logo-Blog MAri Calegari
48ª edição do Filo em Londrina

48ª edição do Filo em Londrina

Tempo de leitura 3 min.

Oi Gente

Ontem,  dia 26 de agosto de 2016, iniciou- se a  48ª edição do Filo em Londrina.  Filo é o Festival Internacional de Londrina, um festival de teatro que acontece todos os anos em nossa cidade, com várias atrações, oficinas e que traz a Londrina artistas de todos os cantos do mundo, que atuam nas mais diversas áreas culturais. Saiba um pouco sobre esse Festival por aqui …

Resultado de imagem para processo de conscerto do desejo

Como e quando surgiu o Festival aqui na nossa cidade

Era o ano de 1968, a Universidade Estadual de Londrina ainda não existia, foi criada somente em 1970, e esse ano seria instaurado o famoso AI-5 (Ato institucional número 5, considerado o mais duro do regime militar).  

Assim, o FILO (Festival Internacional de Londrina) foi criado por estudantes universitários “…criado em 1968, por estudantes universitários e representa uma expressão de cultura bastante influenciada pela censura vigente durante a Ditadura Militar. Trata-se do mais antigo festival de teatro da América Latina, e é reconhecido pela UNESCO como “Patrimônio Cultural Paranaense e do Teatro Brasileiro”.

Resultado de imagem para filo londrina

No início era uma mostra local, passando para regional e somente em 1988 o Festival passou a categoria de internacional. “A marca FILO – signo criado pelo artista plástico Claudio da Costa – iniciou-se como um festival de cunho competitivo que englobava diferentes linguagens artísticas, característica que mantém (…): teatro, música, jograis, esportes, artes plásticas, contos.

Ainda, no início do Festival os ingressos a preços simbólicos eram destinados aos estudantes e ex-estudantes universitários. “As obras inscritas, letras das músicas,  textos de peças, etc.  tiveram de passar pelo crivo da censura. (…) Além da consulta dos textos as peças ainda tiveram os ensaios gerais monitorados – assim, se julgassem necessário, alterações poderiam ocorrer para a exibição ao público.

Talvez, muitos londrinenses aqui da cidade,  não conhecem sobre a importância desse Festival. Mas, assim como em outros momentos de história do país, a nossa Londrina, com o espírito crítico de seus moradores, conhecidos como pés-vermelhos, se mobilizaram  como forma de se posicionar contra políticas repressivas ou que vão contra os interesses sociais.

Resultado de imagem para filo londrina

A arte, em suas mais diversas formas de se expressar, através dos seus criativos artistas cumprem assim o seu papel social, trazendo ao público não somente momentos de lazer, mas momentos de reflexão sobre os mais diferentes assuntos que envolvem uma sociedade.

Se você tiver interesse na programação do FILO dessa versão de 2016, acesso o site:  http://filo.art.br/, onde você encontrará toda a programação que acontece no período de 26/08/2016 a 11/09/2106. É uma oportunidade não somente para os londrinenses, mas para todos aqueles que puderem comparecer em um Festival dessa magnitude.

Alguns sites onde você poderá ter mais acesso a informações sobre o festival aqui da nossa querida Londrina:

http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/festival-internacional-de-londrina/2016/noticia/2016/08/festival-de-londrina-tem-atracoes-musicais-partir-da-proxima-http://paginacultural.com.br/festival-internacional-de-londrina-filo-2016/

http://redeglobo.globo.com/rpc/diversao-e-arte/Londrina/noticia/2016/08/filo-2016-reune-espetaculos-do-mundo-todo-em-londrina.html

Agora se você tiver interesse em saber mais sobre a história do FILO, o site que se encontra em referência, conta com detalhes como se deu todo o processo. É um trabalho cujo o título é: O FESTIVAL INTERNACIONAL DE LONDRINA E A DITADURA: PRÁTICAS ESTUDANTIS E MOVIMENTOS CULTURAIS NA DÉCADA DE 1960, apresentado no VII Congresso Internacional de História. Vale a pena a leitura. 

Enfim gente, temos que aplaudir os organizadores de mais um FILO em nossa cidade. Sabemos bem das dificuldades, principalmente em um ano como esse, de manter e proporcionar a todos que aqui vierem um Festival do nível  que é hoje considerado o FILO, que todos os anos está em nossa cidade. Vamos lá então prestigiar os lindos trabalhos desses artistas, afinal “Todo artista tem de ir aonde o povo está”, letra do Milton Nascimento.

Resultado de imagem para filo londrina

Era isso por hoje gente.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

 

 

 

Referência:

http://www.cih.uem.br/anais/2015/trabalhos/1316.pdf

As fotos estão disponíveis no Google.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email