logo-Blog MAri Calegari

Mitologia – Apolo e Dafne

Tempo de leitura 3 min.


Oi Gente

Para você que curte mitologia, trouxe hoje por aqui a história do Apolo e Dafne. Dafne foi o primeiro amor de Apolo, um dos deuses do Olimpo, filho de Zeus (o deus dos deuses) com a deusa do anoitecer chamada de Leto. Saiba um pouco por aqui o que o cupido (deus do amor, na mitologia romana e o Eros da Mitologia Grega) aprontou com Apolo…

apolo-e-dafne

Apolo tinha acabado de vencer uma luta com Píton (a serpente malvada) que foi enviada pela primeira mulher de Zeus para matar os filhos gêmeos Apolo e Artemis, que foi um caso de Zeus com a mãe de Apolo – Leto.

piton

Apolo e Píton

Envaidecido com sua vitória, Apolo encontra o cupido com seu arco e flecha e resolve provocá-lo dizendo: “Que tens a fazer com armas mortíferas, menino insolente? Deixe-as para as mãos de quem delas sejam dignos.

Cupido então respondeu a Apolo: “Tuas setas podem ferir todas as outras coisas, Apolo, mas as minhas podem ferir-te”. Após ter dito isso, Cupido tira, então,  duas setas diferentes: uma que foi feita para atrair o amor e a outra para afastá-lo. Uma, a primeira, tinha a ponta de ouro e a outra a ponta de chumbo.

O danado do cupido lançou a seta de chumbo em direção da ninfa Dafne, filha do rio-deus Peneu e a outra seta de ouro, lançou diretamente no coração do Apolo.  No mesmo instante, Apolo foi invadido por um amor louco por Dafne, enquanto ela, pelo contrário, sentiu horror em amar.

dafne-mitologia-grega

Dafne adora correr pelos bosques e, embora o desejo do seu pai fosse que se casasse e lhe desse um genro e netos, Dafne via o casamento como se fosse um crime e implorou ao pai: “Faze com que eu não me case jamais”. 

Apolo, cheio de amor, começa então a perseguir Dafne e diz: “Pára, filha de Peneu! – ele exclamou. Não sou seu inimigo. Não fujas de mim, como a ovelha foge do lobo, ou a pomba do milhafre. É por amor que te persigo. Sofro de medo que, por minha culpa, caias e te machuques nestas pedras (…) não ou um homem rude, um campônio boçal, Zeus (Jupiter) é meu pai, sou senhor de Delfos e Tenedos e conheço todas as coisas, presentes e futuras.”

Por mais que Apolo suplicasse, Dafne continuava fugindo dele e mesmo fugindo mais encantado Apolo ficava e assim “voavam o deus e a virgem: ela com as asas do medo; ele com as do amor”. 

Quando as forças de Dafne começam a diminuir em sua fuga de Apolo, ela pede ao seu pai, o rio-deus: “Ajuda-me, Peneu! Abre a terra para envolver-me, ou muda minhas formas, que me têm sido tão fatais!”.

dafne-como-arvore

Seu pai, atendendo a seu pedido, a transforma em uma linda árvore: “seu peito começou a revestir-se de uma leve casca; seus cabelos transformaram-se em folhas; seus braços mudam-se em galhos; os pés cravam-se no chão, como raízes; seu rosto tornou-se o cimo do arbusto, nada conservando do que fora, a não ser a beleza”.

Apolo, vendo essa transformação de sua amada, abraça os ramos da árvore e beija loucamente a madeira e fala: “Já que não podes ser minha esposa, serás a minha planta preferida. Usarei tuas folhas como coroa; com elas enfeitarei minha lira e minha aljava; e quando os grandes conquistadores romanos caminharem para o Capitólio, à frente dos cortejos triunfais, serás usada como coroas para suas frontes”. 

Assim gente, vem daí desse mito de Apolo e Dafne o surgimento do uso da coroa de louros pelos gregos e romanos que a gente observa nos filmes que falam da história romana.

Conhecer, ler, estudar sobre a mitologia não deixa de ser interessante, pois foi uma das primeiras formas utilizadas pela humanidade para compreender o mundo.

Era isso por hoje.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo (a) por aqui.

Um abraço.

Referência: Thomas Bulfinck – O livro de Ouro da Mitologia – Histórias de Deuses e Heróis – Tradutor David Jardim, Ed, Agir – Rio de Janeiro, 2014.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email