logo-Blog MAri Calegari

Quando e como surgiu a moda?

Tempo de leitura 2 min.

Oi gente

 

 

egito antigo vestuario e moda - Pesquisa do Google:

Embora hoje a palavra estilo está na moda, é sobre a moda mesmo que gostaria de falar por aqui. De onde veio a moda, a palavra moda, como enfim surgiu a moda? …..

A palavra moda é originada do latim “modus, literalmente  “medida”, o termo “moda”passou a expressar valores tão diversos como conformidade e relações sociais, rebelião e excentricidade, aspiração social e status, sedução e encanto. O desejo de se vestir com elegância transcende as fronteiros históricas, culturais e geográficas, e embora forma e conteúdo possam variar,a  motivação permanece a mesma: o adorno do corpo humano como uma expressão de identidade”.

Achei interessante como essa autora aborda o surgimento da moda, pois são diversas as formas de definir a moda, chegando alguns a mencionar o surgimento da moda na Europa no século XV. Quando se pensa que a moda está relacionada com as relações sociais, faz muito sentido a forma como essa autora Marnie Fogg, no seu livro Tudo sobre Moda, aborda esse assunto.

De acordo com Cosgrace, em suas pesquisas sobre a moda, em seu livro história da indumentária e da moda, chegou a conclusão de que a moda, “entendida como meio de expressão individual, existe desde que os seres humanos começaram a se vestir. O ajuste da roupa ao corpo -seja uma pele de animal ou um tecido primitivo, feito de fibras naturais – se baseava na reflexão, assim como a montagem de um guarda-roupa de hoje requer” e ainda “o modo como uma pessoa escolhe usar suas  caracteriza-se  como individuo ou como parte de um determinado grupo”.

 

História e Moda:

 

No Egito Antigo a palavra faraó se referia a casa, a grande casa e se referia ao palácio e não ao rei. Somente  no ano 1000 a.C. Faraó, a palavra faraó começou a representar o soberano e a partir de então não era somente considerado o rei mas também um deus, “o faraó tinha autoridade absoluta e controlava cada aspecto da sociedade, incluindo a arte e a indumentária.”

Assim já no início das indumentárias, os trajes  definiam a classe social de cada indivíduo que cobria o seu corpo. Os escravos permaneciam nus, enquanto o estrato superior da sociedade, vestiam as roupas. Nessa camada social estavam os reis e dignitários e as roupas eram feitas de linho enrijecido e pregueadas.

“O traje das antigas civilizações dos assírios, egípcios, gregos e romanos dependia do método simples de drapejar e enrolar tecidos ao redor do corpo, fixados por uma fíbula (pequena fivela, fecho ou broche). 

Egyptian Clothing:

Assim, no período entre 500 a.C a 1599 surgem as indumentárias: 

  1. Indumentárias Clássicas Gregas;
  2. Tecidos indígenas primitivos do sudoeste americano;
  3. Tecidos pré-colombianos;
  4. Indumentária japonesa – perríodo Heian;
  5. Indumentária Medieval;
  6. Indumentária Renascentista;
  7. Indumentária de corte otomana;
  8. Indumentária Indiana – Período Mogol.

 

CABIDÊ: História da Indumentária - Mesopotâmia:

 

Pode-se dizer assim, que a moda nasce  a partir do momento que a humanidade trocou sua existência caçadora/coletora por uma vida mais sedentária, onde abrigo, alimento e roupas passam a fazer parte das necessidades fundamentais para o ser humano, e isso data em torno de 11000 anos atrás. 

Era isso por hoje.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

 

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email