logo-Blog MAri Calegari
Tartan – decorando com esse tecido

Tartan – decorando com esse tecido

Tempo de leitura 3 min.

Oi Gente

Estava arrumando umas fotos em casa, e eis que vejo umas fotos da Escócia, e me veio a vontade de escrever aqui sobre esse tecido que é o Tartan. Como eu curto decoração que se utiliza do xadrez, lembrando o escocês,  resolvi então fazer um post sobre isso aqui para você.

Talvez esse meu gosto pelo xadrez, já antes de ir  para a Escócia, seja pelo fato de utilizar as cores e poder criar diferentes possibilidades com o xadrez. Quanto ao tartan, me conquistou devido o carinho que aprendi a ter pela Escócia, país que nos recebeu muito bem na época do mestrado de meu marido.

Sempre gostei de tudo que tem xadrez, gosto do famoso xadrezinho que a gente usa muito aqui no brasil, nas diversas tonalidades e padronagens de tecidos.   Na Escócia aumentou ainda mais o meu gosto por decoração com o uso do xadrez.

O tartan é na realidade uma lã fininha, estilo escocêsa, em diversas cores diferentes de xadrez. O tartan é muito utilizado para a confecção dos famosos Kilt escocês.

Acho que já comentei em outro post, que fiz sobre a Escócia, que o kilt escocês é um traje que é utilizado em cerimônias mais sofisticadas na Escócia, como se fosse o nosso uso por aqui do Smoking. E o tecido utilizado geralmente é o Tartan, principalmente devido ao clima frio do país.

Então gente, o post de hoje é sobre decoração com esse tecido Tartan, que eu curto muito. Vamos ver se você também gosta. Talvez aqui para o nosso Brasil utilizar o verdadeiro Tartan parece meio impossível, a não ser na Região Sul, mas aproveitar da idéia é bem legal.

 

 

O tartan é frequentemente chamado de xadrez na América do Norte, mas na Escócia “cada tartan é feito com o um entrelaçado diferente, além do conjunto de cores. É justamente esta padronagem que proporciona a característica de um clan”. Assunto para um outro post.

 

Mas acredito que podemos sim utilizar o xadrez, semelhante ou que lembrem o Tartan, com materiais mais adaptados ao clima tropical do Brasil.  Acho um charme, principalmente se for para decorar ambiente como biblioteca, um quarto de rapaz, ou até mesmo um apto masculino.

Olha que charme esse detalhe da cadeira com Tartan, lógico que aqui no Brasil teremos um xadrez semelhante que poderá ser no tecido de algodão e próprio para forração de cadeiras que sejam resistentes.

 

A uso de Tartan até mesmo para a forração de paredes gente, é devido ao louco frio que faz na Escócia. Me lembro que quando morei por lá, e cheguei no nosso apto que ficaríamos fiquei “apavorada”, bem isso que traduz a minha surpresa quando vi a cozinha e o banheiro todos forrados de carpet. Imagina para quem está acostumada com banheiro e cozinha onde você pode jogar água para uma boa limpeza. E com um detalhe, com três crianças.

Mas nada impede de você forrar sua parede com um bom papel de parede com as cores do tartan escocês de sua preferência.

Essa foto por exemplo é bem tipica de uma casa escocesa que mantem as tradições do país. Gente, nós aqui não temos ideia do que é esse frio que tem por lá. Uma coisa é ver fotos e imaginar outra coisa é enfrentar. Embora, sinceramente é aqui que você passa mais frio que lá, pois na realidade tudo é aquecido, carro, casas, shoppings. O frio que você sente só se resolver ficar para o lado de fora ou caminhar bastante as ruas, coisas assim.

Essa foto é bem típica de uma decoração escocêsa de um pub. Com um detalhe gente, chega próximo do horário de fechar o pub eles tocam um sininho avisando para pedir a ultima dose, porque deu o horário de fechar o Pub não tem choro nem vela, eles fecham mesmo.

Era isso por hoje.

Obrigada pela visita.

Um abraço.

 

 

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email