Oi Gente
O post de hoje é sobre alguns bairros e jardins da zona leste de Londrina. O objetivo do post é para aquelas pessoas, assim como eu, que vai perdendo a referencia da sua própria cidade, devido muitas vezes ficar fazendo sempre o mesmo caminho na sua rotina diária. Sendo assim, resolvi dar uma volta por Londrina em lugares que há muito tempo não ia e trouxe algumas fotos para você.
Então gente, os londrinenses se lembram muito bem que a cidade de Londrina, antigamente, era dividida por uma linha férrea onde hoje se encontra a avenida Leste – Oeste.
“Terrenos planos, baixa concentração de empreendimentos comerciais, ausência de construções verticais, localização privilegiada e um complexo comercial, que começou a funcionar a partir de 2012, são os principais ingredientes da receita de crescimento e desenvolvimento nos últimos anos da zona leste de Londrina, região que até o final da década passada aina era alvo de muito preconceito em razão de habitações irregulares, favelas e criminalidade”.
Monumento “O Passageiro”
Achei muito engraçada essa foto, pois olha quem está passando por ali nessa hora, o ônibus do Luan Santana, só percebemos na hora de passar as fotos para o computador. Para quem não conhece, é um dos nossos artistas aqui da cidade pé vermelho.
Nessa esquina a direita é a antiga Cadeia de Londrina.
“Também se trata de uma região cercada por vias de acesso rápido, como as avenidas Dez de Dezembro, Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Leste-Oeste) e Brasília (BR-369). Há projetos para ligar a zona leste até Ibiporã pela Estrada dos Pioneiros.”
Seguindo para o lado leste da cidade, após o Monumento em homenagem ao Passageiro, visitamos alguns bairros dessa região e as fotos aqui foram alguns registros que fizemos por lá.
Seguindo a rua direto do Shopping Boulevard passamos pelo Jardim Antares e após vem o Jardim Morumbi
Mas a frente já encontramos mais uma faculdade aqui da nossa cidade. Seguindo essa rua da Universidade, que é a avenida dos pioneiros, e segundo a Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), será através desse percurso que Londrina irá crescer podendo se juntar até a próxima cidade vizinha Ibiporã.
Outra informação que fiquei sabendo também é que nessa região leste da cidade será implantada mais uma Faculdade, a Unicesumar de Maringá. A de Maringá é bem estruturada, pelo menos estou gostando no que tenho visto por lá, acompanhando os estudos da minha filha caçula em moda.
“A Câmara Municipal de Londrina vai alterar o zoneamento de uma área na região leste da cidade para a instalação de um campus da Unicesumar, de Maringá. A área de 32 mil metros quadrados fica na avenida Santa Mônica, entre a Vila Santa Terezinha e o Jardim Outro Preto, e foi adquirida no ano passado por Rçao ,ara
A Câmara Municipal de Londrina vai alterar o zoneamento de uma área na região leste da cidade para a instalação de um campus da Unicesumar, de Maringá. A área de 32 mil metros quadrados fica na avenida Santa Mônica, entre a Vila Santa Terezinha e o Jardim Ouro Preto.”
Juro gente que não conhecia essa faculdade por aqui ainda. Por isso estou com esse projeto pessoal de conhecer melhor a minha cidade, já que adoro viajar e conhecer lugares novos e pensei por que não, enquanto não aparecem outras viagens que eu curto, aproveitar e explorar a minha cidade? Esse canto, aqui de Londrina, para mim é realmente novo e muito bonito.
Nossa como a cidade cresceu para esses lados e com um potencial incrível de expansão. Para aqueles que pensam em investir em Londrina, acredito que por aqui é um bom palpite. (até deixei a palavra aqui, quanto tempo não falava e nem ouço alguém dizer essa palavra palpite (kkk), mas tá valendo.
Bairro Aeroporto:
Essa avenida é bem conhecida em Londrina, Avenida Santos Dumont, onde há comércio, consultórios médicos e bons restaurantes por aqui. Uma avenida conhecida, pois ela nos leva até o nosso Aeroporto.
]
Aqui é a rua bem atras da pista do aeroporto.
Hospital Universitário
São vários os Bairros que compõem esse lado da cidade e, tem gente que comenta, que é para esse lado que a cidade tem ainda muito a crescer. Passamos pelos Jardins Antares, Califórnia, São Fernando, Interlagos, e pela avenida São João, uma importante rua dessa cidade também.
As fotos abaixo são todas dessa região para que você londrinense ou não, possa ter uma ideia desse lado da nossa cidade. Passeando por essa região, foram os registros que conseguimos fazer.
Avenida São João, sentido centro da cidade.
Aqui foto do final da Avenida São João.
Uma linda Igreja da Zona Leste de Londrina
Após o Hospital Universitário seguindo reto, alguns condomínios bem bonitos estão presentes na região.
Amei essa árvore. Fiquei imaginando o tempo que ela está por lá. A largura do seu tronco é simplesmente maravilhosa.
Enfim gente, foi um passeio que resolvi fazer por esses lados da cidade e vim aqui dividir com você, que assim como eu, perdeu um pouco do crescimento da nossa cidade, ou você que está chegando em Londrina, que pretende vir para cá, ou ainda, para se ter uma ideia da cidade de outros pontos que não somente aqueles tão falados e conhecidos por todos. Afinal uma cidade, apesar de seus pontos turísticos relevantes, tem também outros encantos.
Sou da opinião que cada bairro e jardim, de qualquer cidade, tem que valorizar o seu espaço público, cuidando, protegendo, melhorando cada vez mais e facilitando o dia a dia de cada um e, podendo assim se tornar independente para que possa sobrar mais tempo para se dedicar a qualidade de vida. Valorizar o seu bairro e ter orgulho dele é poder construir a história não só desse bairro mas a história de vida, valorizando o local onde se vive, onde cria seus filhos, bem como onde convive com a família e amigos de uma vida, criando assim o espírito de comunidade.
Assim, pretendo trazer aqui mais lugares da nossa querida Londrina, com um olhar de uma moradora que cresceu com a cidade. Se alguém tiver sugestões de lugares legais de Londrina, pode deixar um recadinho aqui ok? Eu agradeço.
Era isso por hoje.
Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.
Um abraço.
Referências:
http://www.acil.com.br/noticias-detalhe/21/05/2015/revista-acil-zona-leste
http://www.maringanews.com.br/noticiaUnica.php?codigo=2668
Respostas de 8
minha cidade linda
Olá Pedro
Também sou apaixonada por Londrina.
Um abraço
Mari, boa tarde. Esse seu blog foi um achado, pois estou em busca de casas para morar que sejam na zona leste e não sei bem por onde começar, queria saber quais são os bairros bons que formam a zona leste. Agradeço pela atenção e parabéns pelo blog com imagens e informações preciosas.
Olá Luciana
Seja bem vinda por aqui.
No site abaixo você terá uma ideia melhor onde estao localizados e quais sao os bairros da zona leste e aí poderá direcionar melhor sua pesquisa. ok?
Os de cores azuis no mapa. ok?
http://www1.londrina.pr.gov.br/dados/images/stories/Storage/ippul/mapas_tematicos/bairros_regioes_a4.pdf
http://www1.londrina.pr.gov.br/dados/images/stories/Storage/ippul/mapas/mapa_bairros_regioes_londrina.pdf
Luciana é difícil te falar qual bairro é melhor, até porque não conheço todos pessoalmente e não sei da sua necessidade, se tem filhos pequenos, por exemplo e precisará de escola. Eu conheço um pouco melhor o bairro Perto do HU, onde está o Hospital Universitário da nossa Universidade, é um local bem movimentado, próximo ao aeroporto e com facilidades para ir até o centro da cidade, e hoje apresenta alguns condominios horizontais por lá.
Alguns bairros da zona leste são mais distantes, pois estão algumas industrias da nossa cidade. Acredito que você poderá fazer suas pesquisas através desses dois sites e pesquisando no google possivelmente. Vale a pena consultar também o site da prefeitura que oferece bastante informações sobre a cidade, escolas e tudo o mais.
http://joomla.londrina.pr.gov.br/
Seja bem vinda a nossa cidade.
Um abraço.
A cidade é maravilhosa. Cresceu bastante nestas duas décadas, de quando comecei a frequentar Londrina/PR.
Em 2002 decidi passar um bom tempo por aqui e me apaixonei pelo município, resolvendo trocar a correria da capital paulista por este lugar.
Ótima gastronomia, fácil deslocamento e hoje resido na Zona Leste. Temos quase tudo aqui no comércio local, não precisando se deslocar frequentemente a região central.
Agora, analisando as fotos e o texto desse post, percebemos o quão grande é a região da ZL.
Que legal Flávio. É bem isso os bairros de Londrina estão cada vez mais sendo independentes, o que facilita e dá maior qualidade de vida aos moradores. Londrina é tudo de bom.
Parabéns pelas imagens e texto deste Blog.
Obrigada pelo incentivo.