mais baratos e menos sofisticados começam a serem utilizados em novas criações.

 

anos-30-figurino

Nessa época vários  catálogos de moda traziam um tipo de mulher alta, esguia, com cintura bem marcada e o quadrio estreitos, embora esses desenhos nos figurinos não representassem a realidade da maioria das mulheres.

  Aquele ar mais juvenil dos anos vinte, onde trazia mais liberdade de movimentos para a mulher  http://fatos e fotos da moda de 1920 a 1930 já não se fazia presente nos anos trinta.

moda-1930-a

Visando compensar essa exigência da cintura fina e quadril estreito, os ombros e mangas acabavam sendo maiores, o uso de ombreiras, mangas franzidas por exemplo.

O cinema e suas atrizes serviam de referência para a forma de se vestir nessa década. A artista Marlene Dietrich, da qual já falei por aqui Marlene Dietrich – Um fenômeno em sua época, assim como Greta Garbo, para citar apenas duas, foram ícones de beleza entre várias estrelas de Hollywood.

dietrich-1933

Marlene Dietrich – 1933

O uso dessa boina colocada de lado sobre a cabeça foi também muito utilizada nesse período.

anos-30-a-40-2

As calças compridas nesse período já fazia parte do guarda-roupa feminino das mulheres moderna na época. O seu uso em grande escala mesmo se deu a partir dos anos 60.

As mulheres que entravam no mercado de trabalho, principalmente as solteiras, precisavam estar bem arrumadas para serem contratadas. A falta de dinheiro não justificava o desleixo da mulher. As vendas de cosméticos aumentavam cada vez mais.

Os vestidos usados no ambiente doméstico não eram os mesmos que iriam as compras de supermercado, muito menos em qualquer outro ambiente fora de casa. A mulher continuava a conquistar cada vez mais espaço fora de casa.

1932-moda

1932

moda-praia-1930

1930

Assim, com as atividades esportivas, “os saiotes de praia diminuíram, as cavas aumentaram e os decotes chegaram até a cintura, assim como alguns modelos de vestidos de noite”.

maios-1940

1940

“Da necessidade de uma roupa apropriada para a prática de esportes, surge o shorts, para homens e mulheres. Uma das atividades físicas preferidas dos anos 30 era andar de bicicleta. Os óculos escuros transitam aqui do funcional ao fashion, protegendo os olhos contra raios solares e imortalizando figuras da música e do cinema. Os primeiros esboços do maiô começam a aparecer. A vida ao ar livre e a procura de lugares à beira-mar para os períodos de férias, trouxe as roupas esportivas, surgindo nesse período o shorts.” 

oculos-anos-30 oculos-1

“Os primeiros óculos Ray Ban já feitos foram inventados a pedido dos pilotos de aeronaves da Força Aérea Americana, que reclamavam de enxaquecas causadas pelo excesso de luz solar enquanto trabalhavam. Nessa época houve então a criação de lentes escuras que protegessem os olhos do sol e também banissem os raios solares”.

1935-moda

1935

1938-moda1938

1939-jovens-da-epoca

1939

1939-1940

E a Moda Masculina?

1930-masculino

A moda masculina, no início dessa década, ainda mantinha um certo rigor, caminhando ao final desse período, aos poucos ,para a sua informalidade. Os homens usavam as calças retas e largas, os paletós apresentavam uma estrutura mais largas nos ombros e o uso da camiseta ainda era permitida como roupa intima masculina, usada  abaixo da camisa.

1931-moda-masculina

1931

O chapéu, um companheiro inseparável, completava o visual. Tempos das listras e também dos casacos transpassados, com quatro botões.

moda-masculina-anos-30-2

moda-masculina-anos-30

1939-moda-masculina

1939 – Moda Masculina

Na Alta Costura

Além de Coco Chanel, a estilista que revolucionou o mundo da moda, veja alguns pensamentos dela por aqui20 Pensamentos de Coco Chanel – – Não precisa dizer mais nada , outras grandes estilistas, também, faziam sucesso nesse período.

madeleine-vionnet

 

Madeleine Vionnet foi uma grande estilista do final dos anos 20 e inicio dos anos 30. Ela viveu nos anos de 1870 a 1975 e trabalhou com tecidos mais soltos com drapeados. Francesa e gostava de criar seus modelos diretamente em pequenos manequins, sendo a estilista escolhida por muitas atrizes da sua época.vionnet

“Duas de suas principais características eram o drapeado e o corte enviesado, para os quais encomendava tecidos com o dobro de largura do que o habitual – seus tecidos prediletos eram o crepe, a gabardine e o cetim, que ela manejava com maestria, a ponto de ser considerada a estilista que mais contribuições técnicas deu à alta costura. Descartou o espartilho e usou costuras diagonais e bainha aberta, para obter formas simples e helênicas”.

edith-head

 

Edith Head, estadudinense, nascida na Califórnia, foi uma outra estilista famosa. Só para ter uma ideia ganhou 8 oscar de figurinos para os filmes na época.

1934-edith-head

“Barbara Stanwyck no filme Gambling Lady “

Madame Grés – Estilista francesa que vestiu muitas famosas na época e gostava de esculpir e criar seus modelos no próprio corpo de suas clientes. Famosa por seus drapeados. Foi ela quem inventou o famoso vestido tubinho.

madame-gres

1939-gres
Finalizando os anos 30, com o início da segunda guerra mundial e a necessidade da mão-de-obra feminina no mercado de trabalho sendo cada vez mais solicitada, os anos 40 a moda começa a ser mais livre e diversificada, mais natural. Falarei mais sobre isso no próximo post sobre a década de 40 a 50.
1940-mocas

moda-masculina-propaganda-1940

Enfim gente, os fatos e fotos dos anos 30 a 40, que trouxe hoje para você, é claro que não teve como pretensão esgotar o assunto, mas somente para se ter uma ideia do que se passava nessa época.

 

Era isso por hoje.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

Referências:

VintageDancer.com

http://www.fashionbubbles.com/historia-da-moda/as-grandes-estilistas-da-moda-europeia-%E2%80%93-madeleine-vionnet-%E2%80%93-parte-25/

http://modahistorica.blogspot.com.br/2013/05/anos-30-crise-e-glamour.htm

Home 1

As fotos desse post são disponibilizadas pelo Pinterest.

6 respostas

  1. Boa Tarde Mari. Agradeço pelo conteúdo disponibilizado, tem sido de grande ajuda na realização do meu artigo. Gostaria de saber se em algum momento teve problemas com relação a disponibilização das imagem que agrega no conteúdo que fornece devido aos direitos autorais. Pois gostaria de estar utilizando elas também.

    1. Ola
      Africa
      Nao tenho problemas pois as imagens são disponibilizadas. Se quiser usa-las e citar a fonte do meu blog tudo bem.
      O importante é poder produzir conteudos que possa colaborar com quem precisa.
      Um abraço

  2. Adorei Mari. Obrigada por compartilhar seus xonhecwnros e pesquisas. Eu estou aprendendo a dançar o lindy hop e gosto de caracterizar-me de acordo ☺️. Um abraço.

    1. Olá Soraya

      Seja bem vinda por aqui. Obrigada. Que legal, é sempre bom a gente estar em movimento, principalmente fazendo aquilo que se gosta.

      Um abraço.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email