logo-Blog MAri Calegari

Dica de Filme: A Fita Branca

Tempo de leitura 2 min.

Oi Gente

Hoje trouxe aqui para você essa dica de filme de 2009, vencedor da palma de ouro ( prêmio de maior prestígio do festival de cinema de Cannes, na Riviera Francesa), a Fita Branca (nome original: Das Weisse Band), um filme dirigido por Michael Haneke…

 

 

haneke-michael-1

Michael Haneke, é psicólogo, filósofo e estudou teatro na Universidade de Viena, é diretor e roteirista austríaco.

Sinopse: 

O filme acontece em um vilarejo chamado Eichwald. Acontecem alguns mistérios nesse pequeno vilarejo, que ninguém consegue descobrir do que se trata. Um professor sabe disso, há uma explicação para todas as desgraças ocorridas por lá e somente ele sabe da história.

O filme foi filmado em colorido mas foi convertido em preto e branco e a sua fotografia é muito elogiadas pelos críticos.

“Haneke usa o período da história da Alemanha que antecede a Primeira Guerra Mundial para explicitar seu ponto de vista. Há uma raiz para o mal e ela vem sob a forma de abuso. Sob a forma de desprezo. Sob a forma de terror, do sadismo, da dor e da hegemonia sobre as crianças”.

O pastor usava de uma fita branca para impor a educação aos filhos e o que isso gerava nas crianças…

|

http://https://youtu.be/z5GH_ndoyAA?t=5

É um filme para refletir sobre forma rígida de educação. Alguns críticos sugerem que o Diretor quis mostrar que a estrutura autoritária da educação alemã que pode ser um dos motivos da causa do nazismo.

“A tese de Haneke é que esta estrutura autoritária da sociedade alemã, sobretudo a patriarcal, gerou fortes sentimentos de indiferença, crueldade e desprezo entre a geração de jovens do início do século XX, a mesma geração que anos mais tarde abraçaria a causa do nazismo, tendo em Hitler muito mais do que um governante, mas um verdadeiro pai”,

Era essa a dica da semana.

Obrigada pela visita. Te espero por aqui.

Um abraço.

 

 

 

 

Referência:

http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/critica-do-filme-a-fita-branca

 

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email