Oi Gente
As belezas de Portugal, quando se referem a arte, artesanato, não estão somente nos seus lindos azulejos azuis maravilhosos, mas os nossos colonizadores e amigos portugueses também trouxeram aqui para o nosso país os lindos trabalhos manuais, desenvolvidos pelo seu povo. Confira por aqui alguns deles para você poder ter uma ideia dessas belezas. Trouxe aqui hoje, bordados de 3 regiões importantes, onde os trabalhos fazem parte da economia da população.
O interessante é que em cada região do país os bordados acabam tendo seu estilo próprio, dá uma olhadinha nesses por exemplo:
Bordados de Viana do Castelo
Viana do Castelo é um Distrito, situado no extremo Norte, na Região de Entre Douro e Minho, entre os rios Minho e Neiva. “A cidade é como um museu vivo, com inúmeros monumentos e casas nobres de diferentes períodos e estilos. Mas é também a capital do rico folclore do Minho, com uma importante indústria de artesanato e animadas romarias”.
A origem desses bordados se refere aos trajes criados pelas camponesas. “Foram elas que o riscaram, teceram, trabalharam e bordaram. Os trajes todos decorados com os bordados feitos por estas mulheres do campo, e que diferem de freguesia para freguesia, são usados em dias de festas ou feiras.”
Dependendo da classe social, os bordados também se manifestavam demonstrando as diferenças, sendo uns mais ricos de materiais e tecido, como usado o algodão “perlé”, cheios de lantejoulas, vidrilhos e miçangas.
Os bordados foram aos poucos sendo incorporados em outras peças, como em toalhas de mesa, sacos de pão, atoalhados, chinelos, etc. Os bordados abaixo são exemplos vindos dessa região.
Já fazia parte da educação, ensinar as jovens a bordarem seus trajes, bem como seus enxovais, passando assim de geração a geração a arte de bordar.
Bordados de Castelo Branco
Dizem que visitar esse distrito de Castelo Branco em Portugal, é como se estive em um museu a céu aberto, com muitos vestígios do passado e é por lá que estão as mais antigas tradições que deram as características do país.
“A cidade de Castelo Branco é internacionalmente conhecida pelas colchas bordadas à mão, pelo queijo regional e pelo azeite e vinho. Repousando entre a paisagem rural do centro do país, esta bela cidade exibe também arquitetura típica, monumentos seculares e igrejas medievais – um destino muito atrativo para os viajantes mais curiosos”. Então é para lá que quero ir…
Foto antiga dessa região
“O bordado de Castelo Branco é o exemplo por excelência do gosto pela representação naturalista. A flora diversificada é um tema recorrente. As flores que representam as quatro estações do ano, são características nos bordados dessa região.
Era comum, antigamente, utilizarem dos bordados para contarem histórias também. Nessa região e tipo de bordado é comum constar um vaso, cujo nome é “Albadarra”, é um termo árabe significando um vaso de duas alças.
“Trata-se de um vaso elegante, com uma grande tigela em baixo, que evoca o navio como um símbolo de fertilidade, sendo provavelmente inspirado no tema da árvore da vida, com origens orientais”.
Antiga Região do Minho
Minho é uma antiga província portuguesa. É dessa região aqui que a maioria dos portugueses que chegaram na nossa terra vieram e ela limitava “a Norte e a Nordeste com a Galiza, na Espanha (províncias de Pontevedra e Ourense, respectivamente), a Este com Trás-os-Montes e Alto Douro, a Sul com o Douro Litoral e a Oeste com o Oceano Atlântico. Era então constituída por 23 conselhos, integrando a totalidade dos distritos de Braga e Viana do Castelo. Tinha a sua seda na cidade de Braga.
Olha aqui esse versinho, a portuguesa se desabafando… As escritas nos lenços, haviam inclusive erros ortográficos, devido a pouca escolaridade das camponesas nas provincias, o que hoje em dia ainda se mantem essa tradição em suas réplicas, mas desde que realmente sejam erros que aconteciam na época.
Mas o interessante dessa região, com referência aos bordados, era o costume de se bordar lenços para os namorados, como forma de exprimir o que se sentia e de contar histórias através dos desenhos. Gente, acho isso fantástico e quanto amor, não é mesmo? Igualzinho as nossas jovens de hoje (kkk) Brincadeiras verdadeiras, a parte, mas esses bordados em lenços faziam o costume na região.
Não é uma graça? Se o namorado fosse viajar, por exemplo,a namorada dava um lencinho desses para ele levar junto. Acho isso fantástico, simbolizando ali todos os sentimentos que iria junto com essa falta do seu amado.
Visitei Portugal há muito tempo atrás, em 1993, e ainda quero voltar. Amei o país, os portugueses, e senti por lá como se estivesse indo na casa de parentes mesmo. Acho que tem a ver com a nossa história. Você anda em Portugal, lógico que a língua ajuda muito, mas você vê muito de Brasil por lá, ou aqui no Brasil você vê muito de Portugal, principalmente lá por aqueles casarios de Minas Gerais, em Mariana, Ouro Preto.
Não estive nessas regiões dos bordados que trouxe aqui para você hoje, mas tive a felicidade de conhecer a cidadezinha de Arraiolos, linda, uma graça. Não sei como se encontra hoje, mas foi muito legal visitar os lugares onde bordavam o arraiolo. Preciso separar as fotos e fazer um post aqui para você.
Era isso por hoje gente.
Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.
Um abraço.
Referências:
https://www.guiadacidade.pt/pt/distrito-viana-do-castelo-16
incesadolima.blogs.sapo.pt/1571.html
http://www.visitcentrodeportugal.com.pt/pt/bordados-de-castelo-branco/
http://www.portugal-live.net/P/places/castelo-branco.html
http://portugalminho.webnode.pt/historia-do-minho/