logo-Blog MAri Calegari
Evento de Psicanálise em Londrina: Corpo e Sintoma

Evento de Psicanálise em Londrina: Corpo e Sintoma

Tempo de leitura 2 min.

Oi Gente

O post de hoje se refere a um Evento na área da Psicanálise sobre Corpo e Sintoma.  Saiba um pouco por aqui sobre esse evento, promovido pela Associação Livre de Psicanálise,….

Para quem me segue por aqui, principalmente aqueles que gostam de assuntos sobre a psicanálise, já está acostumado a ver, de vez em quando, um post sobre algum evento nessa área.

Aqui em Londrina, temos a Associação Livre de Psicanálise, fundada em 2012, por profissionais sérios e competentes que estudam, exercem a profissão e transmitem a psicanálise para aqueles que se interessam sobre o assunto. Sejam profissionais da área da saúde mental, estudantes ou qualquer outro que queira conhecer um pouco mais sobre a Psicanálise, de Freud e Lacan.

A Associação Livre, sem fins lucrativos, periodicamente, traz para a nossa cidade ilustres convidados com amplos conhecimentos para que se possa trocar conhecimentos a respeito de vários assuntos relativos a área e, a cada ano os membros da associação escolhem um eixo para se trabalhar intensamente a respeito. E esse ano o eixo de trabalho escolhido é Corpo e Sintoma.

O Eixo da Associação Livre para o ano de 2019

“Neste ano de 2019 temos como eixo de trabalho o tema – Corpo e Sintoma. Com esta articulação podemos pensar que o sujeito caminha pela vida produzindo sintomas, paralisado por inibições ou sufocado pela angustia, e em todas essas situações o corpo que o sustenta testemunha seus efeitos. A partir de Freud sabemos que o sintoma comporta ao mesmo tempo defesa e satisfação, mesmo que as avessas. Portanto, se seguirmos com Lacan, temos presente a dimensão do gozo e das consequências da incidência da incorporação do significante advindo do Outro. Para Lacan o nosso corpo comporta três dimensões e trabalhar esta relação entre corpo e sintoma é aborda-lo em sua dimensão Real, Simbólica e Imaginária possibilitando colocar em discussão a clínica e sua articulação com as questões de nosso tempo. Fica o convite para caminharmos juntos nesta empreitada.” Mônica M. Silva

Sobre o Palestrante

E para dividir com a gente os seus conhecimentos e larga experiência profissional, o convidado para falar sobre Corpo e Sintoma foi o Dr. Aurélio Souza, médico psiquiatra e psicanalista psicanalista, um dos membros fundador do Espaço Moebius, da cidade de Salvador, na Bahia. 

Abaixo um pequeno vídeo do Dr. Aurélio Souza, para que você possa conhecê-lo um pouco.

Dr. Aurélio possui uma larga experiência clínica e é autor de vários artigos e de seu ótimo livro sobre os Discursos na Psicanálise.

Como já comentado acima, a Associação Livre não atua com fins lucrativos, mas é preciso arcar com algumas despesas como toda a associação e, para trazer palestrantes para a nossa cidade, há a necessidade de arcar com alguns custos.  É para isso que serve as inscrições e os valores cobrados por elas.

Como realizar as inscrições?

Guarde essa data – 31/05  e 01/06, conforme os dados acima. É uma sexta a noite e sábado o dia todo. 

É bom lembrar que oportunidade, como essa em nossa cidade,  é sempre bom aproveitar. O custo x benefício é tudo de bom. Para fazer as suas inscrições, basta entrar em contato no seguinte endereço: alpl2019.corpoepsicanálise@gmail.com

Valor da Inscrição:

Estudantes – 100,00

Profissionais: 150,00

 Enfim, pense com carinho a respeito do convite, e da possibilidade de aproveitar para aprender um pouco mais sobre esse tema corpo e sintoma.

 

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email